O mal começa a renascer
Quando Link e Navi se aproximam da velha árvore sagrada, ele
saúda os aventureiros e agradece a fada por ter ido ao encontro do jovem que
talvez seja o único capaz de derrotar o mal que em breve assombrará o Reino de
Hyrule. Infelizmente, o Deku Tree diz que não foi capaz de deter essa força
maléfica poderosa e está amaldiçoada. Assim, o espírito da floresta suplica que
Link entre no interior de seu tronco e livre-o do mal que a assola. Sem
hesitar, o jovem herói e sua companheira fada adentram no interior da árvore,
preparando-se para enfrentar misteriosos e mortais desafios.
Podando algumas "ervas daninhas" |
Logo na primeira câmara dentro da gigantesca árvore, o pequeno
herói encontra seu primeiro inimigo: a feroz e mortal Deku Baba. Essa planta de
dentes grandes é um dos principais tipos de inimigos mais comuns encontrados em
toda a franquia de Zelda. Mesmo assim, é bom não se descuidar e quando essa
plantinha feroz partir para o ataque, aproveite para destruí-la com um golpe
certeiro, literalmente “cortando o mal pela raiz”. Ainda bem que essas danadinhas costumam
derrubar itens interessantes, como Deku Seeds e Deku Sticks, que terão muita
utilidade no interior da dungeon.
Olhando para o chão, pode-se ver uma enorme teia de aranha que
bloqueia a descida até a parte inferior da árvore. Portanto, é hora de Link
subir aos níveis mais altos e desvendar mais segredos. Logo no segundo andar do
tronco, pode-se encontrar um baú com um item de suma importância para desbravar
essa dungeon em segurança e rapidamente: o mapa. Com ele em mãos, hora de
continuar. Em uma câmara adiante, depois de nocautear um irritante mas
prestativo Deku Scrub, o bichinho nos dá uma dica importante de como sobreviver
a grandes quedas sem sofrer nenhum dano: apenas pressione o botão “para frente”
enquanto estiver caindo. Essa sugestão parece boa para o que está por vir.
Seguindo em frente, Link encontra o primeiro item de combate no
jogo, além da espada e do escudo, o estilingue. Utilizando ele com Deku Seeds,
nosso herói é capaz de atingir alvos e objetos à distâncias curtas. E graças a
ele, o garoto consegue se livrar de algumas Skulwalltulas que bloqueavam sua subida nas vinhas da
parede da árvore. Já na sala principal da dungeon, é preciso ativar alguns
mecanismos para chegar até o baú que se encontra no local. O problema é quando
Link se depara com um inimigo que é uma verdadeira praga: a Big Skulltula. Para
derrotar essa aranha gigante, é bom ouvir os conselhos de Navi, já que a fada
explica em poucas palavras como detetizar esse monstro.
Após se livrar desse problemão aracnídeo, hora de abrir o baú e
receber outro item importante: a bússola. Ela está presente em cada
dungeon do game e, com ela, Link é capaz de visualizar a sua posição no mapa,
onde estão os baús,por qual porta ele entrou em uma câmara e, além disso tudo,
onde está o temível boss da dungeon. Com esse novo item, o bravo herói deixa o
local utilizando um Deku Stick para queimar as piras e ativar o mecanismo que
abre a porta. Agora que ele já está quase no topo da árvore, hora de tentar um
descida arriscada pulando em direção ao poço do tronco.
Sai de baixo! |
Os mistérios e perigos da Grande Árvore
Em outra sala, temos um desafio aquático, já que Navi explica
que nosso herói é capaz de mergulhar na água. Ao nadar no fundo da câmara, Link
ativa um mecanismo que, temporariamente abaixa o nível da água e lhe permite
passar em segurança até o outro lado sem ter que se preocupar com o enorme
tronco cheio de espinhos que bloqueava seu caminho. Feito isso, é preciso
apenas empurrar alguns blocos para alcançar a próxima porta.
Se livrando de mais algumas Deku Babas nessa nova câmara, passamos para outro local onde um novo inimigo está pronto para atacar: os Gohma Larvas. Para se livrar deles rapidamente basta prestar muita atenção, já que esses insetos gigantes de duas pernas mudam de cor momentaneamente antes de atacar. Depois de livrar desse pequena mas perigosa ameaça, deixar o local retornando à área principal.
Isso sim é prova de sobrevivência! |
Se livrando de mais algumas Deku Babas nessa nova câmara, passamos para outro local onde um novo inimigo está pronto para atacar: os Gohma Larvas. Para se livrar deles rapidamente basta prestar muita atenção, já que esses insetos gigantes de duas pernas mudam de cor momentaneamente antes de atacar. Depois de livrar desse pequena mas perigosa ameaça, deixar o local retornando à área principal.
De volta ao fundo da árvore, Link move mais alguns blocos para criar um novo caminho. Com isso, ele é capaz de acender um Deku Stick, atravessar a água em segurança e queimar outra teia gigante de aranha que bloqueia uma passagem que leva a uma parte ainda mais profunda da grande árvore. Nessa nova câmara, o herói encontra os tão falados irmãos Deku Scrubs e, sabendo a ordem certa de nocauteá-los, livra-se deles com facilidade e parte bravamente através da próxima porta, que o levará ao boss.
Esse bichão não parece muito feliz em ver o Link |
Difícil errar um olho tão grande assim, não é? |
Com sua missão cumprida e já fora do Deku Tree, Link e Navi recebem os agradecimentos do espírito. Infelizmente, ele lhes diz que a maldição o deixou sem forças e muito ferido. Sabendo que já não possui muito tempo, o espirito entrega a Link uma Spirit Stone: a Kokiri Emerald. Ele informa ao garoto e sua fada que não percam tempo e se dirijam para Hyrule e busquem as outras pedras antes que as trevas cubram o mundo. Ditas essas palavras, as folhas da grande árvore secam e o silêncio paira na floresta, sendo quebrado apenas por uma leve brisa que sopra anunciando tempos difíceis para nosso bravo herói.
A primeira Spiritual Stone! |
Por ser a primeira dungeon do jogo, as aventuras vividas, os combates travados e os mistérios solucionados nesse local são de grande importância para treinar Link e o jogador para os desafios que virão ao longo do jogo. Por mais irritante que as chamadas da fada Navi possam ser, é sempre bom ouvir os conselhos e dicas que a nova companheira de Link lhe fornece, já que assim é mais fácil resolver enigmas ou saber como enfrentar um inimigo complicado. Simples e curto, mas com a dose certa de emoção, esse nível é o começo digno e fantástico para a aventura épica de Ocarina of Time.
Revisão: Leandro Freire de Almeida