Lembre do tempo em que mulheres nos videogames era, no máximo, uma garota pixelizada ao lado de um terrível gorila esperando ser salva. Que tragédia não é? Felizmente hoje a realidade é outra e elas já conquistaram esse espaço. Seja em jogos de luta, corrida, plataforma ou shooters, elas estão lá, prontas para chutar bundas e mostrar quem manda. O Top 10 de hoje falará sobre as 10 personagens mais lindas, sensuais e inteligentes que já passaram (e fizeram história) pelas plataformas Nintendo. Então prepare o seu babador porque a contagem vai começar!
Para deixar o Top 10 mais justo, só foi permitida a participação de uma musa por franquia.
10. Marle (Chrono Trigger)
Bastou uma “trombada” entre os dois protagonistas de Chrono Trigger para que os fãs se apaixonassem pela bela Marle, a princesa de Guardia. Linda, engraçada, dócil e carismática, Marle é uma personagem na medida certa, sem exageros e estereótipos, típicos das personagens femininas daquele tempo, mas sem parecer completamente sem graça. Marle é uma graça.
Além de todas essas qualidades, ela ainda pode ser vista como a razão de todos os acontecimentos de Chrono Trigger e, ao invés de agir como uma princesa indefesa, ela vai às lutas e demonstra a garra feminina, não se deixando abater em nenhum momento. Marle é aquele tipo de garota forte, que consegue tudo o que quer, cuida de si mesma e é dona do próprio nariz, não seguindo ordens. É o girl power ao máximo.
9. Mia Fey (Phoenix Wright)
Já no primeiro episódio do primeiro Ace Attorney os aspirantes a advogado são apresentados a uma das maiores musas do Nintendo DS: Mia Fey. Linda, sensual, graciosa e acima de tudo inteligente, ela é a voz sábia que ajudará o jogador a superar algumas das principais dificuldades que surgem na vida de um advogado novato.
Determinada e corajosa, a bela Mia esbanja sensualidade e carisma, e pode ser vista de diversas maneiras, dependendo do jogador. Alguns podem vê-la como uma “mãe”, outros como uma “irmã” e alguns outros como uma “parceira”. O que importa é que só a sua presença (mesmo que diretamente do além) já nos traz aquele suspiro aliviado… por diversos motivos!
8. Palutena (Kid Icarus)
Palutena é uma deusa, no sentido literal da palavra. Uma deusa fictícia, mas ainda assim uma deusa. Diferente de outras musas, que se transportam através do além ou que lutam por conta própria, ela não é nenhuma atleta ou guerreira, se restringindo a apenas ajudar o jovem anjo Pit, de Kid Icarus, mas nem por isso pense que seu trabalho é o mais fácil, muito pelo contrário.
Com o nome inspirado na deusa grega Pallas Athena, a bela Palutena manteve um hiato de mais de 20 anos até retornar aos consoles através de uma breve participação em Super Smash Bros. Brawl. A linda e bondosa Deusa da Luz é quem comanda o reino do Angel Land, e é quem guarda os Três Tesouros Sagrados. Ela ainda mantém certa rivalidade com a terrível Medusa, principalmente graças a sua bondade e senso de justiça ímpares.
Palutena pode até ter estado tempo demais sumida, mas sua bela participação no Kid Icarus original e em Of Myths and Monsters, aliados a seu grande retorno em Uprising provaram que o tempo só fez bem a ela e a colocou novamente na cabeça dos nintendistas.
7. Ada Wong (Resident Evil)
Jill Valentine e Claire Redfield que me perdoem, mas Ada Wong é a grande musa de Resident Evil. Misteriosa, linda e com aspecto frágil, Ada é aquilo que conhecemos pelo termo femme fatalle. Com um belo arsenal de truques e um corpo escultural, fica fácil entender porque Leon caiu no papo dela duas vezes não é? E quem não cairia?
Sempre com suas belíssimas pernas à mostra e exibindo suas habilidades acrobáticas, a anti-heroína Ada é o tipo de mulher em que não se deve confiar, mas que é difícil resistir. Por ter um passado obscuro, é difícil saber quando encontraremos ela novamente, só me resta dizer que espero que seja muito em breve.
6. Joanna Dark (Perfect Dark)
Joanna Dark, ou Jo, é mais uma femme fatale da lista, uma mulher poderosa e capaz de conseguir tudo o que quer, nem que seja à força. A linda espiã tinha como missão primária substituir o velho e feio James Bond como principal opção dos fãs de FPS no Nintendo 64. Nem preciso dizer que foi uma missão muito fácil, não é?
A espiã não poupa esforço para seduzir a todos e o faz de modo bem discreto. Joanna não precisa apelar para o uso de roupas curtas ou a ausência delas para ser sensual. Optando por um estilo agressivo, que lembra bastante Nikita, do filme homônimo, ela é uma mulher fatal, perigosa, mas muito, muito sedutora. É uma verdadeira tragédia que não tenhamos mais a visto.
5. Terra Branford (Final Fantasy)
Qualquer um que tenha jogado Final Fantasy VI (SNES/GBA), ao menos por uma hora, deve ter ficado curioso para saber quem era aquela enigmática garota que sabia, misteriosamente, invocar magias. Ela se chama Terra Branford.
