A apresentação da Nintendo na E3, que você conferiu com a nossa cobertura especial, foi razoavelmente boa, mas longe de ser espetacular. Houve rumores de que a empresa japonesa apresentaria um modelo do 3DS com um design novo, fato este que não aconteceu. E quem imaginaria que em um comum Nintendo Direct, a Big N exibiria o tal novo modelo do portátil? Pois é, o 3DS XL em breve estará entre nós e especulamos aqui as razões que levaram a Nintendo a anunciá-lo, além das estratégias e da pergunta que não quer calar: precisamos mesmo de um 3DS XL?
O pequeno grande portátil
O 3DS está se firmando a cada vez mais no mercado. Após um início ruim, com vendas abaixo do esperado, a Nintendo efetuou um corte de preço, fator esse que colocou o console no topo da lista dos mais vendidos, além de uma biblioteca de jogos interessante. O portátil tridimensional conseguiu superar as vendas do seu irmão mais velho, o DS, em determinados períodos e hoje possui uma base superior a 18 milhões de portáteis pelo mundo.
Quem tem uma memória boa deve se lembrar de que Iwata, o presidente da Nintendo, havia dito que o portátil tridimensional não teria tantas versões como o DS. E, em termos, a palavra dele ainda prevalece, pois, diferentemente do DS que teve versões Lite, i e XL, o 3DS pulou diretamente para a XL. Então, se o 3DS está indo muito bem, por que motivo lançar um novo modelo exatamente nesse momento? Havia a necessidade de lançar o 3DS XL a pouco mais de um ano de vida do portátil?
A Nintendo sabe que o 3DS pode e vai lhe render lucros. Mesmo após o corte de preço, período esse que foi de recuperação financeira, a empresa espera agora que o portátil comece a realmente gerar lucros, tanto que essa é uma das metas da Big N até o fechamento do atual ano fiscal, que acontecerá em março de 2013. E uma das apostas são os títulos de peso que ainda chegarão ao 3DS como New Super Mario Bros. 2, Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance, Castlevania: Lords of Shadow – Mirror of Fate, Paper Mario: Stickers Star, Luigi’s Mansion: Dark Moon, Animal Crossing: Jump Out, apenas para citar alguns.
O lançamento do novo modelo serve também para impedir que o Vita se destaque. Exatamente uma semana após o visível aumento nas vendas do portátil da Sony, que pela primeira vez após o lançamento vendeu mais que o PSP, ficando apenas atrás do 3DS, o XL foi anunciado e é uma arma para o portátil tridimensional se destacar ainda mais. Não é apenas uma questão de design, mas também de mercado.
A própria estratégia de marketing da Nintendo é focada para quem tem algum portátil da família DS ou o 3DS anterior. Tanto que na Europa e no Japão, alguns modelos serão vendidos sem o carregador. Não apenas um incentivo para quem possui o primeiro modelo ou algum DS, mas também uma tática para baratear o novo modelo. O preço do XL está estimado para a América do Norte em U$ 199,99, um pouco mais caro que o modelo inicial, que custa U$ 169,99.
Os rumores
Agora vamos especular alguns pontos a respeito do 3DS XL. Por que a Nintendo não o lançou com um segundo Circle Pad incluso? A resposta é “para não dividir os donos do portátil”. Se a Big N lançasse um novo modelo com dois Circle Pads estaria separando e sendo injusta com os proprietários do primeiro modelo. Imagine se um título é lançado e utilizasse essencialmente o segundo analógico? Donos do antigo modelo que não têm o Circle Pad Pro simplesmente ficariam impossibilitados de jogar tal game. Vale ressaltar que o acessório ainda é opcional e não essencial. Resident Evil: Revelations, Metal Gear Solid: Snake Eater 3D e Kid Icarus: Uprising são alguns exemplos de games que tem suporte ao Circle Pad Pro e são perfeitamente jogáveis sem o uso do acessório. O 3DS XL também terá o próprio acessório adicional, que será lançado ainda esse ano no Japão.
O tamanho da tela superior ficou próximo das medidas do PS Vita, que mede cinco polegadas. Estaria a Nintendo querendo que desenvolvedoras que criam jogos para o portátil da Sony sintam-se confortáveis em fazer uma versão para o 3DS? E com a tela maior, o 3DS XL nos faz lembrar um dos próximos passos da Nintendo: a integração entre o 3DS e o Wii U. Quem sabe não veremos títulos com funcionalidades entre os dois consoles? Alguém aí imaginou o próximo Super Smash Bros., no qual a versão portátil e do Wii U estão sendo desenvolvidas simultaneamente?
Mas precisamos mesmo do 3DS XL?
A resposta é sim e não. Se você estava revoltado com o anúncio do novo modelo por possíveis diferenças técnicas, saiba que a parte hardware do console continua exatamente a mesma, não houve alterações. A própria Nintendo chegou a confirmar isso em uma recente entrevista. Os apontamentos de que o efeito 3D estava melhor e que haveria filtros no novo modelo, que não deixariam os gráficos serrilhados, foram desmentidos. A Big N atribui que o fator que levou as pessoas que testaram o 3DS XL a essas conclusões seja o tamanho da tela, que aumentou de 3,53 polegadas para 4,88 polegadas a superior, e a inferior que foi de 3,02 polegadas para 4,18, um aumento de 90%, tornando-se assim o maior portátil da Nintendo em medidas de tela.
Já se você sente algum desconforto ou dores ao jogar no modelo atual, ou ainda tem mãos grandes, o 3DS XL pode ser indicado para você. Seu design maior torna tudo mais confortável, principalmente por estar mais “arredondado” e com o D-pad e os botões maiores. É como se fosse uma versão XL e Lite em um mesmo modelo. Outras mudanças significativas são as elevações na tela superior, que impede que esta fique marcada ao fechar o portátil (adeus, marcas!), a mudança da stylus, que agora não é retrátil e com o encaixe movido à direita do portátil, e a duração da bateria, que agora aguenta aproximadamente seis horas e meia de jogatina. Excelente pra quem joga muito!
Para instigar ainda aqueles que não têm o portátil ou que tem algum interesse, New Super Mario Bros. 2 será lançado juntamente com o novo modelo em agosto. O 3DS XL também contará com cartão SD de 4GB, superior ao primeiro modelo que vem um cartão de 2GB. É um sinal da preparação da Big N para a disponibilização de grandes games por meio de downloads. Resumindo: se você está contente e satisfeito com o modelo atual, não há razão para trocar. A Nintendo não obrigou ninguém a trocar de portátil, apenas deu mais uma opção aos consumidores. Se você se interessou pelo 3DS XL ou ainda não tem, essa é a sua chance. Basta esperar até 19 de agosto.
E você? O que acha do novo modelo do 3DS? Acha que foi uma atitude precipitada da Nintendo ou veio no momento certo? Pretende adquirir o 3DS XL? Conte para nós!
Revisão: Marcos Vargas Silveira