Fatos e Acontecimentos
Velhos conhecidos como o Capitão Price e John “Soap” MacTavish devem acabar de vez com os planos do terrorista Vladimir Makarov; o principal antagonista deste capítulo e que possui alguma ligação com um dos protagonistas controláveis, Yuri Kravchski; como é visto no desenrolar da história. Terrorismo, sequestros e fugas se entrelaçam nesta completa aventura escrita pelo britânico Paul Haggis, famoso pelos roteiros de filmes, como Million Dollar Baby (2004) e 007: Quantum of Solace (2008).
Explore cada canto do mundo ao lado de seus colegas de combate em gráficos de cair o queixo. Siga em frente! |
CoD: MW3 se passa em terras conhecidas, porém com um ar futurista embutido nelas. Entre os cenários apresentados estão: Nova York, Paris, Londres, Praga, Berlim, Hamburgo, Dubai, Moscou, Serra Leoa, Mogadishu, Kharmashu, entre outros.
Roupagem de Guerra
Dentre os maiores triunfos desta nova sequência, ao meu ver, estão os gráficos. Aqui eles se comportam de uma maneira espetacular, com luzes e efeitos sentidos desde o início do game. São detalhes minuciosos de poeira, focos de chuva, ventanias, escombros em cinzas, nevoeiros e partículas diversas em cenários super coloridos que completam todo o ambiente e clima de guerra.
Destaque para os ambientes do jogo: aqui eles se mostram gigantes e contam com grandes construções, seja em meio a cidades abertas ou nos desertos causados pela devastação geral na qual o game se passa. Entretanto, há certa redução de pixels em alguns momentos como estes, e percebe-se uma pobreza na reprodução dos rostos dos personagens, o que nos remete à realidade de que estamos em um console de pouco poderio gráfico, mas que ainda assim, consegue fazer frente à experiência das plataformas concorrentes.
Destaque para os ambientes do jogo: aqui eles se mostram gigantes e contam com grandes construções, seja em meio a cidades abertas ou nos desertos causados pela devastação geral na qual o game se passa. Entretanto, há certa redução de pixels em alguns momentos como estes, e percebe-se uma pobreza na reprodução dos rostos dos personagens, o que nos remete à realidade de que estamos em um console de pouco poderio gráfico, mas que ainda assim, consegue fazer frente à experiência das plataformas concorrentes.
Granadas, explosivos, fogo e artilharia pesada! Estes são os itens básicos para uma guera de verdade. |
Em compensação, os movimentos dos personagens estão mais naturais. Rasteiras, dobras de joelho em corridas, maleabilidade em passagens estreitas, enfim, toda a movimentação está mais original e dinâmica se comparada à violência existente nos combates anteriores.
A trilha sonora se mostra competente criando aquele clima de tensão e motivação, resultado dos intensos toques orquestrais, que complementam ainda mais o pacote. Dublagens e constantes “gritos” durante a guerra dão ainda mais motivação ao combate, mesmo que por vezes se mostrem repetitivos.
Por terra, céu e mar, vamos ao combate!
O aspecto “jogabilidade” permanece igual aos títulos anteriores, exceto por algumas melhorias e novas aparições. Você assumirá o controle de lanchas, robôs e passará por combates em helicópteros, trilhos de trem, perseguições em carros, aviões em queda livre além de muitas outras surpresas.
O arsenal de armas também está mais completo. Controladores e outros tipos de artefatos – como morteiros, metralhadoras montadas e mísseis teleguiados - permitem maior destruição em massa.
Contudo, por vezes o jogo se mostra repetitivo. Muitas cenas de tiroteio desenfreado e inimigos aparecendo sem parar, em quantidades cada vez maiores, são aspectos que desanimam no decorrer do game. Salvo o clima cinematográfico que está sempre presente.
O arsenal de armas também está mais completo. Controladores e outros tipos de artefatos – como morteiros, metralhadoras montadas e mísseis teleguiados - permitem maior destruição em massa.
Contudo, por vezes o jogo se mostra repetitivo. Muitas cenas de tiroteio desenfreado e inimigos aparecendo sem parar, em quantidades cada vez maiores, são aspectos que desanimam no decorrer do game. Salvo o clima cinematográfico que está sempre presente.
O modo online
O principal atrativo de compra do jogo, já considerado como um dos melhores Multiplayers da atualidade, é o seu modo online. Agora ele possui muito mais customizações, obtidas através de pontos que geram recompensas no jogo, como os killstreaks e pointstreaks - ao matar um determinado número de adversários e realizar objetivos, respectivamente.
A jogabilidade em rede retorna com antigos modos, como os clássicos Free for All, Team Deathmatch, Capture the Flag, entre tantos outros. Também estão inclusas novas campanhas, adições de mapas, diferentes armas e a bem vinda personalização de classes, em que o jogador decide se irá pertencer à classe Assault, Support ou Specialist, de acordo com o gosto e estratégia de cada um em campo.
Uma verdadeira guerra em meio a casas e ambientes naturais. Desça as ruas com tudo e vamos guerrear! |
O modo Spec Ops está presente e traz consigo melhorias vindas do segundo capítulo da série. Nele, você poderá realizar tarefas na companhia de um amigo, em missões que envolvem fatores estratégicos, como resgate de reféns, sobrevivência a múltiplos inimigos, progredindo os níveis durante a sua jornada.
Call of Duty: Modern Warfare 3 é um poderoso game e muito bem-vindo às plataformas da Nintendo. O presente conteúdo extra, como o modo online, cooperativo entre amigos e a conclusão de objetivos no modo singleplayer já são o suficiente para que a compra do game valha a pena. Se você é fã da série, não deixe passar batido este jogo que tem tudo para ser um dos melhores a aparecer no Wii.
Prós
- Um dos melhores gráficos a aparecer no Wii;
- Experiência no mesmo patamar agitado e inovador das outras versões;
- Melhorias nos modos Multiplayer, com a adição de diversos extras.
Contras
- A linearidade em muitos momentos de tiroteio incessante;
- Muitos elementos reciclados de capítulos e episódios passados da franquia.
Call of Duty: Modern Warfare 3 - Nintendo Wii - Nota Final: 8.5
Gráficos: 9.5 | Som: 9.0 | Jogabilidade: 8.5 | Diversão: 7.5
Revisão: Rafael Neves e Bruna Lima
*Essa Matéria foi publicada originalmente na Revista Nintendo Blast #26.