Tá tudo zen
Dispare na corrente para mover a plataforma e fazer a esfera alcançar o outro lado |
NightSky possui um enredo, bem simples por sinal, mas que figura apenas para dar uma razão ao game, que conta a história de um garoto que sonha em possuir uma orb (pequena esfera). O que se destaca mesmo é o seu gameplay. Você basicamente controla a pequena bola com o Circle Pad ou o D-pad, e usa os botões B e Y para diminuir e aumentar a velocidade, respectivamente. Parece simples e, de fato, é. Mas os desafios são variados e aumentam gradativamente a cada fase, que são divididas em 16 áreas distintas, mas todas com algo em comum: o seu visual escuro, com o céu noturno, quase anoitecendo. Entendeu o título agora, não?
Há fases nas quais você não possui controle sobre a bolinha. Ela se move automaticamente e você precisa interagir com elementos do cenário, pegar velocidade em inclinações, derrubar caixas para criar rampas ou plataformas para evitar que ela caia no abismo. Aliás, usar a lógica, velocidade e a gravidade a seu favor muitas vezes é o ideal para passar pelas fases. Há momentos em que a bolinha entra em vários mecanismos, como em uma espécie de pinball, um que voa ao se movimentar e outro que salta, por exemplo, variando o gameplay.
Não existe limite de vida ou tempo, você morre ao cair em buracos e retorna no início da fase, que não são extensas. Os estágios são divididos em três telas e você precisa superar todas para seguir à próxima fase. Claro que há algumas que acabam rapidamente, mas outras envolvem muitas tentativas e erros.
Não custa nada parar para observar os belos cenários do jogo |
Da tranquilidade à raiva
Super Ball Galaxy!? |
Os cenários e fases são os mesmos vistos no modo principal, mas há inúmeras alterações nos objetos para interagir e a dificuldade torna-se crescente, às vezes insana. As mortes se tornam mais frequentes, e, se você for um jogador impaciente, desistirá fácil do game.
Mas um dos únicos pontos contra do título é a falta de extras. Durante as fases, aparece na tela inferior do portátil uma pequena estrela, que indica que há uma saída secreta na fase. No modo normal, elas são evidentes, mas, no modo mais difícil, a situação se complica, pois é difícil encontrá-las. Sair pelo caminho secreto não apresenta mudanças, apenas adiciona uma estrela ao contador, que só é exigida na última fase que, ao ser superada, somente apresenta o desfecho do enredo. E o mesmo se aplica ao modo mais difícil, com o fim idêntico ao do modo principal, sem alterações ou extra algum. Ou seja, reunir todas as estrelas e passar as fases valerá somente a satisfação e o esforço próprio.
Aquele momento em que você está literalmente ferrado! |
Belo como o céu estrelado
NightSky é um ótimo jogo, mas o preço amargo (R$ 16,99) e sua proposta simples e descompromissada pode afastar aqueles que querem um jogo mais “completo”, afinal, ele pode ser terminado em algumas horas. No mais, se você quer um jogo para relaxar e que te desafie na medida certa, NightSky é totalmente indicado, sendo mais um jogo da talentosa Nicalis, a responsável por Cave Story. Jogá-lo é como parar para observar o pôr-do-sol ou as estrelas durante a noite. Você fica fascinado e não vê a hora passar.Os veículos e mecanismos são legais. Até você jogar no modo mais difícil... |
Prós
- Belos cenários;
- Áudio competente e adequado à proposta do jogo;
- A variação entre gravidade, veículos e outros, torna a jogabilidade ímpar;
- Dificuldade crescente e na medida certa.
Contras
- Ausência de extras;
- Preço um pouco amargo devido a curta extensão do título.
NightSky – eShop/Nintendo 3DS – Nota: 8,5
Revisão: Rafael Neves