Anunciado há muito tempo para o Wii e há algum tempo noticiada sua mudança para o Wii U, Pikmin 3 foi um dos games de maior destaque da Nintendo na E3 2012. E é claro que a Equipe Nintendo Blast que pôde conferir na íntegra a maior feira de videogames do planeta não perdeu a oportunidade de pôr as mãos nessa obra-prima. Gráficos excepcionais, controles precisos, carisma garantido e uma mecânica ainda muito criativa são apenas alguns dos pontos que iremos destrinchar a seguir! Continue lendo com a gente e descubra a experiência por trás de Pikmin 3!
Um mundo em miniatura, mas em alta resolução
É difícil se lembrar do visual de Pikmin (GC) e Pikmin 2 (GC) ao conferir a riqueza gráfica de Pikmin 3 (Wii U). Quando vemos o tanto de detalhes que a equipe de produção colocou nos cenários, fica claro que o poder técnico avantajado do Wii U beneficiou muito a série (confira nossas primeiras impressões do novo console). Esqueça os eventuais cenários vazios dos games anteriores, a explosão de detalhes de Pikmin 3 nos remete, por exemplo, à série Uncharted e Batman: Arkham City. E tudo flui muito bem na tela, que agora abrange uma visão muito maior do cenário.
Haviam também efeitos de “foco” muito bons, que pareciam não ser mera exclusividade das cutscenes da demo. Para ter uma ideia da beleza, o primeiro estágio da demo tinha um limite de sete minutos e, na primeira vez que joguei, passei tanto tempo dislumbrado com o visual que acabei vendo a tela de “Thank you for playing” antes mesmo de conseguir o Rock Pikmin. Os trailers nos mostraram muito mais cenários, mas, na E3, apenas uma zona florestal podia ser explorada.
Pikmins, em ação!
Como um legítimo jogo de estratégia em tempo real, Pikmin 3 se mostrou bem eficiente nesse aspecto. É possível prever onde os Pikmins serão lançados e todos executam ações simultâneas sem que o jogador precise ficar prestando atenção a cada uma delas . Em determinado momento, meus Pikmins estava quebrando paredes de pedra, ao passo em que outros já adiantavam a coleta de frutas e um último grupo liquidava inimigos. Nesse quesito, o aspecto “multi-tarefa” de Pikmin 3 é ajudado pelo Wii U GamePad. No U Pad, temos um mapa de todo o estágio, com ícones indicando as coisas que vão acontecendo nele. Para quem reclamava dos mapas mais simples dos games anteriores, saiba que aqui a funcionalidade é muito superior e é executada sem "pausar a jogatina”.
Apesar do U Pad ser a grande sensação do Wii U, era perfeitamente possível utilizar a dupla Wiimote + Nunchuk e usar o controle tablet apenas como mapa. No U Pad, usa-se o segundo analógico como mira para atirar Pikmins, enquanto, no Wiimote, a função é feita pelo pointer. Na demo, podíamos utilizar os novíssimos Rock Pikmins (que são bem fortes), essenciais para quebrar o casco duro do chefão, que era um artrópodo gigante. Além dos Rock, tínhamos o tradicional Red Pikmin (que causa dano à pele exposta do chefe). Fora esses, podemos esperar pelos demais tipos dos games anteriores e por ainda mais novidades, afinal, é um game de Shigeru Miyamoto, não é?
Confira abaixo nossa hands-on em vídeo direto da E3 2012