Em sua recente entrevista à
Time, o designer
Shigeru Miyamoto lamentou o atraso de
Pikmin 3, afirmando que o ideal seria lançá-lo próximo do lançamento do Wii U, porém, a Big N pôde aplicar novas formas de jogabilidade. Miyamoto comentou ainda que a Nintendo tem muito o que aprender com os recursos do novo console. Confira os trechos da declaração:
"Do meu ponto de vista, acho que idealmente seria bom se tivéssemos lançado Pikmin 3 mais próximo do lançamento, mas o Wii U - embora compartilhe o nome Wii - é, obviamente, um sistema novo, com novos chips e capacidades gráficas. Ele pode fazer muito mais e, no processo de desenvolvimento de uma série de recursos e funcionalidades, os recursos necessários para melhor utilizar essas características poderiam ter sido gastos em desenvolvimento de jogos, portanto, não fomos capazes de trazer uma line-up robusta inicialmente."
"Ao mesmo tempo, ainda temos muitas coisas novas para aprender sobre como utilizar os recursos e funcionalidades do Wii U de modo a criar divertidas e interessantes formas de jogabilidade. Assim que nos tornarmos mais familiarizados com o hardware, seremos capazes de fazer mais softwares, do meu ponto de vista. E esta é uma área para a qual estamos dedicando recursos atualmente."
Vale lembrar que Pikmin 3 ainda não possui uma data de lançamento específica, mas está previsto para o segundo trimestre deste ano.