Uma das coisas mais interessantes nos portáteis da Nintendo são as aparições de games peculiares, sem grandes nomes, mas que podem começar grandes franquias e legados. As grandes produtoras gostam de usar estes consoles para serem mais criativas, pois o público alvo passa a ser jogadores que gostam de beirar entre o casual e o hardcore, sendo possivelmente chamados de ecléticos. Foi com esta ideia que sensacionais títulos como Elite Beat Agents e Professor Layton apareceram para ficarem eternamente no gosto de nós jogadores, e é a partir daí que a Sega aposta em Rhythm Thief And The Emperor’s Treasure.
A história do ritmo
Desde o primeiro dia em que vi o trailer de anúncio do game, algo me chamou muito a atenção e eu logo me vi muito interessado. Rhythm Thief And The Emperor’s Treasure traz consigo um ponto de mistura peculiar: Puzzles com games musicais. A história é sobre um jovem ladrão chamado Raphael que é famoso em Paris por roubar quadros famosos e logo em seguida devolvê-los. Seu objetivo é apenas exibir suas habilidades enquanto se torna cada vez mais famoso e tenta descobrir informações importantes sobre seu pai. Em seu percurso, Raphael se depara com uma garota misteriosa a quem acaba sendo obrigado a ajudar e termina se metendo em uma confusão muito maior do que esperava. É a partir daí que o game pretende se mostrar e pegar o jogador, pois ele promete nos envolver em uma história complexa com muito gameplay musical no maior estilo Elite Beat Agents onde, aparentemente, você deve usar a tela de toque do 3DS para manter o ritmo em danças que envolverão muitas das missões pela capital francesa.
Um passo de cada vez
A mistura de adventure/puzzle com um game musical é o ponto mais interessante de Rhythm Thief. A Sega promete uma jogabilidade dinâmica que utilizará todo o potencial do 3DS. Nos momentos musicais, estaremos sempre alternando entre a tela de toque e o sensor giroscópico do portátil para realizar todos os passos e derrotar inimigos. Ainda não há informações se músicas famosas estarão presentes, mas tudo indica que teremos muitas releituras de sucessos. Haverá mapas com muitos detalhes e belos gráficos em 3D para nos direcionar de um ponto para outro e assim facilitar nosso percurso. Além deste potencial gráfico, o game possuirá várias cutscenes em forma de anime (famosas animações japonesas) onde muito mais da história será contada. A intenção de se fazer um game muito bem acabado parece um dos pontos mais fortes desta nova produção da casa de Sonic.
Se eles dançam, eu danço
Para garantir maior vida útil ao game, a Sega garantiu a presença de modos multiplayer. Você poderá enfrentar seus amigos em disputas musicais via local wireless, ainda não há confirmação de um modo online, mas espero que eles não esqueçam de adicioná-lo. Haverá ainda a utilização bem bacana do modo StreetPass onde poderemos arranjar “fãs” em nosso mapa virtual. Com isso em mente, podemos pensar que jogar com os amigos fará com que esta aventura musical se torne um título que ficará bastante tempo em nossos portáteis.
Rhythm Thief And The Emperor’s Treasure promete trazer aos donos de Nintendo 3DS uma experiência diferente do que temos atualmente. Com isto, a Sega aposta na criação de uma nova franquia que poderá durar bastante tempo. Se após o lançamento eles adicionarem mais músicas por DLC ou até mesmo novos itens via SpotPass, o game poderá mesmo ser algo muito mais grandioso do que uma simples tentativa. Recentemente faltou ambição para a Sega em certos games, espero que com este novo título a visão mude e tudo volte a ser como era na casa do nosso querido ouriço.
Rhythm Thief And The Emperor’s Treasure
Sega
Gênero: Puzzle/Musical
Lançamento: Março
Expectativa: 4/5
Revisão: Alberto Canen