O início de uma saga
O enredo de Resident Evil Zero, ou simplesmente, RE0, nos remete aos acontecimentos que antecedem o acidente na mansão do primeiro Resident Evil (PS) e como nos primeiros jogos, o game retorna no estilo survival horror com zumbis e quebra-cabeças para ninguém botar defeito. Desta vez, teremos Rebecca Chambers, uma jovem médica do grupo S.T.A.R.S. que acaba ficando presa em um trem lotado de zumbis juntamente com o frio Billy Coen, com quem forma uma aliança para sobreviver. Juntos, eles investigam o aparecimento das estranhas criaturinhas gosmentas que estão por todo trem, além de fugir de zumbis e monstros sedentos por sangue.
"Argh! Esses bichos são nojentos!" |
Não é um jogo muito conhecido, visto apenas em plataformas Nintendo e por isto não é de grande importância para entender a história por trás dos jogos, porém, para os mais saudosistas que querem conhecer a fundo as tramoias da Umbrella, RE0 é uma boa pedida, mesmo tendo uma história curta e sem muitas revelações empolgantes, como ocorre nos demais jogos da série principal da franquia.
Revivendo a franquia
"Essa mansão é um labirinto!" |
"Acho que comi algo estragado..." |
Embora seja um jogo da geração passada, RE0 não deixa a desejar no quesito gráfico: prepare-se para muitas cenas de ação, incluindo caminhar sobre o trem em movimento em uma nevasca. Os herois terão muito trabalho duro pela frente visando sua sobrevivência enquanto desvendam os mistérios de canibalismo que assombram as montanhas de Raccoon City.
A união faz a força?
Ao longo da trama, Rebecca e Billy aprendem que só com muito trabalho em equipe sairão vivos deste terror (mal sabe Rebecca o que a aguarda no futuro). O grande pecado deste jogo é sua jogabilidade que atrapalha muito este modo cooperativo que o game traz, mas não deixa de ser uma boa pedida para os fãs da saga. Digo fãs pois aqueles que não conhecem o contexto de Resident Evil ou nunca jogaram os games anteriores podem achar RE0 um jogo maçante e sem graça.
"Você pega de um lado e eu do outro. Atira na cabeça!" |
Sem grandes revelações para a franquia, RE0 não caiu no gosto dos fãs e é muitas vezes esquecido. Vale a pena perder algumas horinhas jogando, mas aquela sensação de "preciso terminar" permeia a de "quero terminar", tirando um pouco do brilho que jogos como Resident Evil (PS) e Resident Evil 2 (PS/N64) deixaram em sua época de ouro. O jogo é curto e ao ser finalizado deixa aquele gostinho de "quero mais", mas não tem. É apenas um prólogo. Para ter mais, jogue os jogos Resident Evil disponíveis em diferentes plataformas.
Prós
- Jogabilidade survival horror;
- Possibilidade de conhecer o início da saga.
Contras
- Controles péssimos para Wiimote;
- Cansativo, embora curto;
- Sem suporte a widescreen.
Resident Evil Archives: Resident Evil Zero - Nintendo Wii - Nota Final: 7,0Visual: 8.0 | Som: 7.0 | Jogabilidade: 6.0 | Diversão: 7.0
Revisão: Lucas Oliveira