Há vários meses atrás que Miyamoto foi o escolhido para o prêmio, mas o evento ocorreu apenas ontem. No vídeo abaixo, você pode ver os primeiros momentos de Shija ao chegar no local. Ele dança de acordo com a música, faz pose para fotos e também distribui autógrafos. Note também que há uma pessoa que levou até um Wii (!) para Miyamoto autografar. Vale tudo por um autógrafo!
A premiação apresentou Miyamoto como a principal pessoa responsável pela revolução dos videogames didáticos, informativos e construtivos, com jogos que exercitam a mente por um ponto de vista educativo. Além disso, suas criações excluem a violência, fazendo com que pessoas de diferentes idades tenham acesso a ela, transpassando fronteiras geográficas, ideológicas e étnicas. Confira o vídeo da premiação abaixo:
Como sempre, Miyamoto exibiu carisma e, em sua declaração, afirmou estar muito honrado em receber o prêmio, mas disse que tudo é um trabalho de equipe e não somente dele. Veja a declaração de Shija abaixo:
"Eu estou muito honrado por ter recebido a mensagem de que fui o escolhido para receber o prêmio de Príncipe das Astúrias de "Comunicações e Humanidades". A criação de jogos é muito mais um esforço de equipe e é por isso que me sinto tão humilde em ser o escolhido para esse honroso prêmio. Assim, gostaria de receber o prêmio em nome de todos os meus amigos e colegas que têm criado jogos nos últimos anos. Vou continuar me esforçando para que os videogames sejam capazes de oferecer diversão e alegria para as pessoas de todas gerações do mundo."
Só nos resta parabenizar Miyamoto por esse digno prêmio e por sua contribuição nos últimos anos na área do entretenimento. Por demonstrar que videogames podem ser um aliado para divertir, ensinar e aprimorar habilidades de diferentes pessoas. E mais do que isso: nós devemos nos sentir honrados e privilegiados por estarmos vivenciando as mudanças, ideias e revoluções proporcionadas por Miyamoto nos games. Obrigado Shija!