Nintendo Direct traz detalhes sobre o Miiverse, Nintendo Network, Wii U Chat e mais; saiba tudo

em 07/11/2012

A Nintendo japonesa realizou nesta manhã mais uma edição do Nintendo Direct , desta vez com foco total no Wii U e nas funcionalidades do n... (por Gustavo Assumpção em 07/11/2012, via Nintendo Blast)

A Nintendo japonesa realizou nesta manhã mais uma edição do Nintendo Direct, desta vez com foco total no Wii U e nas funcionalidades do novo console. Comandada mais uma vez por Satoru Iwata, a apresentação mostrou detalhes das funções do Wii U, como o Wii U Chat, o Miiverse e ainda revelou algumas novidades para os jogadores japoneses. Confira um resumão de tudo o que foi apresentado:

Iwata começou mostrando a MiiPlaza do Wii U, que é a primeira coisa que o jogador verá quando ligar o console. Lá, ícones indicam o que cada um está jogando e os comentários dos jogadores sobre cada game. Será possível deixar o seu também, se assim você desejar.

Na sequência, um pequeno overview dos menus do console exibidos no GamePad, que são bem parecidos com os do 3DS, com ícones quadrados e coisas do tipo. Acessá-los parece bem prático e funcional, graças a tela sensível ao toque do controle.


Na sequência, Iwata realizou um unboxing do console, mostrando todo o conteúdo do pacote Deluxe do Wii U. Segundo o presidente, o pacote terá 4,2 Kg e conta com tudo aquilo anunciado anteriormente (como a base para o GamePad - que serve apenas para apoio, ela não recarrega o controle - e, no Japão, direito ao beta test de Dragon Quest X). Veja o vídeo:


Sistema e contas

Um dos maiores mistérios do Wii U até este momento era como funcionaria o seu sistema de contas - e a Nintendo finalmente respondeu essa questão. Assim que ligar o console, o jogador vai precisar criar uma conta de usuário, que será associada ao seu Mii. Cada console poderá ter até 12 contas de usuário diferentes. As contas vão conservar configurações de jogo, histórico do navegador, história de jogo, estatísticas, etc.

Só que cada console poderá ter apenas uma conta da Nintendo Network. Isso não é exatamente um problema, já que todo o conteúdo adquirido na rede - como jogos, aplicativos e coisas do tipo - poderão ser jogados por todos os usuários. Para criar sua conta será necessário nome de usuário, senha, e-mail, data de aniversário e gênero. Funcionalidades como o Wii U Chat e serviços de rede vão exigir uma Nintendo Network ID.

A Nintendo também confirmou que será necessário atualizar o sistema assim que comprá-lo. A atualização dará acesso a funções como o Miiverse, eShop e Browser.

Funções

Mais uma vez, Iwata demonstrou a possibilidade do jogador utilizar o navegador enquanto joga um game. No exemplo, um usuário joga New Super Mario Bros. U, pausa o jogo para procurar ajuda na internet, e retorna ao game sem precisar "fechar" o jogo em qualquer momento. Para as buscas, será possível usar tanto um teclado virtual smartphone-like como escrever com a stylus para que o sistema reconheça.



Também será possível transferir jogos de WiiWare e Virtual Console para o Wii U. Um tutorial online vai mostrar como isso facilmente poderá ser realizado.

Miiverse

A função mais bacana do Wii U ainda parece complexa, mas igualmente fascinante. Segundo Iwata, o Miiverse vai permitir que os jogadores troquem informações entre si da maneira que bem entenderem. Nos tópicos, cada jogador poderá emitir suas opiniões, trocar informações e pedir ajuda. Será possível desenhar, inserir um print da tela de jogo e coisas do tipo. Depois de cada fase de New Super Mario Bros. U, por exemplo, os jogadores poderão enviar comentários para o Miiverse.

Quando for postar uma mensagem, o jogador pode inserir um alerta de spoiler, o que vai impedir que você prejudique a experiência de alguém que ainda não chegou em determinada parte do game. Será possível acompanhar os comentários de vários jogadores, e você poderá adicionar outros players como amigos se assim quiser. Iwata deixou claro que todos os games do console terão suporte ao Miiverse e que as produtoras tem liberdade para inserir recursos da maneira que quiserem. Por exemplo, em Nintendo Land vai existir a Nintendo Land Plaza, que engloba conteúdo vindo diretamente do Miiverse.


Wii U Chat

Outra função detalhada por Iwata foi o video chat, agora chamado de Wii U Chat. Durante a apresentação, Iwata conversou com o presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime. Será possível desenhar na tela, mandar recados e coisinhas do tipo. A função vai estar disponível logo no lançamento.




Por fim, uma novidade bacana para os japoneses: a Nintendo e a XING estão preparando uma versão exclusiva de Karaoke Joysound para o mercado de lá, com mais de 90 mil músicas e suporte total as funções do console. Por aqui é bem pouco provável que essa novidade apareça, já que teremos o incrível, só que não, Sing Party.

O que achamos?

A Nintendo parece estar muito segura de que entregou uma experiência completa com o Wii U. Interação é o que os jogadores mais querem nos dias de hoje, e os serviços do Wii U parecem facilitar a comunicação e a troca de informações entre todos de uma maneira prática e fácil. É sim uma nova maneira de jogar, afinal ela horizontaliza a experiência, criando comunidades, aproximando fãs e enriquecendo a experiência.

Se antes a Nintendo estava lá atrás quando o assunto era pensar as interações online, agora ela está na dianteira do processo. Se for abraçado pelos jogadores, o Miiverse pode ser uma evolução importante da própria maneira de jogar que estamos condicionados.

Tudo é bastante promissor. Agora é esperar o lançamento e perceber como os jogadores vão lidar com os serviços na prática. Potencial essas funções tem de sobra.

E deixamos nosso agradecimento pelo fim dos Friend Codes. Que eles descansem em paz, amém.



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