Um jogo, um spoiler
Assim que você começa a jogar Detona Ralph no Wii, você já leva um spoiler bem na sua cara, porque o filme acontece logo após os eventos do longa metragem (que só vai estrear no Brasil em janeiro). Até aí tudo bem, ninguém esperava um roteiro com uma reviravolta no estilo “O Sexto Sentido”, então vamos falar do game. Ele é ruim.
Por ser um dos últimos jogos de Wii, você imagina que os produtores já sabem tirar o máximo do console. É o que pensamos, logo após ver as belezas que são The Legend of Zelda: Skyward Sword e Epic Mickey 2. Porém, Detona Ralph conta com um visual preguiçoso, com gráficos simplistas, de elementos repetitivos e sem muito esmero. As cenas de diálogo, por exemplo, são modelos tridimensionais estáticos que parecem saídos de um jogo de computador daqueles que vinham em um CD com centenas de jogos. Na verdade, os gráficos parecem ruins para facilitar o port para o 3DS (ou o contrário, a versão original pode ser a do portátil e esta do Wii ser um mero port). E o som não salva muita coisa também. Uma música repetitiva, que parece homenagear os clássicos de arcade e que, na verdade, só consegue te deixar um pouco irritado. Os personagens possuem algumas frases, e pelo menos as do Ralph são divertidas.
Detona Ralph é um game de plataforma em 2D, e você pode alternar entre o Ralph e o Repara Felix (embora o jogo esteja em inglês, usarei o nome dos personagens como na dublagem brasileira para facilitar o entendimento). Cada um tem suas habilidades únicas: enquanto Ralph soca, quebra caixas, sobe escadas e faz o serviço mais físico, o Repara Felix conserta aparelhos quebrados, tem um conveniente pulo duplo e consegue fazer o wall-kick do Mario para subir em corredores verticais. Seu objetivo é passar por cinco mundos curtos, enfrentando inimigos repetitivos que sempre te atacam no seu ponto cego e saltando em plataformas tão ingratas que lhe farão desejar arremessar o controle do Wii na sua televisão.
Os pulos
Se você produz um jogo de plataforma, que pelo menos a física dos pulos seja bem feita. No caso de Detona Ralph, a Activision produziu uma física digna dos mais cruéis rituais de tortura. Em uma das fases, diversas plataformas minúsculas se encontravam flutuando em uma fileira. O pulo duplo do Repara Felix, além da habilidade de se “enganchar” nas beiradas das plataformas, seria a melhor escolha para enfrentar o desafio. Mas não, porque o pulo é tão ruim que consegui perder 10 vidas só nesta parte do jogo.O problema dos saltos é que eles são idênticos aos de Super Smash Bros. Brawl, e você se lembra que esse não é um jogo de plataforma nem por decreto. Inclusive, o modo história do jogo de luta da Nintendo torna-se chatíssimo por causa dos pulos sendo usados como em um game de plataforma.
Talvez os pulos tenham sido feitos dessa forma propositalmente, para deixar o jogo mais longo, afinal, o gameplay de Detona Ralph não ultrapassa as três horas de jogo. Isso mesmo, capaz de você terminar enquanto sua família foi ao cinema assistir ao filme.
Dentro do Wii, com uma jogabilidade desastrosa e visual pobre, o personagem da Disney apenas comprova a tese que jogos baseados em filmes não costumam ser coisa boa. Talvez Ralph te encante mais na tela do cinema. E você, chegou a experimentar este game? Conte para nós nos comentários!
Prós
- É um jogo no meio da atual falta de opção do Wii
Contras
- Gráficos pobres
- Os pulos
- Muito curto
Detona Ralph – Nintendo Wii – Nota final: 5.5Visual: 6.0 | Som: 5.5 | Jogabilidade: 4.5 | Diversão: 6.0
Revisão: Mateus Pampolha