Senhoras e senhores, é chegada a hora de mais um Blast Battle. Do lado esquerdo está Melee, não apenas um dos melhores jogos de GameCube, mas também o mais vendido deles e um dos principais motivos de se ter o console-cubo em casa. Do lado direito está Brawl, o jogo de luta preferido dos donos de Wii e o Smash Bros. preferido da crítica. Puxe a cadeira e separe a pipoca, porque a luta das lutas vai começar!
Round 1: O visual
Melee foi lançado em novembro de 2001 no Japão, no início da vida do Nintendo GameCube. De cara dá pra dizer que o visual do jogo, na data de lançamento, era incrível e, se comparado a Super Smash Bros. de Nintendo 64, foi um upgrade e tanto para a série. Os personagens estão bem mais detalhados, os movimentos mais suaves e o tratamento dado a cada um é bem próximo ao mesmo dado para eles em suas respectivas séries. A física também é exemplar e tudo é executado com uma rapidez ímpar.
Brawl foi lançado em janeiro de 2008 no Japão. Logo ao iniciar o game, o jogador perceberá que uma das grandes diferenças dele para Melee está na aparência. O primeiro trailer de Brawl, demonstrado na E3 de 2006, mostra os personagens evoluindo de seus modelos antigos, de Melee, para modelos novos e mais bem detalhados (com exceção do pobre Kirby). Um trecho desse trailer também é visto na animação inicial do jogo. Em Brawl, todo o estilo, de certa forma cartunesco, foi abandonado em prol de um visual mais realista. Mario, por exemplo, ganhou mais detalhes em sua roupa, que ficou mais próxima da realidade. A física continuou boa, mas o jogo ficou mais lento.
Deu pra perceber que ambos os jogos possuem visuais incríveis. E como escolher entre um ou outro? A questão é que Melee, mesmo sendo lançado no início do ciclo de vida do GameCube, representa um upgrade bem maior na série, visualmente falando. Ainda hoje é possível jogá-lo e admirar seus gráficos, foi tudo feito com a atenção que a série precisava. Basta comparar o que Melee representa para 2001 com o que Brawl representa para 2008 e descobriremos quem é o vencedor nessa categoria.
Vencedor: Melee
Round 2: Os lutadores
Melee evoluiu muito pouco de Super Smash Bros. nesse quesito. Todos os personagens anteriores foram mantidos, mas as novas inclusões foram um tanto quanto redundantes. Não bastava termos dois Marios (como Mario e Luigi) em Super Smash Bros., em Melee tivemos três Marios (Mario, Luigi e Dr. Mario), dois Pikachus (Pikachu e Pichu) e dois Links (Link e Young Link), por exemplo. Por mais que esses personagens tivessem algumas diferenças físicas, o esquema de golpes era praticamente o mesmo, com algumas pequenas variações.
Já em Brawl, alguns personagens de Melee não retornaram, enquanto muitos outros surgiram. A maioria das adições desnecessárias de Melee foi retirada, mas algumas novas foram feitas, como Toon Link (no lugar de Young Link) ou Lucas (dividindo espaço com Ness), só que desta vez os personagens de jogabilidade semelhante divergem bem mais uns dos outros. Diversos novos personagens foram incluídos e dois deles vieram de third-parties. Por mais que tenhamos perdido lutadores como Mewtwo (em função de Lucario), Brawl possui o melhor conjunto de lutadores já feito, e só pela oportunidade de colocar Mario e Sonic num mesmo ringue o ponto vai para Brawl.
Vencedor: Brawl
Sudden Death: Modos de luta e extras
Chegamos à parte principal de Super Smash Bros.: as lutas. Não basta ter o melhor visual ou os melhores lutadores se os modos de jogo não valerem a pena.
O sistema de luta de Melee é extremamente simples, mantendo o padrão da série de possuir um moveset e um sistema de controles bastante acessível. Em relação a modos de jogo, Melee os separa em “1-player modes” e “Multi-player modes”. Nos modos para apenas um jogador, estão o modo clássico, o novíssimo modo Adventure, o modo All-Star, os Event Matchs, o modo Stadium e o Training. Nos modos para multijogador, estão o óbvio modo Versus, o modo Special (um Versus com regras especiais) e o modo Tournament, criado para atrair jogadores que procuram um modo competitivo. Por fim, Melee traz certos “desbloqueáveis” que aumentam, ainda mais, o fator replay. Entre eles estão os Trophies, personagens e estágios.
Em Brawl o sistema de lutas continuou bem simples, mas dessa vez os jogadores têm a disposição nada menos que quatro tipos diferentes de controle (Wii Remote na horizontal, Wii Remote + Nunchuck, GameCube Controller e Classic Controller), o que garante mais flexibilidade nas lutas, já que cada jogador é acostumado a um tipo diferente de controle. Os modos de jogo de Brawl continuam basicamente os mesmos, com pequenas atualizações, no entanto o modo Adventure agora se chama “The Subspace Emissary”, que se destaca por ser bem mais envolvente que o modo anterior, possuir um enredo mais complexo e cutscenes de cair o queixo. Para finalizar, ainda temos o poderoso “final smash”, o ataque mais poderoso do jogo que é acionado quando o jogador consegue a (nem tão) rara “smash ball”. Agora os modos multijogador também poderão ocorrer online (desafiantes aleatórios ou amigos), graças a rede Nintendo Wi-Fi Conection e aos famigerados Friend Codes.
Além de tudo isso, os Trophies e demais desbloqueáveis de Melee retornaram e novos itens foram introduzidos em Brawl, como os Assist Trophies, que invocam personagens aleatórios que surgem na tela para “ajudar” o jogador, efeito semelhante ao das Pokéballs (só que ao invés de um Goldeen, poderá surgir um Tingle). Brawl ainda é recheado de extras, como um “music player” contendo as várias composições do jogo que podem ser ouvidas a qualquer momento, um editor de estágios e até mesmo os Masterpieces, que são demos de jogos do Virtual Console, um banho de saudosismo.
Por falar em músicas, a trilha sonora de Brawl foi composta por 36 compositores e é uma das melhores de todos os tempos, incluindo diversas composições clássicas em sua forma original e alguns novos arranjos que tornaram alguns clássicos mais clássicos ainda. Além disso, Sakurai, o diretor da série, não poupou esforços, trazendo trilhas orquestradas e composições inéditas para fã nenhum pôr defeito. Não que a trilha sonora de Melee seja ruim, muito pelo contrário, mas Brawl dá uma surra em seu irmão mais velho nesse quesito. Por isso e por muito mais que Brawl ganha essa disputa.
Vencedor: Brawl
Resultado: Melee 1 x 2 Brawl
Escolher, entre Melee e Brawl, qual o melhor jogo é uma tarefa pra lá de difícil e o resultado pode variar de jogador para jogador. Enquanto uns veem Brawl apenas como a atualização (des)necessária do ótimo Melee, outros já veem Melee como o rascunho do magnífico Brawl. E você, prefere qual dos dois? Concorda com o resultado? O achou injusto? Dê a sua opinião nos comentários.
Revisão: Mateus Pampolha