Um dos maiores atrativos do Wii é com certeza o Virtual Console, serviço que possíbilita o download de games de plataformas antigas para serem jogados direto do próprio console. Com o final da vida do revolucionário console da Nintendo se aproximando, nada melhor do que reunir nesta coluna os 10 melhores clássicos disponibilizados no serviço. Mas é claro que a tarefa não é das mais fáceis, pois a quantidade de títulos de altíssimo nível presente no acervo é de cair o queixo, sendo muito complicado selecionar apenas 10 títulos entre tantos. Confira abaixo nossa lista!
10. The Legend of Zelda: A Link to the Past (Super Nintendo)
Lançado originalmente em 1991, para SNES, o game é uma verdadeira obra prima! Para muitos, ALTTP ainda é considerado o melhor Zelda já criado. E não é para menos: na época, nunca se tinha visto um mundo virtual tão vasto e vivo. A Hyrule idealizada pelo mestre Miyamoto na época do NES se via plenamente realizada e cada nicho do gigantesco mundo do jogo é recheado de segredos escondidos. Link tem a sua disposição um arsenal de dar inveja em qualquer super herói por aí! Falando em equipamentos, o game marca a estreia de Hookshot, um dos mais queridos da série.
O enredo é outro ponto forte do título: o poderoso mago Agahnim consegue obter a triforce e, com isso, pretende libertar Ganon do selo criado pelos sete sábios há centenas de anos. A Link to the Past é um jogo muito longo e desafiador, fazendo valer cada Nintendo Point investido. Se você já jogou este capítulo da série, vale uma revisita. Caso nunca tenha jogado, corra para o Wii Shop Channel e não perca mais tempo!
9. Sin & Punshment (Nintendo 64)
O shooter on rails (jogabilidade em trilhos) da Treasure lançado para Nintendo 64 em 2000 saiu apenas no Japão. Mesmo assim, a tamanha qualidade do título garantiu uma grande base de fãs que revindicaram o lançamento ocidental do jogo por anos. Mas somente com o Virtual Console, a demanda foi atendida. O clássico cult foi traduzido para lingua inglesa e debutou no Wii Shop Channel no dia primeiro de outubro de 2007.
Para os fãs do gênero o jogo é um deleite, mas o título é tão bem produzido e divertido que até os mais céticos estão convidados a dar uma chance a esta pérola. O sucesso do game acabou resultando em uma sequência lançada exclusivamente para Wii: Sin & Punishment: Star Successor.
8. Streets of Rage 2 (Mega Drive)
O mais classic Beat’n Up de Mega Drive teve três versões lançadas, tanto no saudoso console da Sega quanto no Virtual Console. O motivo da opção pela segunda versão do jogo é sua evolução em relação ao título de estreia da série. Streets of Rage 2 é um excelente Beat’n Up, e a possibilidade de aproveitar o título no Wii chega a ser um privilégio aos nintendistas.
A jogabilidade do game é extremamente refinada em relação ao primeiro game da série. Os cenários, trilha sonora e personagens são muito marcantes. O jogo é excelente para uma tarde com os amigos e com certeza garantirá muitas risadas!
7. Sonic the Hedgehog 2 (Mega Drive)
Eis o maior mascote da Sega e o mais importante rival que Mario já teve! Sonic 2 é um dos melhores games de plataforma da era 16 bit e é um título obrigatório para toda pessoa que se diz fã de video game. O jogo marca a estreia de Tails, tem gráficos lindos e gameplay extremamente polido. É a era de ouro do mascote da Sega, que hoje não está em seus melhores dias (mesmo que venha melhorando de uns tempos para cá).
No game, Sonic e Tails devem impedir Dr. Robotnik de mais uma vez utilizar as Chaos Emeralds para o mal. O vilão deseja utilizar o poder das esmeraldas para lançar o Death Egg (paródia da Death Star, de Star Wars) ao espaço. O ouriço e seu companheiro devem explorar diversas fases em busca das esmeraldas para assim impedir que os planos de Robotnik se concretizem.
6. Alex Kidd in the Miracle World (Master System)
Jogo que introduziu o mundo dos games ao redator que lhes escreve, Alex Kidd é uma pérola atemporal. O game foi criado para rivalizar com Mario na época do NES, mas a baixa popularidade do Master System impossibilitou que o game fosse testado por muitos. Alex Kidd é um jogo de plataforma, com progressão vertical e horizontal, contando até mesmo com o uso de veículos, como uma moto e uma espécie de avião.
A grande sacada do jogo é forma com que acontecem as batalhas contra os chefes: disputas de melhor de três de Jankenpo! O garoto deve progredir pelos níveis, enfrentando inimigos, executando saltos precisos. O game é bem difícil e não há a possbilidade de salvar o progresso, o que pode afastar alguns jogadores, mas saibam que deixar passar este game é ignorar um dos jogos que possibilitaram que a indústria ainda exista com tanta força.
5. Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars (Super Nintendo)
Se este game fosse ruim a existência inusitada de um jogo de RPG feito pela Square e estrelado por Mario no Reino dos Cogumelos já justificaria a compra. Mas Legend of Seven Stars é um dos melhores games feitos para Super Nintendo! Com um enredo extremamente bem elaborado e cheio de passagens engraçadas, um sistema de batalha que consegue unir o melhor dos games da Square com diversos elementos presentes nos games de plataforma da Nintendo e gráficos de cair o queixo, não experimentar esse jogo chega a ser uma heresia!
