Faça inveja à Ana Maria Braga... ou não
Order Up!! é o terceiro jogo virtual no qual foi disponibilizado uma versão demonstrativa (os anteriores foram Mutant Mudds e Pyramids). A demo ocupa exatamente 271 blocos do cartão SD e pode ser executada até 30 vezes antes de expirar.
Este game de culinária foi lançado para o Nintendo Wii em 2008 e também teve versões para PlayStation 3 e IOS. Mas você sabia que na Europa o jogo foi lançado para o Nintendo 3DS em dezembro de 2011 em formato físico? Agora a versão para a América está prevista para dia 21 de junho em formato digital.
Colocando a mão na massa
Ao iniciar a demo, você pode escolher entre ser um chef do sexo masculino ou feminino. Independentemente de sua escolha, o cozinheiro cairá de um avião em Port Abello, em um fast food que, coincidentemente, precisa de um empregado para preparar os pratos. Coisa do destino, não?
Você pode escolher entre duas opções: o Tutorial, no qual é apresentado a jogabilidade, e o Quick Play, para ir direto ao jogo e colocar a mão na massa. De qualquer forma, preparar os pedidos dos clientes é um processo bem simples, pois eles chegam de carro e os itens desejados por eles aparecem na tela inferior.
Fica ao critério do jogador escolher a ordem e o que fazer primeiro. Há quatro diferentes tipos: bebidas, verduras, frituras e carnes. O interessante é o uso simultâneo das duas telas do portátil. Na superior são exibidos os alimentos e o identificador de como está o seu prato, enquanto a jogabilidade é praticamente toda feita pela tela tátil.
Então, por exemplo, para cortar um tomate, você precisará selecioná-lo e arrastá-lo para a mesa e riscar a tela inferior. Para fazer batatas fritas, arraste-as para o óleo, faça um traço de cima para baixo para colocá-lo no líquido e um traço inverso para retirá-lo. As verduras e legumes são os únicos alimentos no qual a precisão dos cortes é levada em consideração para classificar o seu desempenho. Os outros, o que contam é o tempo exato de preparo.
Quando você coloca o bacon na chapa, por exemplo, precisa esperar até que o marcador chegue ao ponto verde para fazer um risco curvado na tela tátil para virar o alimento, e deve esperar o mesmo chegar novamente ao ponto verde para retirá-lo. Dessa forma, se o alimento ficou “no ponto”, você pode guardá-lo na bandeja ou, caso não esteja bom, pode descartá-lo.
Quando o jogador está cozinhando, o marcador classifica como está o preparo do respectivo alimento. Essa classificação varia entre poor, good, ok e perfect. Além disso, o tempo que você leva para fazer o pedido também conta, ou seja, quanto melhor e mais rápido o prato for feito, mais dinheiro ganhará dos clientes. Portanto, fazer várias coisas ao mesmo tempo é uma tática interessante, mas que pode fazer com que você se complique, caso não consiga dar conta de cozinhar tudo.
O visual do game é cartunesco e agradável. O efeito 3D do portátil é perceptível, mas nada muito surpreendente. O áudio aparenta ser repetitivo, porém, apresenta o bom humor que o jogo proporciona.
Um cardápio sem variedade
A demo se resume apenas a fazer os pedidos no fast food. O legal é que os pratos são escolhidos de forma randômica, ou seja, você não fará a mesma sequência de pratos quando for jogar a versão demonstrativa novamente. Talvez se mostrassem mais opções, como por exemplo, o jogador fazendo pratos em restaurantes (fato que acontece na versão completa), deixaria a demo menos repetitiva e mais interessante.
Se você gosta de jogos de simulação de culinária, Order Up!! é uma boa escolha. Agora, se você não se interessa por games desse gênero, o jeito é escolher outra opção no “cardápio” do eShop, pois o preço de R$ 16,99 parece ser um pouco amargo e caro. Há opções melhores e mais interessantes, como Sakura Samurai: Art of the Sword, Pushmo e Dillon’s Rolling Western, com preços mais acessíveis ou semelhantes. Até porque a comida feita por nossas mães é sempre a melhor e insubstituível.
Revisão: Marcos Vargas Silveira