Stage Select: Temple of Time (Zelda)

em 09/12/2011

Enquanto Link é uma criança, o Temple of Time é apenas uma igreja situada junto ao Hyrule Castle. Porém, basta tornar-se um adulto para q... (por Rafael Neves em 09/12/2011, via Nintendo Blast)

Enquanto Link é uma criança, o Temple of Time é apenas uma igreja situada junto ao Hyrule Castle. Porém, basta tornar-se um adulto para que o templo ganhe seu devido respeito em Zelda: Ocarina of Time (N64). E não é por menos, este é o santuário que liga todo o mundo de Hyrule ao Sacred Realm, onde está guardada a Triforce. É claro que você, como fã da série Zelda, pode conhecer o Temple of Time de Twilight Princess (GC/Wii) como uma complexa dungeon. E se você já jogou Skyward Sword (Wii), sabe muito bem que este é um importantíssimo templo na trama do jogo. Em todos os três capítulos, o Temple of Time é um local determinante na jornada de Link através de Hyrule.

A definição geral para o Temple of Time é como o elo entre o Sacred Realm e Hyrule, logo, é o único meio para um Hyruliano galgar a Triforce – é claro que a tarefa está longe de ser fácil. O templo foi construído pelos Sábios Anciões justamente para proteger o tesouro sagrado das forças do mal. É nele que está guardada (na maioria dos games) a Master Sword, arma decisiva nas lutas contra Ganon. E, para adquirir a sagrada lâmina, é preciso abrir a Door of Time, o que sempre envolve alguma coleta de itens. Vejamos quais as diferenças que cada jogo traz?

Uma máquina do “tempo”

SE NÃO JOGOU ZELDA: OCARINA OF TIME, TOME CUIDADO COM SPOILERS

Em Ocarina of Time, o Temple of Time fez sua primeira aparição. É visto, primeiramente, como uma construção aparentemente inútil, mas é quando Ganondorf decide pôr seu plano de tomar o controle de Hyrule em ação que este templo assume seu papel. Com as três Spiritual Stone previamente coletadas e a Ocarina of Time nas mãos, Link é capaz de abrir a imponente Door of Time, podendo penetrar na câmara onde está guardada a Master Sword. Dando uma de Rei Arthur, o jovem guerreiro tira a sagrada lâmina de seu pedestal, o que o faz viajar no tempo pôr… 7 anos! Sim, Link é jovem demais para empunhar uma espada tão preciosa, então o herói permanece selado no Temple of Time até que galgue a idade para poder enfrentar Ganondorf de uma vez. Após ver 7 anos de sua vida passarem voando diante de seus olhos, Link encontra no templo Rauru - o Sábio da Luz - que lhe entrega o Medalhão da Luz. É ai que começa a segunda metade da jornada de Ocarina of Time.

Apresentado como um lugar bem calmo e tranquilo, o Temple of Time têm o predomínio das cores cinza e branco em seu lustroso interior, enquanto o exterior é coberto por uma cor marrom. Seu design lembra o de uma igreja, bem evidente no seu teto – que só pode ser visto em Ocarina of Time 3D (3DS). Sua música de fundo é claramente uma versão da Song of Time, canção essencial para destrancar os portões do tempo.


Entre o Temple of Fire, Time, Water, Shadow, Spirit e Forest, muitos fãs obviamente dirão que o Temple of Time é o mais fácil, pois o seu medalhão (prêmio conseguido ao fim de cada templo) é dado de graça. Mas eu discordo! Pense bem: só para ENTRAR no Temple of Time você precisa superar outras três dungeons como criança. Na verdade, acho que é o templo mais difícil de Ocarina of Time…

 

A Sábia do Tempo?
Em Ocarina of Time, cada um dos templos tem um sábio que por ele zela. Saria guarda o Forest Temple, Rauru é o líder do Light Temple (inacessível no game), Impa zela pelo Shadow Temple, Darunia protege o Fire Temple, Nabooru é responsável pelo Spirit Temple e Ruto guarda o Water Temple. Mas e quanto ao Temple of Time? Há quem diga que Zelda seja sua protetora, sendo assim, além de Líder dos Sábios, também a Sábia do Tempo. E por que esta teoria? O Temple of Time é próximo ao Hyrule Castle (todos os outros Sábios vivem próximos aos seus templos), além do fato da princesa Zelda (muito ligada à deusa Nayru, que é associada às leis do tempo) mandar Link de volta à infância ao fim do game por si só, sem precisar do poder da Master Sword. Curioso, não?

