De acordo com Bryce Holliday - diretor da Next Level Games, desenvolvedora second-party da Nintendo desde os tempos de GameCube -, em entrevista ao portal Polygon, as relações entre Mr. Bean e Luigi neste último jogo podem ser descritas desta forma:
"Assistir ao Luigi é um pouco parecido com assistir a um episódio de Mr. Bean. Você sabe que ele vai se envolver em problemas, mas você fica meio que surpreso de que forma que ocorre e de onde as situações vão aparecer."
"Nós assistimos muito Mr. Bean no começo [do desenvolvimento do jogo] para ter uma referência das animações e expressões que daríamos para o personagem [Luigi], ele é uma espécie daquele inocente extremamente azarado e um herói hesitante. Ele está tentando viver sua vida normalmente mas não consegue se livrar dos problemas, e você sabe qual é a piada antes mesmo dela ocorrer".Holliday concluiu que apesar de os jogadores já anteciparem os momentos em que Luigi arrumará problemas, ainda assim o jogo causará surpresa e até mesmo sustos em algumas ocasiões, devido a empatia causada pelo cuidado da desenvolvedora com o comportamento e a personalidade do personagem. "O medo de Luigi torna-se o medo do jogador, a surpresa dele torna-se sua surpresa", salientou.
O esforço na criação do personagem e suas animações são, segundo o diretor, parte da preocupação de que Luigi's Masion: Dark Moon não seja apenas um exercício de nostalgia por parte dos jogadores que se divertiram com o título antecessor há mais de uma década, é preciso ser uma experiência nova.
A Next Level Games foi responsável, dentre outros jogos, pela criação de Super Mario Strikers do GameCube, sua continuação no Wii e pelo remake de Punch-Out!!, também para o Wii. Enquanto isso, apesar da série de TV ter acabado em 1995, Mr. Bean é o personagem mais famoso de Rowan Atkinson, rendeu uma série animada, dois filmes e foi reprisado brevemente pelo humorista na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres, ano passado.
Mr. Bean nas Olimpíadas de 2012 |
Fonte: Polygon