Mesmo que representada apenas por alguns pixels, ela logo se tornou uma das imagens femininas mais populares entre os donos de SNES e passou a ser considerada, por muitos, como a melhor protagonista de Final Fantasy de todos os tempos. Também pudera, Terra é linda, inteligente e muito misteriosa, sempre despertando a curiosidade do jogador.
Entre os diversos fatos que explicam os motivos de Terra ser o que é, encontramos em sua árvore genealógica: ela é filha de um ser mágico (um Esper) com uma humana. O seu passado, cheio de histórias obscuras e treinamento rígido a transformou em uma garota, de certa forma, abalada emocionalmente. Porém, sua doçura e delicadeza mantiveram a musa que existia nela.
4. Chun Li (Street Fighter)
Sempre com seu belo e vantajoso par de pernas à mostra, Chun Li é a primeira imagem feminina que vem à mente quando se pensa em Street Fighter.
Meiga, linda e muito forte, Chun Li foi uma das principais responsáveis pela popularização das mulheres nos jogos luta, seja por esses motivos citados ou por outros…
Chun Li é mais conhecida por seu corpo escultural e seu rosto perfeito. A Capcom, ciente do apelo sexual da personagem, vive aumentando algumas medidas aqui e acolá. Infelizmente eles às vezes passam do ponto, mas a Chun Li ainda assim é uma das lutadoras mais gatas de todo o mundo e uma das mais interessantes. Sorte (ou não) dos caras que podem sentir a força daquelas pernas.
3. Princess Zelda (The Legend of Zelda)
Ok, essa aqui é só uma garota esperando ser salva, mas e daí? Zelda também dá a sua contribuição na história: já destruiu conspirações, foi pirata e até mesmo um espírito, além de toda a lenda de Zelda girar (também) em torno dela.
Forte, inteligente e determinada, a dona da triforce da sabedoria já reencarnou diversas vezes, mantendo sempre seu belo rosto, um carisma impressionante e uma bondade exemplar, sendo uma verdadeira princesa, ou quase o que podemos chamar de matriarca para o reino de Hyrule.
Assim como outras donzelas de sua época, Zelda iniciou sua história na Nintendo como a recompensa final ao jogador após uma longa e difícil jornada, mas com o passar dos anos acabou ganhando personalidade e uma participação muito importante nas jornadas de Link e na vida dos fãs da série. Zelda pode não alimentar estereótipos de outras musas, como forte apelo sexual, mas ainda assim é uma grande musa e certamente uma das imagens femininas mais fortes entre os nintendistas.
2. Princess Peach (Mario)
Ela pode até ter um visual cartunesco que lembra as princesas da Disney, mas não há como negar que Peach é um pedaço de mal caminho. Basta ver algumas imagens recentes em jogos esportivos do Mario, que fogem um pouco do padrão donzela, para entender porque o famoso encanador a corteja por quase 30 anos.
Mesmo com um início tímido, Peach logo conquistou o coração dos fãs, aparecendo como personagem controlável já na segunda aventura de Mario no ocidente e ganhando um jogo próprio para o Nintendo DS. Hoje, ao lado de Mario e de outras figuras carimbadas da Big N, Peach tornou-se um ícone, seja pela frase célebre que se refere a ela (“Thank you Mario, but our princess is in another castle!”), seja pelo design cativante ou mesmo pelo carisma invejável.
1. Samus Aran (Metroid)
Pense nos pobres garotos que passavam dias jogando Metroid (NES) na tentativa de tirar o máximo de roupa possível de Samus, isso tudo numa época em que ela ainda era uma loira pixelizada. Agora volte sua mente para a nova Samus loira e de seios fartos do Wii. Sacou o quanto essa mercenária mexe com o imaginário da gente? Se não, vai sacar agora.
Samus surgiu numa época em que as mulheres ocupavam postos de “donzelas em apuros” e mostrou que elas também poderiam ser verdadeiras badass. Surpreendendo muitos, que esperavam qualquer coisa menos uma garota saindo de dentro daquela Power Suit, Samus demonstrou a força do girl power e abriu espaço para diversas outras mulheres, musas ou não, numa área que era predominantemente masculina.
A mercenária já mudou de visual inúmeras vezes, mas em todas as ocasiões ela mantém um belo corpo cheio de curvas, capaz de fazer qualquer um jogar Metroid outra vez à procura de um tempo menor (isso que eu chamo de fator replay). Por passar grande parte do jogo dentro de sua Power Suit, fica difícil visualizar o mulherão de 1,90 m que consegue se contorcer em formato de bola para se ajustar à Morph Ball, mas basta contemplarmos sua versão Zero Suit para percebermos que ela é a verdadeira grande musa da Nintendo.
No Top 10 de hoje relembramos lindas personagens que fizeram história no universo da Nintendo. Sejam personagens controláveis, ajudantes ou apenas donzelas em apuros, estas garotas se tornaram verdadeiras musas e imagens recorrentes na mente de todo nintendista, seja ele old school ou novato. E você? Sentiu falta de alguma personagem na lista? Acha que alguma troca poderia ter sido feita? Dê a sua opinião nos comentários.
Revisão: Luigi Santana