Blast Test: Disney Epic Mickey: Power of Illusion (3DS)

em 14/11/2012

Seu nome começa com a letra M. É a mascote de uma das principais empresas do ramo de entretenimento do mundo, possui filmes e desenho anim... (por Alex Sandro de Mattos em 14/11/2012, via Nintendo Blast)

"Título tosco! Acho que vou usar o tíner em você!"
Seu nome começa com a letra M. É a mascote de uma das principais empresas do ramo de entretenimento do mundo, possui filmes e desenho animado. Não, não estamos falando de Mario, mas sim de Mickey. O camundongo da Disney estrelará dois novos jogos neste fim de ano, The Power of Two para Wii e Wii U, e Power of Illusion para 3DS. O eShop do portátil 3D recebeu uma demo do título e você vai conferir agora as nossas impressões.

Não se iluda!

Sim, a bruxa capturou Minnie e Mickey
está sorrindo... tsc, tsc, tsc...
Power of Illusion não é uma simples versão portátil de The Power of Two. É um jogo desenvolvido unicamente para o 3DS e com a promessa de aproveitar as características únicas do portátil. Entretanto, o primeiro detalhe da demo que você certamente notará não é o visual inspirado em Castle of Illusion, do Mega Drive, ou o belíssimo áudio, mas sim o fato de o game possuir uma opção de legenda em português! E é em português-brasileiro, nada de “Tu és”, o que serve como um incentivo e tanto para quem pretende adquirir o título.

Efeito Tio Patinhas: Mickey está
mais interessado no dinheiro
Um ponto interessante da demo é que ela apresenta toda a introdução do game e as primeiras fases, permitindo ao jogador aprender como usar as habilidades de Mickey. O título é um side-scrolling, portanto, fica fácil controlar Mickey e você pode escolher entre o direcional e o Circle Pad. Além disso, ele possui um golpe giratório, um botão de salto e outro para disparar tinta (Y, B e A, respectivamente). A tela inferior é onde o mapa se apresenta, sendo também um dos elementos principais na jogabilidade.

Ao tocar na tela inferior (ou pressionando botão X), você passa a interagir com determinados itens do cenário. Aqueles que podem ser desenhados usando a tinta ou devem ser apagados com o tíner são exibidos em cor destacada na tela de toque. Assim, você irá criar pontes, blocos, canhões com a tinta ou simplesmente eliminá-los usando o tíner.

Tinta pra que te quero

Mesmo que utilizar a tinta e o tíner seja interessante, um fato que pode desagradar aqueles que esperam um gameplay mais ágil é exatamente o uso do pincel. Para criar os itens do cenário é preciso contorná-los. Conforme você vai fazendo o traço, ele é avaliado com um ‘OK’, ‘Ótimo’ ou ‘Perfeito’. Caso atinja a melhor avaliação, uma barra amarela é preenchida e faz com que Mickey salte mais alto e ande a uma velocidade maior temporariamente. No início é interessante, mas acaba se tornando algo repetitivo. O mesmo ocorre com o tíner, no qual se deve mover a stylus para apagar o preenchimento do objeto. Sim, stylus, porque contornar com o dedo não garante uma boa precisão e precisamos recorrer à “caneta” do 3DS. Esperamos que no jogo em si haja mais interações com a tela inferior.

Muito bem! Você desenhou o trigésimo canhão e não sai do 'Bom' #Fail

Mas se você é um jogador paciente e dedicado, a demo irá agradar. Inúmeras habilidades podem ser contornadas na tela inferior, como por exemplo desenhar um bloco de pedra do Bafo sobre os inimigos; a Sininho de Peter Pan para Mickey pular mais alto; o Tio Patinhas, que aparece saltando na fase e faz com que você ganhe mais dinheiro; e até Pluto que corre junto de Mickey (neste último, é preciso fazer um contorno perfeito).

As 'mina pira' na chapinha de
dez horas da Rapunzel
Além disso, na demo podemos ter uma noção das quests opcionais que são apresentadas em Power of Illusion. Após resgatar vários personagens dos desenhos da Disney, passando por A Bela e Fera, a Rapunzel de Enrolados e outros, eles ficam no castelo e podem conversar com você. Frequentemente, te pedem para encontrar ou buscar alguma coisa, seja falando com outros personagens ou voltando em fases já visitadas. Ainda que seja interessante, a tela inferior sempre marca com uma interrogação verde o local onde você deve ir, eliminando a tarefa da descoberta por si só. Entretanto, as recompensas são inúmeras, desde mais vida para Mickey até o aumento da barra de tinta e tíner.

No castelo você ainda pode melhorar os quartos onde cada personagem está e ganhar recompensas ou melhorias. Ao ajudar o Tio Patinhas, por exemplo, ele começa a vender upgrades (ou você achou que iria te dar de graça?) para aumentar o poder de seus ataques, o marcador de vida, de tinta e outras habilidades.

Spoiler: a Princesa Leia é sequestrada e você precisa enfrentar Darth Vader em uma batalha entre pincel e sabre de luz. CALMA! Não se suicide! É brincadeira!


Castelo da Ilusão e jogo dos sonhos

A demo é realmente agradável e extensa. Podemos notar que ao longo do game o efeito 3D será pouco explorado; nas fases ele serve apenas para fazer camadas no cenário, separando Mickey e os inimigos do plano de fundo. O áudio é incrível, afinal, estamos falando da Disney, e você ainda notará os sons característicos dos personagens nos diálogos, como a clássica risada do Pateta, por exemplo. É realmente uma pena o jogo não ser dublado.

Ainda assim você certamente jogará a demo mais de uma vez e ela pode ser decisiva para que Disney Epic Mickey: Power of Illusion faça parte da sua lista de final ano. Triste não termos um pincel mágico para criar dinheiro e comprar todos os bons títulos... Tio Patinhas, será que podemos pegar emprestado a sua moeda da sorte?


Torcemos para você não ter
coceiras 'lá', Capitão Gancho...
Ajude Tio Patinhas a encontrar a moeda
da sorte e ganhe meio centavo (!)


E você? O que achou da demo de Disney Epic Mickey: Power of Illusion? Conte-nos!
Revisão: Bruna Lima


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
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