3DS

[Atualizado] Desenvolvedor de FEZ critica pesadamente o Nintendo 3DS em seu Twitter

em 24/03/2013

FEZ é um dos grandes títulos de puzzle e plataforma do Xbox 360 que foi muito elogiado pela crítica e público ano passado. Recentemente, n... (por Alex Sandro de Mattos em 24/03/2013, via Nintendo Blast)

Blééhhh! Isso é pra você 3DS!
FEZ é um dos grandes títulos de puzzle e plataforma do Xbox 360 que foi muito elogiado pela crítica e público ano passado. Recentemente, noticiamos que Phil Fish, desenvolvedor do título, não tinha interesse em trazer o título para o Nintendo 3DS e nem em trabalhar com a plataforma. E Fish não se contentou e através de seu Twitter pessoal criticou pesadamente o portátil da Big N. Confira as declarações de Fish a seguir:

"Comecei a jogar o meu primeiro jogo Monster Hunter ontem a noite no 3DS. E não é exatamente jogável sem aquela atrocidade do Circle Pad Pro... Eu não entendo. Por que lançariam um jogo para uma plataforma como essa? Por que não lançaram, digamos, para o Vita? Você sabe, uma plataforma em que você possa controlar a câmera. É muito ruim porque Monster Hunter parece que é basicamente um Phantasy Star Online, mas não no espaço. E eu amo PSO. Tudo parece que foi um erro, se você me perguntar."
"Além disso, estou cansado desta besteira de duas telas. A segunda tela não acrescenta  NADA. É um truque, o 3D é um truque. É triste o Vita não ser um grande acerto porque seu hardware é perfeito. Ele tem UMA TELA INCRÍVEL e DOIS JOYSTICKS. Não há um único DS ou 3DS que não me faz pensar "gostaria que isso tivesse uma tela". E eu nunca joguei um jogo em qualquer lugar onde eu pensasse "preciso de uma segunda tela". E NINGUÉM nunca disse "Eu queria que essa segunda tela fosse menor com um aspecto diferente e sensível ao toque, mas não em 3D". O Game Boy Micro é o melhor portátil de todos os tempos. Eu queria que a Nintendo fizesse um portátil apenas um pouco maior e mais poderoso que o Game Boy Micro."
Entendemos que foi uma opinião pessoal de Fish, mas é preciso lembrar que ele é um profissional e trabalha na indústria de games. Todo mundo sabe que um segundo Circle Pad realmente faz falta em alguns gêneros no portátil da Nintendo, porém, cada hardware possui suas características e particularidades que os diferenciam uns dos outros. Monster Hunter 3: Ultimate certamente possui uma jogabilidade mais complicada sem o uso do Circle Pad Pro, mas é jogável. Julgar o portátil por causa de um título que não adequou uma jogabilidade perfeita é um equívoco.

Mesmo que o 3DS não seja um hardware perfeito, como Fish afirmou, há inúmeros jogos que superaram essa "imperfeição" e ofereceram experiências intuitivas e criativas. Todos os recursos estão lá: giroscópio, acelerômetro, efeito 3D, tela touchscreen, recursos online e locais e duas telas para que as produtoras possam aproveitá-los. As vendas do 3DS também provam que o portátil não foi um erro. E após essa declaração infeliz, definitivamente o "peixe" morreu pela boca...

UPDATE: E depois de criticar o Nintendo 3DS, Phil Fish não resistiu a tentação, comprou a "atrocidade" (como ele definiu) do Circle Pad Pro e divulgou a foto no seu Twitter com a legenda "Eu me odeio". Está vendo Phil, agora você já pode jogar Monster Hunter 3: Ultimate plenamente.

Está vendo Phil, a atrocidade do Circle Pad Pro facilita a jogabilidade em certos jogos.
Agora já pode parar de reclamar e voltar a jogar Monster Hunter

Fonte: Gamnesia
Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.