A série side-scrolling do Mario é como expressões matemáticas: a fórmula nunca muda. Você a decora, usa em diversas situações e o resultado sempre é diferente. Talvez a única diferença seja que os jogos do encanador bigodudo são infinitamente mais divertidos do que expressões matemáticas... Enfim, a fórmula 2D chega ao 3DS, com aquela cara de que “já vimos isso em algum lugar”, mas totalmente dourada e em 3D. Ansioso pelo novo jogo? Confira tudo o que essa aventura e caça as moedas nos reserva na nossa prévia especial!
Déjà vu?
Um anúncio sobre o desenvolvimento de dois jogos do Mario, um 3D e outro side-scrolling, fora anunciado por Shigeru Miyamoto em 2010. Vimos Super Mario 3D Land ano passado e faltava o então título 2D. Eis que Satoru Iwata, o presidente da Nintendo, anunciou em uma reunião com acionistas o jogo ainda sem nome definido do encanador e que seria um título-chave para o 3DS. Estaria ele referenciando-se ao início das vendas de games via mídia digital?
Mas foi em um comum Nintendo Direct em abril que Iwata anunciou oficialmente o novo game da série New Super Mario Bros., que explora o ambiente 2D dos jogos do Mario. Logo os donos do portátil se dividiram entre aqueles que queriam uma aventura nova e diferente, como o que ocorreu com 3D Land, e outros que já contavam os dias para o título. E nas primeiras imagens, dois detalhes chamaram a atenção: a presença da forma Raccoon de Mario e o bigodudo e os inimigos dourados.
É “New” mesmo?
E depois de uma chuva de informações pré, durante e pós E3, já sabíamos que New Super Mario Bros. 2 se focaria na coleta de Coins, as moedas dos jogos do bigodudo. Sim, o enredo é mais do que manjado e nada original: a princesa Peach é sequestrada pelos Koopalings, os filhos de Bowser. Desta vez, Mario e Luigi nem viram a princesa ser capturada, pois estavam recolhendo moedas no céu. Pelo visto, o emprego de encanador não rende muito dinheiro para os irmãos ou o efeito de ganância do Wario atingiu aos dois. Ou ainda, será que o game retrata a situação da Nintendo de recolher dinheiro para recuperar o prejuízo do ano passado?
Mas é impossível olhar para New Super Mario Bros. 2 e não relacioná-lo aos títulos anteriores, lançados para DS e Wii. A semelhança do visual é evidente, somente com o acréscimo do efeito 3D (que aparentemente não é tão impactante), e não apenas no design das fases, mas também do World Map. Tudo é igual e parece que a equipe nem teve trabalho para pensar muito em diferenças. Entretanto, o mais importante são as fases em si e, conforme o designer do novo game, Masaaki Ishikawa, a equipe adicionou diversas funcionalidades para que NSMB2 não seja um jogo do Mario comum.
Evidentemente, a presença de moedas faz com que o jogador tenha outro objetivo além de resgatar a princesa, que é coletar um milhão de moedas. E isso também significa que ver a tela de Game Over é praticamente impossível. A interferência dourada no game não se restringe apenas às moedas, mas também aos inimigos e power-ups. Como todo jogo novo do encanador, novos poderes variam a jogabilidade e o principal deste jogo é a Gold Flower. A flor faz com que Mario fique inteiramente dourado e dispare bolas de fogo douradas, transformando os blocos comuns em moedas.
Money no bolso é tudo o que eu quero!
Uma das novidades de New Super Mario Bros 2. são os itens. Há três deles que estarão presentes no game. Confira:
- Gold Block
Nos jogos anteriores, acertar blocos comuns poderia render algumas poucas moedas. No novo game, há o Gold Block que, como o próprio nome diz, é um bloco dourado que, ao correr com ele preso na cabeça, saem várias moedas;
- Gold Ring
Os Rings de Sonic agora estão no jogo Mario? Não, acalme-se. Em NSMB2, a função deles é tornar dourado todos os inimigos do cenário, rendendo mais Coins. Por exemplo, se você arremessar um casco de Koopa Troopa dourado, moedas aparecerão no percurso feito pelo mesmo;
- Gold Mushroom
O cogumelo dourado não faz com que Mario ganhe turbos, igual ao que ocorre na série Mario Kart. Aqui, ao coletar o Gold Mushroom, o encanador ganha 50 Coins, mas esse item só aparece no modo Coin Rush.
Mas velhos poderes garantem presença na aventura, como o clássico Super Mushroom, Fire Flower, Mini Mushroom, Mega Mushroom, Super Star e até a Invincibility Leaf, para ajudar jogadores menos experientes. Raccoon Mario está novamente no jogo do encanador e, diferentemente de 3D Land, além de planar lentamente durante saltos, é possível voar com ela, ao melhor estilo Super Mario Bros. 3. Yahoooo!
Novos desafios, novas diversões
Para utilizar as funções do 3DS, o game possui suporte ao StreetPass, para trocar dados e informações, como por exemplo, o número de moedas coletadas; e SpotPass, no qual se estiver ativado, o número de moedas coletadas por você será adicionado à uma contagem mundial.
Um modo multiplayer com suporte para dois jogadores também está confirmado, um jogador joga com Mario e o outro com Luigi. Claro que o objetivo é uma jogabilidade cooperativa, mas quem resiste em poder derrubar seu “amigo” no buraco, hein? Infelizmente o modo multiplayer é apenas local e não há suporte para partidas online.
O inédito modo Coin Rush testará sua habilidade. Você precisará passar por três fases, coletando o número máximo de moedas que conseguir com apenas uma vida. Desafiador, não é? A sua pontuação nesse modo também é trocada via StreetPass com outros jogadores. Novos estágios também foram confirmados. São dois deles: o Rainbow Course, fases que aparecem nos World Maps para recolher moedas e o Dash Mario, no qual o bigodudo é disparado por um canhão e você precisa apenas saltar nos momentos exatos até o final da fase.
E se você acha que superar as 80 fases do jogo, coletando moedas é tudo o que você precisa fazer, saiba que o game receberá DLC (conteúdo adicional). A Nintendo prometeu novas fases do modo Coin Rush para agradar aos gamers. E também, em algumas lojas, se você fizer pré-compra do game, poderá ganhar uma Coin de brinde. Bem que poderiam lançar para download aqui no Brasil, mas por enquanto, a versão digital só está confirmada para os Estados Unidos e Canadá. Ainda estamos na torcida.
Mais fácil do que ganhar na loteria e expressões matemáticas...
Apesar de não aparentar tantas mudanças audiovisuais em relação aos antecessores, sabemos que a promessa da Nintendo em fazer de New Super Mario Bros. 2 um game incomum é visível e que sempre nos surpreendemos no fim. Já estamos contando os dias para ficarmos ricos (ao menos no game). Até porque somente a Big N sabe a fórmula do sucesso dos jogos do Mario.
New Super Mario Bros. 2 (3DS)
Produtora: Nintendo
Gênero: Plataforma
Lançamento: 19 de agosto de 2012
Expectativa: 4/5
Revisão: Luigi Santana