Blast from the Past: Wario Land 3 (GBC)

em 06/06/2012

Após sua aparição em Super Mario Land 2: 6 Gold Coins , Wario caiu no gosto dos jogadores, principalmente por sua personalidade peculiar. O... (por Farley Santos em 06/06/2012, via Nintendo Blast)

nintendo_blast_wario_land3_cover Após sua aparição em Super Mario Land 2: 6 Gold Coins, Wario caiu no gosto dos jogadores, principalmente por sua personalidade peculiar. O ganancioso anti-herói protagonizou várias aventuras na série Wario Land, sendo o terceiro game o ápice.  Lançado para Game Boy Color em 2000, Wario Land 3 é um jogo de plataforma e exploração, abandonando a progressão linear de seu antecessor, mas mantendo as principais características da jogabilidade.

O mundo da caixa de música

nintendo_blast_wario_land3 (3) Um dia Wario estava voando feliz em seu avião. Ao sobrevoar uma floresta, o avião apresenta problemas e acaba caindo. Felizmente Wario não se machuca e decide explorar a região. Lá ele acaba encontrando uma curiosa caixa de música dentro de uma caverna. Ao tocá-la, o anti-herói é sugado para dentro do objeto. Wario é recepcionado por uma criatura misteriosa que se denomina o mestre daquele mundo. O estranho personagem explica que um ser maligno selou seu poder em cinco caixas de música e suplica por ajuda. Para convencer Wario, a criatura diz que ele poderá ficar com qualquer tesouro que encontrar, selando o trato com a promessa de mandá-lo de volta para o seu mundo original. Diante de uma oportunidade tão incrível, o ganancioso personagem decide ajudar a criatura e parte em busca das caixas de música.

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Caça aos tesouros

Para libertar o mestre desse mundo, Wario tem que explorar minuciosamente cada uma das quatro regiões, nomeadas de acordo com os pontos cardeais (leste, oeste, norte e sul). Nestas regiões existem fases, com quatro tesouros cada. O objetivo é encontrar a chave e abrir o baú de cor correspondente. Estes itens influenciam o cenário, abrindo novas fases e às vezes modificando as anteriores. Outro uso desses artefatos é prover novas habilidades para Wario, possibilitando explorar novas áreas. Um exemplo é o machado, o primeiro tesouro do jogo. Uma vez adquirido, Wario corta uma árvore no mapa e duas novas fases são descobertas. Vários dos tesouros são opcionais e encontrar todos é um grande desafio.

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Parece uma tarefa simples, mas vários fatores influenciam a busca. O primeiro deles é que Wario começa a aventura com pouquíssimos movimentos à disposição. De início, ele só consegue desferir cotoveladas, limitando as áreas que podem ser visitadas. Conforme encontra tesouros, novas habilidades são destravadas, permitindo que Wario acesse novos locais. Por exemplo, uma das habilidades é arremessar inimigos, quebrando blocos fora do alcance da cotovelada. Outro ponto é o sistema de dia e noite: as fases se alteram de acordo com o período em que são visitadas, sendo algumas áreas acessíveis somente em determinados momentos. Isso faz com que seja necessário revisitar as fases de posse de novas habilidades para conseguir avançar no jogo, sempre levando em conta se é dia ou noite.

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Mil transformações

Assim como na aventura anterior, Wario é invencível, mas não pense que isso torna as coisas mais fáceis. Ao ser atingido por algum inimigo, o anti-herói é afetado por alguma anomalia e se transforma temporariamente. Existem inúmeras transformações e elas são necessárias para conseguir explorar completamente as áreas. Por exemplo, caso Wario engula rosquinhas jogadas por inimigos, ele se transforma em Fat Wario, tornando-se gordo e conseguindo destruir blocos com seu peso. Se atingido por uma marreta, Spring Wario entra em ação: o personagem se transforma numa espécie de mola e passa a pular ininterruptamente, sendo estes saltos bem mais altos, possibilitando alcançar novos lugares. O importante é observar os inimigos e fazer o melhor uso deles.

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Mas as criaturas espalhadas pelo jogo não seriam chamadas de inimigos caso não atrapalhassem de alguma maneira. Certas transformações só atrapalham ou acontecem em momentos ruins. Não existe nada mais frustrante do que passar por uma sequência de plataformas que exigem saltos precisos, para no final ser transformado em um novelo por um bicho-da-seda, rolando abaixo para o início da sequência, sendo necessário executar os saltos chatos novamente. Situações similares a essa são bem comuns e consistem da principal dificuldade do jogo.

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Tesouro desconhecido

nintendo_blast_wario_land3 (1) Com tantos destaques e desafio na medida certa, Wario Land 3 é facilmente considerado o melhor da série. A popularidade do jogo não é das maiores, já que poucas pessoas tiveram acesso a ele. Este fato deve mudar em breve, pois o game já está disponível no Virtual Console japonês de 3DS, sendo só uma questão de tempo para ser lançado no ocidente também. E vocês, tiveram a oportunidade de jogá-lo? Recomendam o game?

Revisão: Vitor Tibério

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é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
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