Prévia: Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance (3DS)

em 19/04/2012

Anunciado em 2010, durante a primeira exposição na E3 do 3DS, Kingom Hearts 3D: Dream Drop Distance é a grande aposta da Square Enix para o... (por Rafael Neves em 19/04/2012, via Nintendo Blast)

445px-Kingdom_Hearts_3D_box_artAnunciado em 2010, durante a primeira exposição na E3 do 3DS, Kingom Hearts 3D: Dream Drop Distance é a grande aposta da Square Enix para o portátil tridimensional da Nintendo. Após incontáveis aventuras da série entre as plataformas Sony e Nintendo, Dream Drop Distance tem a difícil tarefa de reviver a empolgação pela franquia - que muitos já consideram desgastada. Embora não seja o esperado Kingdom Hearts III, não mede esforços para cumprir sua difícil missão!

 

Sora_(Battle)_KH3DDe volta ao mundo dos sonhos


Visitar mundos inspirados nos clássicos da Disney desde o primeiro Kingdom Hearts (PS2) pode ter sido uma verdadeira viagem por um mundo encantado, mas Dream Drop Distance nos colocará literalmente em um “reino de sonhos”. No mais novo game da série, Sora e Riku terão de cumprir uma difícil tarefa (chamada Mark of Mastery) para mostrar seu valor como usuários da arma Keyblade. Cada um deles terá de entrar no World of Sleep e fechar os Keyholes lá existentes, “acordando” os mundos que lá estão adormercidos. A operação parece simples, uma vez que Heartless e Nobodies não são capazes de penetrar nestes locais para atrapalhar a vida dos heróis. No entanto, os inimigos aqui são outros. Dream Drop Distance estreia os Dream Eaters, que são criaturas altamente coloridas (quase epilépticas) que, na maioria das vezes, funcionarão como adversários. Essas versões malignas são o que chamamos de Nightmare, mas há Dream Eaters "domemsticáveis", denominados Spirits. Esses últimos configuram-se como um importante elemento de gameplay.

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O aspecto lúdico de Dream Drop Distance também trará uma nova ótica para seu roteiro. Quem já assistiu aos trailers mais extensos deve ter percebido: tudo o que você achava que sabia sobre a história de Kingdom Hearts foi dissolvida em uma mistura de personagens e cenários que muitas vezes pareciam ser impossíveis de estar juntos. Mas já que estamos falando de sonhos, qualquer paradoxo é perdoado, dando uma incrível liberdade à trama. Ao invés de temperar o elenco com figuras da serie Final Fantasy - como sempre foi feito - Dream Drop Distance aproveitara os personagens do renomado The World Ends With You (DS) para dinamizar a história. Vai ser comum encontrar com Neku, Shiki, Joshua e todos os envolvidos no impiedoso Reaper’s Game em Traverse Town. E já que mencionamos um dos mundos do jogo, precisamos ressaltar: teremos mundos da Disney inéditos.

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Para quem estava cansado de Alice no País das Maravilhas, A Bela e a Fera e Aladdin, a Square-Enix revirou os arquivos da Disney para nos apresentar mundos temátizados com Tron: Legacy, O Corcunda de Notre Dame, Os Três Mosqueteiros e uma nova ambientação para as aventuras de Pinóquio, denominada Prankster’s Paradise. É importante ressaltar que Riku e Sora serão os personagens jogáveis, sendo que ambos visitarão os mesmos mundos, mas em contextos diferentes (algo semelhante a Birth By Sleep, para PSP). Tetsuya Nomura (diretor do jogo) já confirmou que teremos 7 mundos dentro de World of Sleep para serem acordados, mas também já afirmou que o game não se passará apenas durante o Mark of Mastey, ou seja, preparem-se para surpresas. Falando em surpresas, Nomura também já deu a entender que teremos revelações bombásticas no fim de Dream Drop Distance. Pessoalmente, acredito que Dream Drop Disntance seja a preparação final para Kingdom Hearts III. Não acredita na relevância do enredo deste novo game? Pois estas foram as palavras do próprio Nomura:

"Se eu tiver que dizer quem estas pessoas são, eu diria que são o garoto de cabelo prateado e Axel. Desta vez, no fim da história, haverá a maior cutscene de toda a série, onde a verdadeira forma de Ansem e Xemnas, seus objetivos e muitas outras verdades serão reveladas de uma vez."