No game, Mario e sua trupe devem enfrentar Smithy, um cruel vilão que roubou as sete peças da Star Road, local capaz de realizar desejos dos habitantes do mundo do jogo. Mario deve recuperar as Star Pieces e restaurar Star Road, garantindo novamente a paz no Reino dos Cogumelos.
4. Super Mario Bros. 3 (Nintendo Entertainment System)
A complicada decisão de escolher apenas um game de plataforma do encanador mais famoso do mundo resultou em um dos títulos que definiram toda a indústria. Super Mario Bros. 3, para o saudoso Nintendinho é um game à frente de seu tempo. O jogo introduziu elementos utilizados em toda a indústria até hoje como o World Map, toneladas de itens especiais, caminhos alternativos para concluir a aventura e uma enorme quantidade de segredos escondidos pela extensa aventura.
Super Mario Bros. 3 apresenta visuais inacreditáveis para os padrões do NES e todos os detalhes são muito bem trabalhados. Mais uma pérola obrigatória para qualquer gamer, um clássico que definiu o gênero.
3. Chrono Trigger (Super Nintendo)
Eis o melhor RPG já criado pela Square disponível pela bagatela de 800 Nintendo Points. Não há palavras o bastante para descrever a tamanha qualidade deste título. Criado pelo chamado “Dream Team”, composto por nada menos que os produtores de Final Fantasy e Dragon Quest, Akira Toriyama (criador de Dragon Ball e responsável pela parte artística da série Dragon Quest) e Nobuo Uematsu (músico responsável pelas excelentes composições da série Final Fantasy), o game é o ápice do gênero e introduziu diversas inovações presentes em títulos lançados até hoje.
Trigger conta com múltiplos finais, um mundo gigantesco para explorar (em diversos períodos da história) e um sistema de batalha refinadíssimo, o Active Time Battle, visto pela primeira vez em Final Fantasy IV, mas utilizado em sua plenitude apenas nesse título. Um RPG que merece ser jogado não apenas pelo seu peso histórico, mas, também, pela sua qualidade, superior a tudo que têm sido lançado recentemente no gênero.
2. The Legend of Zelda: Ocarina of Time (Nintendo 64)
Esse jogo precisa mesmo de alguma apresentação? Caso você tenha passado os últimos 13 anos em uma caverna, vamos lá: Ocarina é considerado por muita gente o melhor jogo de todos os tempos. Assim como os outros games mais bem colocados deste Top, o jogo ditou as tendências da indústria e na época de seu lançamento estava à frente de seu tempo. Miyamoto teve toda sua genialidade evidenciada com este título, que transpôs uma Hyrule bidimensional para um mundo tridimensional com escala sem precedentes. Foi Ocarina também que introduziu o sistema de trava de mira para combates em jogos tridimensionais com movimentação livre. O chamado Z-Targeting é utilizado em jogos de diversas produtoras até os dias de hoje e ainda não se descobriu uma forma melhor de realizar combates em espaços tridimensionais.
Ocarina é uma jornada gigantesca, com um enredo espetacular, gráficos maravilhosos para sua época e uma jogabilidade tão refinada que os jogos atuais da série ainda se utilizam de sua estrutura atemporal. O game é a nata do que a industria pode oferecer e já foi lançado em tantos meios que não há desculpas para não jogar. Se você faz parte das pessoas que ainda não testaram este jogo nem continue lendo esta matéria. Ao invés disso corra para seu Wii e compre este jogo agora!!
1. Super Metroid (Super Nintendo)
Enfim, o primeiro colocado Assim como Ocarina, este dispensa qualquer tipo de comentário. Super Metroid é mais uma prova (e das grandes) de que a Nintendo é a melhor produtora de games do mundo. Super Metroid é tão inacraditavelmente bem feito que fica difícil apontar todas as suas qualidades neste texto.
O gameplay se aproxima da perfeição, Samus é controlada com muita facilidade pelo jogador , mesmo quando são necessários movimentos precisos. A quantidade de itens colecionáveis e segredos escondidos no game é de babar. Zebes é um planeta completamente desolado e o game foi ambientado tão maestralmente que o jogador sente na pele a melancolia transmitida por aquele lugar. Samus deve explorar sozinha o gigantesco planeta para localizar seu nêmesis, Ridley, que roubou um Metroid de uma base espacial, logo no início do game. O jogo funciona como os outros da série, mas nunca todos os elementos foram tão bem integrados.
Mais um clássico, que merece todo o crédito por ser algo diferente de tudo já criado e, mesmo assim, sem falhas. Super Metroid é um dos melhores games da história e nenhum game do gênero conseguiu chegar aos seus pés, considerando até mesmo os games atuais. Por esses motivos, o jogo leva a primeira colocação com louvor!
Agora é com vocês! Quais são os 10 melhores jogos de Virtual Console no Wii? Deixem seus comentários abaixo!
Revisão: Thyago Coimbra Cabral