Miyamoto diz que está se aposentando de suas funções; Nintendo nega e ações caem

em 08/12/2011

Em uma longa entrevista publicada pela revista Wired que chega as bancas na próxima semana, Shigeru Miyamoto – o pai de Mario e Zelda – de... (por Gustavo Assumpção em 08/12/2011, via Nintendo Blast)

shigeru-miyamoto-profileEm uma longa entrevista publicada pela revista Wired que chega as bancas na próxima semana, Shigeru Miyamoto – o pai de Mario e Zelda – deu a entender que está se aposentando. Por enquanto, ele fez questão de dizer que não vai deixar a Nintendo, mas agora pretende focar em projetos menores e em ideias mais pessoais. Miyamoto disse que vai deixar a supervisão das grandes franquias – que ele ajudou a criar e consolidar ao longo dos anos – passando o bastão para outros designers mais jovens.

Confira os trechos mais importantes do que Miyamoto revelou:

Em nossos escritórios, eu sempre vinha declarando que 'eu vou me aposentar, eu vou me aposentar. Eu não estou dizendo que vou me aposentar do desenvolvimento de games. O que eu digo é que vou me aposentar da minha atual posição".

"O que eu realmente quero fazer é estar na frente do desenvolvimento de games mais uma vez. Provavelmente trabalhando em um projeto menor com desenvolvedores jovens. Ou posso estar interessado em fazer algo que eu mesmo possa fazer, sozinho. Algo realmente pequeno. Em outras palavras, eu não espero começar em trabalhar em coisas que necessitam um tempo de cinco anos de desenvolvimento".

"A razão pela qual eu estou fazendo isso é que a não ser que eu diga que estou me aposentando, eu não posso incentivar jovens desenvolvedores. Apesar de tudo, se eu estou na posição do jeito que ela é, sempre há uma relação. E as pessoas jovens sempre estão no tipo de situação que elas precisam escutar as minhas ideias".

Logo após a revelação das declarações, as ações da Nintendo na Bolsa de Tóquio abriram o pregão nesta manhã com queda de 2%. Preocupada com a repercussão negativa, um porta voz da empresa negou as afirmações de Miyamoto. “Isso não é verdade. Parece que houve um mal-entendido. Ele sempre disse que ele quer treinar a geração mais jovem. Ele não tem nenhuma intenção de deixar a empresa. Por favor, não se preocupem."

Muita gente vem repercutido negativamente essas declarações, mas é interessante percebê-las por um outro lado. Ao deixar as grandes franquias, Miyamoto permite que novos profissionais e novas cabeças possam dar novo fôlego para suas criações. Ao mesmo tempo ele pode trabalhar tranquilamente em novas franquias, algo que ele sempre foi mestre em fazer.

Via: NeoGAF/ Wii Brasil

Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.