Kirby é um personagem bem versátil. Devido a sua forma peculiar, a criatura rosa já protagonizou vários jogos nos quais braços e pernas não são necessários. Um desses games é Kirby’s Block Ball: jogo de ação e puzzle no estilo “rebata a bolinha e quebre todos os blocos”. Lançado originalmente para Game Boy em 1996, Block Ball era compatível com o acessório Super Game Boy. Recentemente, o jogo foi disponibilizado no eShop (3DS), na categoria Virtual Console, possibilitando, assim, que mais jogadores conheçam o game.
Quebrando tudo
Como todo jogo nesse estilo, o objetivo em Kirby’s Block Ball é destruir todos os blocos de cada estágio. Para isso, é necessário lançar Kirby contra os obstáculos e inimigos sem deixar que ele toque os espinhos. Pás ficam posicionadas nas paredes dos estágios permitindo rebater o personagem na direção desejada. Apertando o botão A quando Kirby está prestes a tocar uma das pás faz com que o personagem seja rebatido com maior velocidade e força, técnica necessária para destruir blocos mais resistentes.
Explorando as fases, é possível também encontrar estrelas que levam Kirby para estágios de bônus. Lá, a bolota rosa participa de mini-games e pode conseguir vidas extras. As fases são divididas em várias seções, com uma batalha contra um chefe no final. Os confrontos exigem estratégia, já que cada chefe apresenta movimentos diferentes e conseguem parar as investidas de Kirby com facilidade. Após a batalha contra o chefe, a pontuação é somada e, caso seja alta o bastante, entra para a lista de melhores.
Roubando poderes
Este não seria um jogo do Kirby completo sem a possibilidade de copiar as habilidades dos inimigos. É possível ganhar poderes derrotando inimigos específicos. De posse destes, fica bem mais fácil avançar nos estágios. Ao derrotar um inimigo elétrico, Kirby adquire a o poder spark. Quando ativado, o personagem é envolto por eletricidade e consegue atravessar blocos, destruindo-os no processo. Outro poder é rock: Kirby se torna uma pesada pedra, caindo e eliminando todos os blocos abaixo de si. Existem outros poderes, mas, infelizmente, a quantidade é bem limitada.
Simplicidade viciante
Com uma quantidade pequena de estágios, Kirby’s Block Ball pode ser concluído rapidamente. O que demora é tentar bater a pontuação de todas as fases, algo que só pode ser alcançado utilizando os poderes corretos. O jogo é bem simples, mas é bem divertido e ideal para partidas rápidas. E vocês, gostam desse tipo de jogo? Tiveram a oportunidade de testá-lo?
Revisão: Ricardo Bach