Top 10: Melhores mundos de Kingdom Hearts

em 09/10/2012

Kingdom Hearts é uma das franquias mais aclamadas da Square Enix e este posto não é para qualquer um, afinal, trazer todos os personagens... (por Gabriel Toschi em 09/10/2012, via Nintendo Blast)

Kingdom Hearts é uma das franquias mais aclamadas da Square Enix e este posto280px-Kingdom_Hearts não é para qualquer um, afinal, trazer todos os personagens de Final Fantasy e The World Ends with You, juntar com a magia dos desenhos da Disney e criar uma trama totalmente nova têm de ter seu reconhecimento. Toda boa trama traz consigo locais marcantes e, em KH, eles são mais marcantes do que nunca, já que, na maioria das vezes, vemos os locais da nossa infância em uma história totalmente épica. Então, quais serão os melhores mundos de KH?

Cuidado! Este texto pode conter spoilers sobre a história da franquia Kingdom Hearts.

10. The Grid (Dream Drop Distance)

The Grid é um dos novos mundos de Dream Drop Distance e é baseado em um dosThe_Grid_KH3D mais recentes filmes da Disney, Tron: Legacy, porém, não é o primeiro baseado nessa franquia: Space Paranoids, de Kingdom Hearts II, já se baseava no primeiro filme (Tron: Uma odisseia eletrônica no Brasil). Neste mundo, é possível encontrar Sam Flynn, Kevin Flynn, Quorra e CLU.

Sora e Riku ganham versões novas de vestuário neste mundo, ficando bem parecidos com os personagens do filme, com roupas pretas com linhas de neon azul, como as dos Usuários. O chefe desse mundo é Rinzler, a versão re-programada de Tron por CLU. O mundo é um dos mais diferentes da franquia por trazer os personagens mais novos até agora (Legacy foi lançado em 2010) e mereceu o 10º lugar.

Gameplay do mundo The Grid em Kingdom Hearts 3D (3DS)

9. Pride Lands (Kingdom Hearts II)

A épica aventura de Simba se materializou como Pride Lands, um dos melhoresPride_Lands_Logo_KHII mundos de Kingdom Hearts II. O mundo baseado em O Rei Leão traz novas formas de Sora, Donald e Goofy, que se transformam em um filhote de leão, um pássaro africano e uma tartaruga, respectivamente. Em Pride Lands, é possível encontrar Simba, Nala, Timon (Timão), Pumbaa, Rafiki e Mufasa.

O mundo é visitado duas vezes no jogo e conta a história do primeiro filme da série, onde Simba vence Scar pelo controle do reino, sendo esse o chefe final da primeira passagem pelo mundo. Em KHII, um fantasma de Scar ainda apavora as Pride Lands e cabe ao jogador vencê-lo na segunda passagem pelo mundo. Ver Sora e seus amigos passando pela Pedra do Rei e até pelo Oasis de Timão e Pumba não tem preço e mereceu o 9º lugar.

Gameplay de Pride Lands em Kingdom Hearts II (PS2)

8. Timeless River (Kingdom Hearts II)

Timeless RiverTimeless River está em oitavo lugar por ser nada mais, nada menos, que os primórdios do Disney Castle: ele se passa quando ainda tudo é monocromático e nenhum reino existe; este mundo é baseado nas primeiras animações de Walt Disney, principalmente em Steamboat Willie, a primeira aparição de Mickey Mouse. Pete, no presente, decide voltar a sua vida pacífica de navegador e cria um portal no tempo para Timeless River. Maleficent decide usar o portal para roubar o Cornerstone of Light, tirando toda a proteção contra os Heartless que o futuro Disney Castle teria. Pete acaba ficando com o Cornerstone e enfrenta a batalha final do mundo contra Sora.

Neste mundo, os protagonistas também ganham novas formas, todas elas monocromáticas. Donald e Goofy ganham formas bem parecidas com seus desenhos antigos e Sora ganha uma versão cartunesca. Além de Steamboat Willie, outros lugares do mundo representam outros curtas antigos da Disney.