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Riku_Battle_(Kingdom_Hearts_3D)Beleza insonhável

Não podemos negar que Kingdom Hearts 358/2 Days (DS) e Re:coded (DS) tiveram seu valor no DS. Ambos conseguiram adaptar muito bem a mecânica  altamente dinâmica de batalha dos títulos para PS2 em uma plataforma de capacidades reduzidas. Mas, mesmo que não apelasse para um sistema alternativo de luta (como em Chain of Memories, para GBA), os dois games para DS estiveram (graficamente falando) muito abaixo de Birth By Sleep. E não falo apenas do quesito técnico, mas também da construção de cenários vazios, sem personagens para conversar e armas que mais parecem ser feitas de papel. No 3DS, a Square-Enix pôde aproveitar muito mais das capacidades técnicas da plataforma para, aliada a uma direção de arte competente, criar um game que provavelmente será um dos mais belos do 3DS (Kid Icarus: Uprising e Resident Evil: Revelations, se preparem) e talvez o mais bonito de toda a série. Pelos trailers, já podemos ver toda aquela pluralidade de efeitos visuais altamente brilhantes, com vários inimigos bem construídos na tela e sem sinal de slowdown ou queda na taxa de quadros por segundo. E tudo isso estará aliado a grandes inovações e novidades que Dream Drop Distance trará em seu gameplay, mas falaremos disso adiante. Já podemos adiantar que o uso do efeito 3D foi um dos focos na criação do jogo. Conforme explicitado pelo “Drop” no título do jogo, Dream Drop Distance abusará de efeitos de profundidade, ao invés do sensacionalista “pop-out”.

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É claro que um game bonito não é nada sem uma trilha sonora que traga vida aos cenários e às situações. Pelos trailers exibidos e pelos vídeos dos sortudos japoneses que já puseram as mãos em Dream Drop Distance, podemos esperar por mais um exímio trabalho no que tange as composições desse game. Embora a abertura insista na mesma canção de sempre, há sim músicas novas. E não só isso como também versões remixadas das renomadas melodias de The World Ends With You.

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Primeiras imagens promocionais de Kingdom Hearts 3D

Wonder_Meow_(Scan)_KH3DReinventando a fórmula


Apesar de continuar a ser essencialmente um RPG de ação, Dream Drop Distance trará novidades o bastante para colocá-lo um passo à frente dos games anteriores. O sistema de batalha segue o modelo de Re:coded e Birth By Sleep, dando ênfase a combos destruidores e magias exageradas. No entanto, a mistura de estilos é outra coisa que Dream Drop Distance trouxe de Re:coded. Enquanto o remake para DS serviu de laboratório para ideias novas (chegando até batalhas em turnos), o novíssimo game para 3DS consolidará importantes novidades trazidas no ano passado por Re:coded e ainda trará um leque de inovações que só o hardware do 3DS conseguiria realizar. Primeiramente temos as novas acrobacias que podem ser feitas nas batalhas. Usando a tela de toque, é possível traçar a trajetória do personagem por postes e outros elementos do cenário e assim realizar combos. E pelo que vimos nos trailers, parece ser um comando bem fluido.

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Se você já jogou games anteriores da série Kingdom Hearts, deve estar se perguntando: e quem serão os aliados de Sora e Riku nas batalhas? Vão ser os inseparáveis Pato Donald e Pateta ou teremos ajudantes variáveis  - como os membros da Organization XIII em 358/2 Days? A resposta encontrada por Nomura e sua equipe foram os Dream Eaters domesticáveis, os Spirits. Será possível colecioná-los, treiná-los e usá-los nas batalhas. Há uma variedade grande de Spirits para serem usados, e cada um tem suas características próprias. É uma pitada de Pokémon e Dragon Quest? Talvez, mas que a série precisava desses incrementos novos, precisava! E é certo que o uso dos Spirits não será apenas nas lutas, mas também através da realidade aumentada (AR), podendo o jogador cuidar de seus “bichinhos” como num tamagoochi. Um pouco de Nintendogs? Sim, muito obrigado. Além disso, pudemos ver pelos trailers que vai haver muitos outros estilos misturados ao jogo. Como exemplo, temos momentos semelhantes a um shooter em trilhos, mecânicas de ritmo e muito mais!

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Apesar de ter dito um lançamento expressivo no Japão (desbancando Kid Icarus: Uprising do primeiro lugar no rank semanal de vendas), Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance veio até as mãos dos japoneses com um bug. O erro pode prejudicar o progresso dos jogadores pelo game. A Square-Enix já disponibilizou uma página para ajudar os consumidores a prevenir esse problema, mas esperamos não ter o mesmo erro na versão americana.

349px-KH3D_TGS_Poster_(Keyart)Um “sonho” de consumo

Marcado para sumir das plateleiras ocidentais em 31 de Julho, Kingdom Hearts: Dream Drop Distance é a grande aposta para manter as vendas do 3DS no topo nesse meio de ano. No Japão, houve até evento de lançamento e um pacote especial que contava com um luxuoso 3DS tematizado com a série Kingdom Hearts (não esqueça que esse ano ela completa 10 anos de existência) e cartuchos de 358/2 Days e Re:coded - além do novíssimo game para 3DS, é claro. Recheado de conteúdo para os mais fanáticos pela história e uma jogabilidade incrementada com novos elementos, é um jogo que agradará a muitos jogadores, especialmente os adoradores das aventuras de Sora. Ao World of Sleep, aqui vamos nós!

Confira o quão espetacular o game deverá ser!

Kingdom Hearts: Dream Drop Distance – Nintendo 3DS

Desenvolvimento: Square-Enix

Gênero: RPG de Ação

Lançamento: 31 de Julho de 2012

Expectativa: 5/5

Revisão: Marcos Silveira


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
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