O GameCube nasceu em um período chave da indústria do entretenimento eletrônico. Época em que PlayStation 2 já havia sido lançado, a Microsoft estava entrando no mercado com o Xbox e o Dreamcast da Sega caminhava para a sua descontinuação. Assim se formava a sexta geração de videogames. No que se refere à Nintendo e seu 128-bit, o GameCube, também foram lançadas “caixas” personalizadas, muitas contendo itens exclusivos e uma variedade de opções para alavancar as vendas e atrair mais jogadores. Vamos conhecer cada uma das versões especiais produzidas para o golfinho azul em forma de Cubo da Nintendo?
A trajetória da caixinha azul da Nintendo
A Nintendo lançou o GameCube em diferentes datas ao redor do
mundo: 14 de setembro de 2001 no Japão; 18 de novembro do mesmo ano nos EUA; porém,
só foi lançado oficialmente no Brasil no dia 23 de agosto de 2002 – contando
com a parceira Gradiente. Contudo, a versão nacional acompanhava manual e BIOS
do sistema em português, garantia extendida, entre outras adições, como uma
edição da Revista oficial nacional, a Nintendo World, indicações para
utilização do serviço de dicas, a “Power Line”, entre outros.
Uma das primeiras chamadas de marketing para o novo console da Nintendo, o GameCube! |
O console chegou com sua line up contendo os seguintes títulos aqui no Brasil: Luigi’s Mansion, Super Smash Bros. Melee, Pikmin, Eternal Darkness, Wave Race: Blue Storm e NBA Courtside 2002. Uma das propagandas de lançamento do produto era o slogan “Born to Play”, com chamadas épicas biográficas de grandes personalidades como “Alexandre, o Grande”, o imperador da Macedônia, e da heroína francesa “Joanna D’Arc”. Propaganda esta que também vinha na caixa da versão nacional, e trazia uma frase de cunho do próprio Shigeru Miyamoto:
“Born to Play
E se tudo o que você vê é mais do que aquilo que você vê - a pessoa a seu lado é um guerreiro e o espaço que parece vazio é uma porta secreta para outro mundo? E se de repente aparecer algo que não deveria estar ali? Ou você ignora o fato ou aceita que existem mais coisas no mundo do que você imagina. Talvez exista mesmo uma porta, e se você escolher passar por ela, encontrará muitas coisas surpreendentes. - Shigeru Miyamoto”
O 128-bit da Nintendo, logo após, também sofrera cortes
de preço que alavancaram suas
vendas e o tornaram um pouco mais popular, mas ainda estava distante dos seus
concorrentes no mundo dos games. Teve momentos que ganhava apenas do Xbox no
Japão, aliás, um dos grandes prejuízos da Microsoft ao lançar seu novo console
em terras nipônicas.
Com o tempo, estratégias de marketing foram sendo usadas
para conquistar novos consumidores, com pacotes que vinham com títulos
favoritos do grande público e permitiam resgatar um fator nostalgia aos que
pretendessem adquiri-los por um preço bem camarada, na maioria das vezes.
Tem para todos os gostos
Irresistivelmente elegante! |
Inicialmente lançado nos modelos Indigo (padrão) e Jet Black, logo foi ganhando outras, como a Orange, Platinum, Silver, White (EU) e Gold (JP). Algumas das versões também foram comercializadas com o acessório Game Boy Player, que permitia jogar jogos de GBA através do GameCube na tela da TV. Muitas edições especiais foram lançadas, como de praxe. Afinal, o que agradou os compradores e por quê? Seria a alegria de poder abrir um pacote e ter seus desejos realizados, ou poder se utilizar de um aparelho novinho e com muitos itens inclusos, o que garantiria a diversão por muito tempo? Seja o que for, nós seres humanos, somos atraídos por novidades, então nada mais sensato do que receber ou comprar uma versão de luxo, especial, para ficarmos enfeitiçados com a magia da diversão.
Diferentes versões: Pacotes especiais para gregos e troianos
Abaixo você irá conferir as mais diversas versões que o cubo
mágico da Nintendo ganhou ao longo de sua vida. Boa viagem e boas compras (caso
você se interesse por uma dessas, agora, relíquias):
Edição Especial:
Donkey Konga: The Ultimate Bongo Bundle (EU)
Esta versão tropical do GameCube trazia o game “orquestral
de palmas” Donkey Konga, com um par de bongôs e o console no modelo Jet Black.
Edição Especial:
Gundam (JP)
Acompanha um GameCube na cor vermelha com o logotipo e o
jogo Mobile Suit Gundam: The Ace Pilot, um Game Boy Player vermelho e uma action
figure do personagem MS-06C Zaku II.
Esta versão vinha com o uniforme do time de baseball japonês
Hanshin Tigers, incluindo o logotipo da Nintendo. Um GameCube “uniformizado” e
com o logo, controle personalizado, além de um Game Boy Player.
Edição Limitada:
Mario Kart: Double Dash!! (EU)
Console no modelo Jet Black ou Platinum com o jogo de corrida do Mario, mais o disco The Legend of Zelda: Collector’s Edition. Ainda havia uma versão que incluia o game Winnie the Pooh's Rumbly Tumbly Adventure (GC) no pacote.
Edição Especial:
Mario Soccer (Super Mario Strikers)
Acompanha o GameCube modelo White, mais o jogo Super Mario
Strikers.
Edição Especial: Metal Gear Solid: The Twin
Snakes (JP)
Uma edição de fazer chorar. Além de trazer o console e a
logo do Metal Gear Solid, este pacote também continha um livreto com 44 páginas
da série, o jogo lançado para GC e um disco bônus contendo o Metal Gear (NES).