Gameplay de Timeless River em Kingdom Hearts II (PS2)

7. Castle Oblivion (Chain of Memories)/The Land of Departure (Birth by Sleep)

Dois em um: os mundos de Birth by Sleep (The Land of Departure), e Chain of Memories (Castle Oblivion), ocupam o sétimo lugar no nosso Top 10. The Land of Departure é um dos locais de treinamento para se tornar um Keyblade Master e, após a derrota de Eraqus, Aqua coloca Ventus neste mundo e, para protegê-lo, recria o mundo em Castle Oblivion. O castelo, quando encontrado por Xemnas, é transformado no segundo quartel-general da Organization XIII e, posteriormente, é encontrado por Sora, resultando na trama de Chain of Memories.

300px-Land_of_Departure_Logo_KHBBSCastle_Oblivion_Logo_KHCOM

The Land of Departure é onde toda a história de Kingdom Hearts começa e ainda é o primeiro mundo de Birth by Sleep. Castle Oblivion é o hub world de Chain of Memories (o primeiro KH em consoles Nintendo) onde as memórias de Sora quase são substituídas enquanto ele sobe a torre do castelo e onde Riku é quase dominado pela escuridão enquanto ele desce a torre.

Gameplay de The Land of Departure em Birth by Sleep (DS)

6. Olympus Coliseum (I, CoM, II, 358/2 Days, re:coded e BbS)

O mundo baseado na mitologia greco-romana e no longa Hércules chega à sextaOlympus_Coliseum_Logo_KHBBS posição. Olympus Coliseum aparece em praticamente todos os jogos da franquia e, a cada jogo, tem um papel novo. Hércules, Philoctetes e Hades são vistos em todos os jogos onde o mundo está disponível. Em Kingdom Hearts I e II existem diversos Torneios em Olympus Coliseum, que são desbloqueados ao decorrer do jogo.

No primeiro jogo, Sora é confundido com Hércules em um treino para os Jogos do Coliseu e acaba entrando nos jogos com a ajuda de Hades, lutando contra Cloud na final das preliminares. Em Chain of Memories, Cloud luta contra Hércules para recuperar suas memórias, as quais Hades não entrega e Sora luta contra ele. Em 358/2 Days, Roxas acaba sendo confundido com o novo aprendiz de Hércules e também ganha acesso ao Coliseu. Em KHII há também o Underworld (o Submundo de Hades), e Sora deve, junto à Hércules e seus amigos, participar do Desafio do Coliseu do Submundo. Em Re:coded, Data-Sora deve destruir os Bug Blox juntamente com Data-Hércules e o sistema de batalha deste mundo se assemelha ao de Final Fantasy.

Gameplay de Olympus Coliseum em Kingdom Hearts II (PS2)

5. Port Royal (Kingdom Hearts II)

PortRoyalLogoA quinta posição fica com o universo de Pirates of the Caribbean (Piratas do Caribe) em Kingdom Hearts II, Port Royal. Neste mundo, Captain Barbossa, o chefe desse estágio, captura Elizabeth Swann e Sora, Donald e Goofy se juntam ao Captain Jack Sparrow. As principais áreas deste mundo são os dois navios, The Interceptor e The Black Pearl (o famoso Pérola Negra), a Isla de Muerta e o Ship Graveyard.

A partir desse mundo, as passagens para Agrabah e Halloween Town são abertas. Sora luta ao lado de Jack para acabar com os piratas e com Barbossa na primeira passagem pelo mundo. Na segunda passagem, eles devem lutar contra o Heartless de Grim Reaper. Por mostrar um mundo que veio de um filme não-convencional para uma inspiração de Kingdom Hearts e, acima de tudo, poder lutar ao lado de Captain Jack Sparrow, Port Royal ganha a 5ª posição.

Gameplay de Port Royal em Kingdom Hearts II (PS2)

4. Halloween Town (I, II, CoM e 358/2 Days)

A quarta posição vem direto do filme The Nightmare Before Christmas (O EstranhoHalloween_Town_KH Mundo de Jack, no Brasil): Halloween Town. Neste mundo, é possível encontrar Jack Skellington, Sally, Dr. Finkelstein, Zero e o chefe do mundo, Oogie Boogie. Em KH, Oogie Boogie se torna um grande monstro que deve ser derrotado por Jack, Sora e companhia. Já em KHII, Jack tenta tomar o papel do Papai Noel enquanto Maleficent revive Oogie Boogie.