8 andares de “tempo” perdido

SE NÃO JOGOU ZELDA: TWILIGHT PRINCESS, TOME CUIDADO COM SPOILERS


Em vez de um grande “ponto de partida” – como em Ocarina of Time – o Temple of Time de Twilight Princess é uma dungeon com um item principal, inimigos, um chefe e tudo o que um templo tem direito na série Zelda. No entanto, digamos que, desde Ocarina of Time, não houve muita utilidade para o Temple of Time, logo, você o encontrará em ruínas em Twilight Princess. Apesar de consumido pelas trepadeiras, a grande construção ainda se mantém de pé e serve a seus propósitos. A Door of Time é agora o portão de entrada do templo, logo, penetrar a construção remete a uma viagem no tempo. Quando Link rompe as barreiras do tempo, encontra o Temple of Time em seus dias de glória: uma complexa dungeon que tem como item principal o Dominion Rod, que não tem muita utilidade fora desta época.

 


No entanto, o Temple of Time ainda é o guardião da Master Sword, que, em Twilight Princess, é necessária mais uma vez na batalha contra Ganondorf. Especificamente neste game, o templo também é paradeiro de pedaços do Mirror of Twilight, essencial no progresso do jogo. Detalhe que o Temple of Time ficou tanto tempo sem uso que não só criou teias de aranha, mas também virou ninho da gigantesca aranha Armorghoma, chefe do templo.


Neste game para Wii e GC, a versão do passado do templo é bem semelhante ao de Ocarina of Time. Mas também traz traços do Hyrule Castle de Wind Waker (GC) em sua arquitetura, além do fato de ambos serem ambientes do passado. A diferença do Temple of Time de Twilight Princess é que este é uma construção de oito andares, como se fosse uma grande torre.

ft. Temple of Time

Em Link’s Crossbow Training (Wii), o Temple of Time é um dos vários cenários de Twilight Princess que fazem uma ponta neste spin-off. Você enfrentará Lizalfos, insuportáveis morcegos Keese e Beamos no Temple of Time. No estágio “Darknut Battle”, este templo é palco de uma estrondosa batalha contra o chefe Darknut.

Há muito “tempo” atrás

SE NÃO JOGOU ZELDA: SKYWARD SWORD, TOME CUIDADO COM SPOILERS

A cronologia da série Zelda é assim: quando você acha que está indo pelo caminho certo, vem um game novo e joga ao ar suas teorias. Com o Temple of Time é a mesma coisa. Zelda: Skyward Sword (Wii) trouxe mais uma versão do templo, mas, dessa vez, nos remetemos à origem da construção – uma vez que este game é um dos primeiros na mitologia da franquia Zelda. Em Lanaryu Desert, uma das províncias do game, Link chega ao Temple of Time. No meio do deserto, a arquitetura não lembra em nada o visto em Ocarina of Time e Twilight Princess. Trata-se de um pátio aberto onde, em seu centro, está o Gate of Time (que, basicamente, é igual à Door of Time). Link encontra Zelda aqui, mas a aparição de Ghirahim força a princesa a escapar pelo portal do tempo junto com Impa. (Ver imagem abaixo da direita)


No entanto, há outro Gate of Time em Sealed Temple, um santuário que traz a mesma arquitetura do Temple of Time dos jogos anteriores. Então a Nintendo errou nos nomes? O Sealed Temple deveria se chamar Temple of Time ao invés do templo de Lanaryu Desert? Questionamentos à parte, uma coisa é fato: é em Sealed Temple que a Master Sword é deixada por Link ao fim da narrativa. E agora, como faz?

Pra complicar ainda mais…
Wind Waker consegue fazer mais do que Skyward Sword em sua missão de abalar a cronologia da série Zelda. Neste colorido game, Link adquire a Master Sword no Hyrule Castle! Pra onde diabos foi o Temple of Time? Para alguns, a Tower of the Gods (aquela torre que surge no meio do mar) é uma representação do Temple of Time. Ambos têm canções semelhantes e puzzles parecidos com os vistos na versão Twilight Princes do templo: o controle sobre estátuas. Além disso, em ambos os games para GC, o mini-chefe é o Darknut. Coincidência?

Revisão: Jaime Ninice


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