Blast from the Past: Mario Party 5 (GC)

em 30/03/2012

Quando Mario Party 4 foi lançado para o lindo Nintendo GameCube, todos ficamos (um pouquinho) chateados com a falta de inovação que o game ... (por Anônimo em 30/03/2012, via Nintendo Blast)

6143M9T1B6L._SL500_AA300_Quando Mario Party 4 foi lançado para o lindo Nintendo GameCube, todos ficamos (um pouquinho) chateados com a falta de inovação que o game trazia. Havia apenas a adição de novos mini-games e um sistema de cogumelos como itens, mas, fora isso, nada que representasse um game de “nova geração”. Felizmente, em novembro de 2003, a Nintendo nos presenteou com um título que fazia jus ao futuro legado do Cubo, um título que superava seu antecessor em todos os aspectos, principalmente no quesito diversão. Chegava às lojas Mario Party 5.

 

Cápsulas do poder

1461742-capsule_dispenserA primeira novidade latente que MP 5 trouxe é o sistema de cápsulas. Cada uma contém um item que pode servir para as mais variadas situações como jogar três dados de uma vez ou roubar dez moedas de um outro jogador. A ideia com isso é apresentar estratégias para usar as cápsulas nos momentos mais oportunos. Para adquirir, tudo o que o jogador precisa fazer é passar por uma “máquina de cápsulas” e pegar a sua. Há opções como a Buble Capsule, que pode fazer com que um jogador avance dez casas no tabuleiro, e a Piranha Plant Capsule faz com que um azarado seja engolido pela famosa planta carnívora, perdendo metade de suas preciosas moedas. Com isso em mente, é importante ressaltar que não é nada esperto gastar os seus itens como se não houvesse amanhã, pois é capaz de você ficar muitas rodadas sem arranjar uma nova cápsula, tudo depende da sorte. Ao todo são vinte e oito cápsulas para fazermos a festa.


É sempre pessoal

marioparty5_3523bHá cerca de 70 divertidos minigames que vão do básico “empurre seus oponentes para fora da plataforma” até algo (um pouco) mais complexo como “seja o primeiro a sair deste labirinto”. Fora isso há as disputas de 2 VS 2, 1 VS 3 e cada um por si. Aqui o ponto de inovação é o Super-Duel, um minigame onde dois jogadores devem realizar disputas em veículos. Funciona assim: cada vez que o jogador consegue acumular pontos nos minigames ele pode gastá-los em quarenta e quatro opções de partes para o seu veículo ficar com a sua cara. Após a customização é que a brincadeira começa. São vários tipos de batalhas como a Battle Competition onde a intenção é destruir o adversário usando armas e coisas parecidas. Este modo de jogo deu um “up” ao título por ser uma novidade muito bem-vinda.

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Em adição a toda essa diversão entre “amigos” há o modo história que faz com que nos aventuremos contra três koopa kids no mundo dos sonhos. Nada de mais, mas é relevante por simplesmente estar lá. É claro que o que realmente importa é a disputa com mais três pessoas que adoram roubar estrelas umas das outras, mas mesmo assim é bom saber que há um “algo a mais” em Mario Party 5.


Jogando os dados

marioparty5_006-largeMario Party 4 não é um título ruim, mas ele aparenta ser apenas uma atualização das versões de Nintendo 64. Já Mario Party 5 é um game que realmente apresenta a série na geração do GameCube. Seus gráficos são lindos e coloridos, algo semelhante a Super Mario Sunshine, a bela quantidade e variedade de personagens (dez ao todo: Mario, Luigi, Peach, Daisy, Wario, Waluigi, Yoshi, Toad, Boo e Koopa Kid), e suas lindas canções e tabuleiros.


Tudo neste game trouxe à tona o que o nosso querido cubinho podia fazer. O mais legal é que não pararia por aí e logo seriam lançados os excelentes Mario Party 6 e 7. Mas nunca se esqueça: nada disso faz ou faria sentido se você não estiver com seus amigões na festa!

 

Revisão: Thyago Coimbra Cabral


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