Em Halloween Town, os protagonistas ganham versões maléficas: Sora se torna um vampiro, Donald se torna uma múmia e Goofy fica parecido com Frankenstein, já Riku ganha apenas um toque mais sombrio a sua aparência. Em Kingdom Hearts II, existe um mini-mundo especial em Halloween Town: Christmas Town, uma cidade toda decorada com temas natalinos. Passar pelo mundo mais sombrio da Disney disponível na trama merece o quarto lugar, não?

Gameplay de Halloween Town em Kingdom Hearts II (PS2)

3. Destiny Islands (I, II, CoM, BbS, re:coded, 358/2 Days e 3D: DDD)

Destiny Islands merecem o terceiro lugar do Top 10 com toda a certeza. Por quê? DestinyIslandsTitleEstas ilhas são a terra natal de Sora e Riku, os protagonistas principais da franquia. Ela aparece em praticamente todos os jogos, porém, é jogável apenas no prólogo de Kingdom Hearts I. Aparece como memória de Sora em Chain of Memories e em uma versão digital em Re:coded.

Além de Sora e Riku, alguns personagens de Final Fantasy, como Selphie, Tidus e Wakka, também podem ser vistos, além de Kairi. Em KHI, é onde toda a história começa, mostrando Sora e Riku crianças. Os protagonistas de Birth by Sleep visitam as Destiny Islands e, em Dream Drop Distance, as ilhas são o ponto de partida da aventura, com Sora e Riku fazendo o Mark of Mastery Exam.

Gameplay de Destiny Islands em Kingdom Hearts (PS2)

2. Agrabah (I, II, CoM, 358/2 Days e re:coded)

A segunda colocação fica com um dos mundos mais geniais (!) de Kingdom Hearts: AgrabahAgrabah, vindo diretamente do filme Aladdin. Neste mundo, podem ser vistos o próprio Aladdin, Jasmine (uma das Princesses of Heart), o Gênio, além de Abu, Iago e do Tapete Voador. Em KH, a história é bem parecida com a do filme, porém, Jasmine é raptada por Jafar, Maleficent e Riku e cabe a Sora salvá-la, juntamente com a ajuda do Gênio. Em Chain of Memories, as memórias de Sora fazem com que se passe a mesma história.

Em KHII, Jafar retorna na forma de gênio e tenta novamente tomar o poder de Agrabah. Em Re:coded, Data-Sora encontra uma versão corrompida de Agrabah e, com a ajuda do Gênio, sela a versão digital de Jafar em sua lâmpada. Em 358/2 Days, Agrabah é um dos mundos onde Roxas faz diversas missões dentro da Organization. Aparecer em todos os jogos da série e estar na preferência dos fãs faz com que a terra de Aladdin fique em segundo lugar.

Gameplay de Agrabah (na segunda visita) em Kingdom Hearts II (PS2)

1. The World That Never Was (I, II, CoM, 358/2 Days e re:coded)

E o primeiro lugar fica para o nosso covil do mal: The World That Never Was, oThe_World_That_Never_Was_Logo_KH3D quartel-general da Organization XIII! Aparecendo pela primeira vez em Kingdom Hearts II e sendo o hub world de 358/2 Days, esse mundo é caracterizado pela escuridão e por ser o maior lar de Heartless e Nobodies de todo o universo de KH. É neste mundo que ocorre as batalhas finais contra os membros da Organization XIII e contra Xemnas ao fechar o novo Kingdom Hearts que tentavam fundar.

Em 358/2 Days, The World That Never Was é o mundo onde Roxas recebe todas as suas missões e onde ficam os portais para todos os outros mundos. Em Dream Drop Distance, Xehanort tenta recriar a Organization XIII e reviver seu Heartless, Ansem. Foi neste mundo, que segundo seu próprio nome “nunca existiu”, que se originou um dos lados da intensa batalha que é a trama de Kingdom Hearts. Portanto, nada mais justo que ele ganhar o primeiro lugar no nosso Top 10!

Gameplay de The World That Never Was em Kingdom Hearts II (PS2)

O universo de Kingdom Hearts é muito rico. Desde seus mundos originais até os criados com base em filmes e desenhos da Disney, todos são dotados de cenários tão diversificados que é quase impossível escolher o melhor, não é mesmo? E pra você? Qual é o seu mundo de Kingdom Hearts preferido, onde você viveu suas melhores aventuras ao lado de Sora?

Revisão: Lucas Oliveira

*Esta matéria foi originalmente publicada na Revista Nintendo Blast nº 35.


sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.