Edição Especial:
Metroid Prime
Uma versão para atrair compradores que ainda não tinham o GameCube, e que bela inspiração! Um console e controle do modelo Platinum, além do clássico Metroid Prime e um disco bônus, trazendo uma prévia do que poderíamos esperar da continuação deste título, que viria a ser chamado: Echoes. Também foi lançada uma Edição Especial: Metroid Prime PAK, com a logo do título em um console do modelo Jet Black.
Edição Promocional: MTV
Airbrush
Apenas uma versão dada em um concurso da MTV. Foram
distribuídas cinco unidades ao todo.
Este pacote acompanhava o GameCube modelo Jet Black, o jogo Pokémon
Colosseum, Disco Pokémon Box, Memory Card e um cabo GBA-GC.
Edição Limitada: Pokémon
XD (EU)
Acompanha o GC com logo e o jogo Pokémon XD : Gale of
Darkness.
Edição Limitada:
Resident Evil 4 (EU)
Além do jogo e do console modelo Platinum incluindo a logo
do título, o pacote trazia também um disco bônus com imagens e vídeos de outros
jogos da série, além de uma demo de Metroid Prime 2: Echoes.
Edição Especial:
Super Mario Sunshine
Acompanhava um console modelo Indigo mais o jogo Super
Mario Sunshine. Era uma excelente escolha para os fãs do Mario.
Edição Especial:
Super Smash Bros. Melee
Acompanha o GameCube modelo Platinum, junto ao jogo Super
Smash Bros. Melee.
Edição Especial:
Tales of Symphonia (JP e EU)
Este pacote trazia um GameCube em um tom claro de verde,
junto com a logo na parte externa da entrada do disco, além do game Tales of
Symphonia, que era a parte principal do pacote.
No Japão este box acompanhava um Game Boy Player e também um Memory
Card.
Edição de
Colecionador: The Legend Of Zelda
Incluía o console nos modelos Indigo, Jet Black ou Platinum, o jogo
The Legend of Zelda: The Wind Waker e o The Legend of Zelda: Collector’s
Edition, um disco que muitos queriam na época por se tratar de uma edição de
colecionador que continha os dois Zeldas de N64 mais as duas versões de
Nintendinho. Como meu amigo e redator Thomas Schulze diz: “a vida não fica muito melhor
que isso”.
Edição Limitada: The Legend of Zelda: Wind
Waker (EU)
Um console do modelo Platinum, mais um disco contendo as
duas versões de Ocarina of Time, a original mais o Master Quest. Nem é preciso
dizer que esta foi uma das versões que mais rapidamente se esgotou.
Créditos: Nintendo Collection,
Central
Game Cube e Pasarela
Gamecube.
Os diferenciados, com um “Q” de funções a mais
Panasonic Q – Muitos
reclamavam que o Cube não possuiu leitor de DVD, para poder assistir aquele
filmão na sala com o uso do aparelho de games, assim como acontecia nos
consoles concorrentes. Mas a Panasonic (Matsushita no Japão) lançou um modelo
que rodava os tão queridos filmes digitais, além de CDs. Um modelo lindo, que
vinha com controle remoto, controles cinza e ainda acendia umas luzes azuis
extremamente psicodélicas. Coisa de luxo!
E com vocês o Panasonic Q, uma peça e tanto para pôr na sala de estar! |
Estiloso, pode falar! |
NPDP – Bem
diferente, não? O NPDP trata-se de uma versão anterior ao NR, muito utilizado
por desenvolvedores. Por utilizar cartuchos (NPDP-Cartridge), a velocidade de
leitura para testes e programação era maior e o tamanho interno dos jogos
também foi diferenciado, podendo conter até quatro jogos de GC. Lógico que se
tratava de um cartucho com muito mais tecnologia e de alto custo por utilizar
HDs dentro deles. O aspecto visual já mostrava que se tratava de um pacote
super sigiloso, com cartuchos ao estilo NES e ganchos no formato de “rabo-de-golfinho”.
Arquivo confidencial. |
SN-TDEV – Uma
versão mais potente do console que também era utilizada em algumas
universidades de desenvolvimento que estivessem em parceria com o projeto TDEV.
Por se tratar de uma alternativa ao NPDP, ainda com custo menor aos
desenvolvedores, ele possuía o dobro de memória RAM do NR-Reader, conexão USB
2.0, além da chave para rodar EPROMs.
Foram lançadas outras versões específicas para
desenvolvedores, muitas ainda não contendo o design final do aparelho, e que
por isso, mereceriam outra matéria para serem abordadas.
Curiosidades que merecem ser citadas
Versões tunadas, edições de colecionador, acessórios mil e
outros apetrechos foram feitos por fãs e pela indústria do comércio. Havia de
tudo, desde porta objetos utilizando a carcaça do videogame até pacotes de
doces que lembravam o visual do aparelho.
Caixas brilhantes de GC, e com doces dentro! É, os japoneses têm lá suas vantagens. |
Um projeto interessante, intitulado GameCube, mostra um
sistema de distribuição gravitacional que pode controlar games (!). Com ele
você poderia pular, rotacionar, e retornar à posição inicial.
O GameCube... Bom, sem comentários. |
Diversos acessórios foram lançados para o console azul da
Nintendo, e muitos também eram formas de presentes especiais, com logotipos,
cores e muitas outras modificações, mas isto já é assunto para outra matéria.
Revisão: Lucas Oliveira
Capa: Daniel Machado