Future Blast: Final Fantasy Versus XIII pode chegar ao Wii U com novo nome

em 13/03/2012

Desde 2006, quando foi anunciado, o diretor de Kingdom Hearts – Tetsuya Nomura – está envolvido com o desenvolvimento de Final Fantasy Versu... (por Sérgio Estrella em 13/03/2012, via Nintendo Blast)

finalfantasyversusxiiiwiiuDesde 2006, quando foi anunciado, o diretor de Kingdom Hearts – Tetsuya Nomura – está envolvido com o desenvolvimento de Final Fantasy Versus XIII, título alternativo da série principal que promete uma jogabilidade parecida com a de KH. Agora, diversas evidências apontam que o jogo poderá estar presente no Wii U – e ainda deve ganhar um novo nome.

É analisando esta possibilidade que iniciamos a nova coluna de futurologia do Nintendo Blast: bem vindo à Future Blast! Aqui colocaremos em cheque teorias, rumores e levantaremos hipóteses baseadas em tendências, previsões de mercado e cruzamento de evidências. Sinta-se à vontade para discutir, discordar e elaborar suas próprias teorias nos comentários.

fabula-nova-crystallis-wallpaper[1]

Quando o projeto Fabula Nova Crystallis foi anunciado na E3 2006, a Square Enix era uma empresa muito diferente de hoje, representando o ápice de um mercado de games onde as desenvolvedoras e franquias japonesas ditavam o que funcionava e o que não funcionava. O império da Square começou a ruir quando o principal título do ambicioso projeto, Final Fantasy XIII, não foi exatamente o sucesso de público e crítica que a empresa esperava. Então, outros títulos anunciados sob o mesmo projeto foram tomando rumos diferentes.

21-eztyryrbzi[1]Final Fantasy Agito XIII foi movido dos celulares para o PSP, e depois recebeu um novo nome: Final Fantasy Type-0 (que receberá uma versão HD para o PSVita). Final Fantasy Haeresis XIII chegou a ser registrado, mas a marca foi abandonada no ano passado. Ainda havia planos para outros games (como você pode ver nos círculos pontilhados presentes na imagem ao lado, divulgada pela própria Square, à época da revelação do projeto) mas nem sinal dos outros títulos “XIII”. De forma sutil, a Square já mostrou que desistiu de Fabula Nova Crystallis ao lançar Final Fantasy XIII-2, recuperando parte dos gastos que teve com a criação do antecessor e sua White Engine. Mas ainda resta um título, talvez o mais promissor deles: Final Fantasy Versus XIII.

14940[1]

Depois de anos de desenvolvimento e muito investimento de uma Square que hoje já não pode mais se dar ao luxo de arriscar, Versus XIII deverá seguir mesmo o caminho de Agito XIII e mudar de nome (talvez até se tornando uma nova franquia), e assim como XIII e XIII-2, se tornará multiplataforma.

Além da versão originalmente planejada para PlayStation 3, o game deve vir para o Xbox 360 e também para o Wii U. Hoje em dia a Square Enix tem uma boa relação com a Nintendo, trazendo títulos importantes como Kingdom Hearts: Dream Drop Distance para o 3DS e Dragon Quest X para Wii e Wii U. Portar Versus XIII para o novo console da Big N seria uma estratégia lógica para aumentar o potencial de lucros do título, ainda mais considerando que o Wii U tem arquitetura similar aos consoles HD e apresenta grande facilidade para fazer ports – tanto que receberá versões de Batman: Arkham City, Assassin’s Creed III, Darksiders 2 e outros.

Da última vez que foi exibido, no início de 2011, Final Fantasy Versus XIII parecia estar muito próximo de uma versão final, com CGs, jogabilidade sólida e gráficos impecáveis. Veja você mesmo o último vídeo divulgado:

O que os desenvolvedores estariam fazendo desde então? Versus XIII não apareceu na GDC, na E3 e nem mesmo na TGS. Espere por novidades sobre o título na E3 deste ano, ou mais tardar, na Tokyo Game Show 2012.

E você, o que acha? Os futuros donos do Wii U poderão contar com um Final Fantasy de qualidade já no começo da vida do console?

Revisão: Alberto Canen

Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).