O quinteto de compositores
O desenvolvimento de Kid Icarus: Uprising enfrentou vários desafios. Durante a produção do game o 3DS sofreu várias alterações de hardware, logo foi necessário refazer do zero uma boa parte do título. Para evitar mais problemas, Masahiro Sakurai decidiu chamar alguns dos compositores de confiança que trabalharam na trilha sonora de Super Smash Bros. Brawl para produzir a música do novo game. Os escolhidos foram Yuzo Koshiro (Streets of Rage, Etrian Odyssey), Masafumi Takada (Killer7, No More Heroes), Motoi Sakuraba (Valkyrie Profile, Star Ocean, Tales of the Abyss), Noriyuki Iwadare (Grandia, Ace Attorney Investigations: Miles Edgeworth) e Yasunori Mitsuda (Chrono Trigger, Chrono Cross). Com um time repleto de grandes nomes como esse, era de se esperar que o resultado fosse muito bom.Os compositores: Takada, Mitsuda, Iwadare, Sakuraba e Koshiro |
A música do reino de Angel Land
Variedade é uma palavra que descreve bem a trilha sonora de Kid Icarus: Uprising. Cada compositor trouxe seu toque único para o conjunto, sem destoar do tema principal do game. Como é um jogo de ação, a maioria das canções é agitada e frenética, com uma infinidade de melodias memoráveis. Boa parte das composições são orquestradas, reforçando mais uma vez o cuidado da equipe ao trabalhar no game.Para a alegria dos fãs, a Nintendo lançou um CD especial contendo uma seleção de músicas do game, mas, infelizmente, este item só está disponível no Club Nintendo do Japão. Algum tempo depois a Nintendo pensou melhor e lançou a trilha sonora de maneira completa, na forma de três discos contendo mais de 60 composições. Mais uma vez o lançamento ficou restrito ao Japão.
As capas dos álbuns |
Uma aventura musical
Com tanta variedade, fica até difícil definir as canções favoritas. Confira algumas seleções:Main Theme (Motoi Sakuraba): O simpático e tranquilo tema dos menus funciona como um convite para embarcar na aventura. Dá até vontade de ficar passeando nos menus só para ouvir a música.
Boss Fight 1 (Yasunori Mitsuda): Uma guitarra agressiva conduz os confrontos contra os chefes. É impossível não se sentir animado com essa melodia energética.
Into the Labyrinth (Ch. 5) (Masafumi Takada): O bizarro labirinto de Pandora não estaria completo sem uma música tão estranha quanto o cenário. De longe, uma das composições mais inusitadas do jogo.
Ch. 6: Dark Pit (Motoi Sakuraba): Um violão dita o ritmo flamenco da canção, perfeita para representar a personalidade do alter-ego de Pit. E claro, Motoi Sakuraba não deixa de fora os acordes de teclado, uma de suas marcas registradas.
Ch. 12: Wrath of the Reset Bomb (Yuzo Koshiro): Uma música tão complexa que parece ter sido feita através da fusão de várias outras composições. O tom épico é perfeito para as batalhas aéreas. Uma curiosidade é o fato de esta canção ter sido executada na edição 2012 do concerto japonês Press Start.
Aurum Island (Yuzo Koshiro): Uma das faixas mais estilosas da trilha. É tão única que nem parece música de jogo. Yuzo Koshiro adora surpreender.
That Town Three Years Later (Dog) (Masafumi Takada): A relaxante melodia tem um tom meio cigano, principalmente quando o violão e palmas aparecem. É a música ideal para treinar e se concentrar antes das partidas multiplayer.
Um retorno triunfal
O retorno da franquia Kid Icarus não podia ser melhor. Além de um ótimo título, os jogadores ganharam também uma incrível trilha sonora, que já é considerada uma das melhores do ano. Masahiro Sakurai acertou mais uma vez ao chamar um grupo extremamente competente para compor as músicas do game. A variedade e qualidade das canções é tamanha que fica difícil encontrar uma composição fraca na trilha. E vocês, quais são suas músicas preferidas de Kid Icarus: Uprising?
Revisão: Ricardo Bach