Criado em conjunto pela Dimps e Sonic Team, e lançado no final de 2001, Sonic Advance foi o segundo jogo do ouriço para consoles da Nintendo (sendo que o primeiro foi a adaptação de Sonic Adventure 2 para Gamecube). Além de ser um marco por ser o primeiro jogo original do Sonic fora de consoles da Sega, foi o primeiro da série 2D que utilizou o novo desenho de personagens da era Dreamcast (o chamado “Sonic Moderno”).
Um clássico em nova roupagem
Ao contrário das aventuras 2D mais recentes do ouriço, nas quais o foco é velocidade e ‘estilo’, Sonic Advance é um jogo bem próximo das versões de Megadrive: Sonic e seus amigos devem mais uma vez impedir Dr. Eggman. Desta vez, ele quer tomar uma região chamada de South Island. A jogabilidade é a clássica “corra para a direita até o fim do estágio”, desviando de inimigos estrategicamente posicionados, pulando por plataformas e molas, e correndo através de loops. É possível jogar com Sonic, Tails, Knucles ou Amy Rose, cada um com características diferentes.
A principal novidade é a adição de vários movimentos. Sonic é capaz de fazer um pequeno combo, finalizando com uma rasteira. Tails, como era de se esperar, voa utilizando suas caudas. Knuckles pode planar por longas distâncias e escalar paredes. O destaque mesmo é Amy Rose, ela utiliza uma marreta para atacar os inimigos e não consegue derrotar inimigos simplesmente pulando sobre eles, é necessário sempre atacar com a marreta. Outra novidade é a primeira aparição dos corrimãos em um jogo 2D da franquia, por mais que somente Sonic e Amy possam utilizá-los.
Caça às Esmeraldas
Como na maioria dos jogos do Sonic, é necessário obter todas as 7 Chaos Emeralds para ver o verdadeiro final. Em um dos atos de cada uma das zonas, está escondida uma mola especial localizada em caminhos de difícil acesso. Ao usar essa mola, o personagem vai para o estágio especial. Este estágio consiste em descer um túnel espacial numa prancha de skysurf, sendo que é necessário coletar uma quantidade específica de argolas antes de alcançar o final para receber a esmeralda.
Conectividade
Além do modo principal, Sonic Advance conta também com um modo multiplayer. Até quatro pessoas podem competir em uma arena para ver quem consegue coletar mais argolas. O melhor disso é que o jogo oferece suporte ao Download Play, sendo apenas necessário que um dos jogadores tenha o jogo para que todos desfrutem do multiplayer.
Outro modo é o Chao Garden. Nele, o jogador cuida de um Chao, criatura recorrente nas aventuras recentes do Sonic. Utilizando as argolas adquiridas no modo principal, é possível comprar itens como comida e brinquedos deixando o bichinho mais forte e feliz. Estão disponíveis também dois minigames: jogo da memória e pedra-papel-tesoura. O mais notável é a possibilidade de transferir o Chao para um dos jogos do Sonic de GameCube (Sonic Adventure DX e Sonic Adventure 2 Battle) através do cabo GameCube - Game Boy Advance e lá utilizá-lo em mini-games.
O começo de uma nova série
Com tantas qualidades e com uma parte técnica muito boa para os padrões do GBA, Sonic Advance foi sucesso de crítica e público. O sucesso foi tamanho que o jogo foi portado para celulares e mais duas sequências foram desenvolvidas, mantendo o mesmo padrão de qualidade e explorando novas ideias. Mesmo sendo considerado um dos grandes clássicos de Game Boy Advance, ele não é muito popular entre os fãs e jogadores em geral. E vocês, tiveram a oportunidade de jogá-lo? É, de fato, um clássico?
Revisão: Ricardo Bach