"Acho que a palavra que eu mais disse este ano foi 'Ai!'. Não fui diagnosticado somente com tendinite cálcica, mas os médicos também detectaram rupturas sérias nos músculos. Meu braço dói, e sinto uma dor crônica na junta do cotovelo. No antebraço, sinto uma grande sensação de fadiga ao redor dos músculos flexores que causa dor quando uso um teclado ou um controlador de jogo com os dedos.
Não existe uma cura definitiva para isso, então o que posso fazer é inibir a dor com o uso de injeções ou evitar o aumento das rupturas musculares deixando o braço em repouso, o que foi altamente recomendado pelos médicos. Para que eu possa me recuperar, a única coisa que posso fazer é evitar usar o braço e mão direitos. Assim, não estou só usando uma trackball com a mão esquerda, mas também uso ela para comer, escovar os dentes e lavar o cabelo. Não sou capaz nem de dirigir".
Sakurai fala de sua preocupação com o projeto do novo Super Smash Bros. e como seu problema de saúde pode atrapalhar a produção.
"Não poder usar um dos braços por um longo período de tempo não é a maneira ideal de liderar um projeto de software. Principalmente um do nível de Super Smash Bros. Como diretor, não tenho muito tempo para me dedicar ao meu próprio trabalho aos fins de semana. Durante todo o dia, fico supervisionando outras pessoas, participando de reuniões, trabalhando com outros propostas, fazendo visitas e outras coisas. Desse modo posso manter tudo organizado para então poder retomar minhas atividades. Mas grande parte do tempo é desperdiçado. Com esse transtorno que não se resolve, é difícil dizer o impacto que pode causa no projeto".
Sakurai diz ainda que o problema no braço o impediu de jogar o novo jogo de seu colega Hideo Kojima, Metal Gear Rising: Revengeance e que é muito complicado fazer testes de jogo com braço machucado. Na versão do Wii U, dá até para improvisar, mas na versão para 3DS é um pouco mais complicado para ele.
É um pouco chato saber que isso pode atrasar o jogo, mas o máximo que podemos fazer é torcer para que Sakurai se recupere.
Fonte: Polygon