Nascido no Japão em 1° de janeiro de 1963,
Eiji Aonuma, também conhecido por Eiji Onozuka, é considerado um dos maiores
designers de games de todos os tempos, fama esta que conquistou após o seu
sucesso com a série The Legend of Zelda. Após comemorar os 25 anos da franquia
em que mais esteve à frente e obteve sucesso, conheça mais sobre este grande game designer, responsável pelo contínuo desenvolvimento do mundo de Link, e
que promete ser o futuro ícone principal da Nintendo.
Durante a infância, Aonuma se interessava em especial pelas
artes. Sempre gostou de criar coisas manuais e dentre suas atividades mais
satisfatórias inclui-se fazer bonecos de madeira e desenhar. Seu principal sonho
era criar um boneco tal como Astro Boy. Isto talvez explique os eventos futuros
pelos quais o designer iria passar, seu gosto pelos recursos físicos, mas que
foi guardado pela farta experiência apaixonante como criador de games.
Carreira Promissora
Eiji Aonuma na GDC 2004 |
Aos 25 anos, Eiji Aonuma se formou em Design na Tokyo
National University of Fine Arts and Music, no ano de 1988. Com especialização
em Movimento de Figuras Mecânicas, no mesmo ano realizou uma entrevista
em uma das maiores produtoras de tecnologia e entretenimento existentes até
então (e ainda hoje), a gigante japonesa Nintendo. Tão logo, viera a tornar-se
membro desta empresa - contratado como Designer Gráfico – no mesmo ano.
Aonuma, feliz com o sucesso |
No início de sua carreira, Aonuma costumava criar sprites
para jogos do Famicom (versão japonesa do NES), como Mario’s Open Golf, e, a
partir de sua personalidade e liderança, conseguiu se situar bem entre os
grandes nomes da empresa, entre eles o lendário Shigeru Miyamoto, que o
conheceu em sua primeira entrevista.
Um detalhe interessante é que, na época de seu início na
empresa, o console da moda era o Famicom e Aonuma nunca havia pensado em
trabalhar com games. Ao realizar a entrevista na Nintendo, pensava em trabalhar
com design de produtos, porém, foi surpreendido quando Miyamoto o convidou para
trabalhar como designer de personagens. Eiji Aonuma foi aprendendo a gostar
ainda mais da profissão que se encarregara e a se integrar ainda mais no universo
dos games a partir de então.
Marvelous, inpiração em ALttP |
Um de seus primeiros grandes trabalhos foi com o título Marvelous:
Mōhitotsu no Takarajima (“Marvelous: Another Treasure Island”, em inglês),
lançado apenas para o Super Famicom. Este jogo de RPG/Ação, produzido pela
equipe Research & Development 2 (R&D2), possuía um ambiente em que
várias características de games como EarthBound e Final Fantasy, além da forte
inspiração em Zelda: A Link to the Past, estavam presentes. Sua trama envolvia
piratas em grandes aventuras, com interessantes puzzles em um mundo marítimo e
de exploração na busca por tesouros. O game, lançado apenas no Japão, alcançou
um grande sucesso, despertando a atenção de Miyamoto, que logo o chamou para
trabalhar nos próximos jogos do então atual Nintendo 64.
The Legend of Aonuma
Clock Town - The Legend of Zelda: Majora's Mask |
Seu primeiro grande projeto ao lado de Miyamoto foi como
designer de templos de nada mais nada menos do que um dos maiores jogos de todos
os tempos: The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Após o enorme sucesso, e
grande satisfação por parte de Miyamoto, Aonuma foi convidado a dirigir a
produção do próximo título da franquia Zelda, o qual ganhou muita simpatia por
todo o público que o jogou. Foi a vez de The Legend of Zelda: Majora’s Mask e
seus enigmas e sidequests mágicos.
Resolvendo enigmas em Forest Temple |
A partir daí, ele passou a ser confiado às produções e
direções de outros títulos da franquia. Como fã da série desde antes de seu
total envolvimento com ela, Aonuma pôde dar uma enorme contribuição, através de
seu conhecimento, ligando fatos entre os títulos, revivendo nomes conhecidos
aos personagens e localidades e adicionando historicidade e personalidade ao
mundo de Zelda. Eiji Aonuma, em entrevista, havia revelado a existência de uma
cronologia totalmente explicável sobre a saga, o que viria se confirmar com o
livro “Hyrule
Historia”, que já tem data de lançamento ocidental, dia 29 de janeiro.
Link navegando pelos grandes mares de The Wind Waker |
Hobbies
Como de praxe, Aonuma possui alguns hobbies além de
seus trabalhos como desenvolvedor da Nintendo. Itens indispensáveis para
recarregar as energias de toda a produção criativa deste grande gênio. Vejamos
alguns deles:
Comemorações dos 25 anos de Zelda |
Música - Aonuma,
em seus momentos de lazer e comemorações junto à empresa, participa também como
percussionista da banda “The Wind Wakers”, tocando instrumentos latinos como
bongôs, congas e tímpano. A banda, que já possui 16 anos de existência, é
formada por funcionários da Nintendo que realizam seus concertos internos na
empresa durante o ano.
Eiji Aonuma, o mestre |
Cozinha - Outra de suas paixões é a arte de cozinhar. Aonuma se considera um ótimo Chef de cozinha e sua especialidade é um “prato de sopa japonesa com bolinhos de peixe”... Bom, se o prato for tão bom quanto sua habilidade no desenvolvimento de games, resta-nos pensar que Aonuma sabe mesmo como deixar um ser humano satisfeito!
Além disso, Aonuma gosta de passar grande parte do tempo com
seu filho, ler livros e assistir a filmes, como uma pessoa normal.
Miyamoto e Aonuma celebrando o sucesso ao receber premiação |
Aonuma e sua produção para DS: The Legend of Zelda: Spirit Tracks |
Atualmente, Eiji Aonuma é Diretor e Produtor da EAD Software Development Group No.3, importante grupo de desenvolvimento de software da Nintendo.
Jogos em que participou
- Marvelous: Mōhitotsu no Takarajima (Famicom, 1996) - Diretor e Designer gráfico
- Pilotwings 64 (N64, 1996) - Colaborador de Desenvolvimento
- Blast Corps (N64, 1997) - Supervisor
- GodenEye 007 (N64, 1997) - Diretor de Progresso
- TheLegend of Zelda: Ocarina of Time (N64, 1998) - Diretor Assistente e Designer de Calabouços
- TheLegend of Zelda: Majora’s Mask (N64, 2000) - Diretor
- TheLegend of Zelda: The Wind Waker (NGC, 2002) - Diretor
- The Legend of Zelda: Four Swords Adventures (NGC, 2004) - Produtor
- TheLegend of Zelda: The Minish Cap (GBA, 2004) - Supervisor
- TheLegend of Zelda: Twilight Princess (NGC/Wii, 2006) - Diretor e Produtor
- TheLegend of Zelda: Phantom Hourglass (DS, 2007) - Produtor
- Link’s Crossbow Training (Wii, 2007) - Produtor
- TheLegend of Zelda: Spirit Tracks (DS, 2009) - Produtor
- TheLegend of Zelda: Skyward Sword (Wii 2011) - Produtor