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Especial: Curiosidades sobre Zelda: Skyward Sword (Wii)

em 05/12/2011

Que Zelda: Skyward Sword é uma jogo fantástico e a maior promessa para o Wii desse ano, todo nós sabemos. Como um grande jogo, é óbvio q... (por Rafael Neves em 05/12/2011, via Nintendo Blast)

Goron_TravelerQue Zelda: Skyward Sword é uma jogo fantástico e a maior promessa para o Wii desse ano, todo nós sabemos. Como um grande jogo, é óbvio que não faltam curiosidades e segredos que sempre são assuntos interessantes. Alguns detalhes talvez você já tenha visto se anda muito antenado nas novidades do Nintendo Blast, mas outros são fruto de muita pesquisa e jogatina de nossa equipe. Que curiosidades a Nintendo nos reservou nessa épica aventura de Link? Curioso do jeito que é, aposto que você já está clicando em “Continue Lendo”.

Caro leitor, tome cuidado com spoilers nesta matéria. Tivemos o cuidado de colocar alertas nas curiosidades que mais revelam segredos sobre Skyward Sword.

406px-Fi_ArtworkFi cinza?

Substituir a função de Navi e superar o carisma de Midna parecem ser os maiores desafios de Fi, a fiel companheira de Link em Skyward Sword. Fi não vai lutar ao seu lado contra Bokoblins e Stalfos, mas vai dar aquelas (óbvias) dicas ao jogador – que acabam ajudando mesmo os jogadores mais novatos. O que muita gente não sabe é que Fi nem sempre foi tão “azul” como vista na arte conceitual ao lado, que é o design final da personagem.256px-The_Legend_of_Zelda_-_Skyward_Sword_Artwork Na primeira ilustração de Skyward Sword (o jogo nem tinha esse nome ainda), Fi tinha uma coloração cinza-prateada, além de não vestir essa meia-calça estranha.

Mas não ache que foi uma idéia puramente inicial. Mesmo depois dessa imagem (veiculada na E3 2009), Fi foi vista em seu aspecto acinzentado na GDC de 2011. No trailer de Skyward Sword (que já tinha um nome e aparência sólidos) do evento, é possível ver a cabeça de Fi no controle virtual mostrado na lateral direita da tela (imagem à esquerda). Veja como é bem diferente do que vemos na versão final de Skyward Sword (imagem à direita).

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Motion Plus pra quê?

The Legend of Zelda Skyward Sword_Wii Remote Plus dourado_ The Legendo of Zelda 25th Anniversary Symphony Concert_Nintendo_É fato que Zelda é uma série que sempre tem o desenvolvimento de seus títulos repleto de reviravoltas (para saber mais, leia o Especial: O desenvolvimento de Zelda: Ocarina of Time). Segundos os desenvolvedores deste inestimável game para Wii, Skyward Sword foi um dos poucos jogos da franquia a não passar por mudanças drásticas em sua produção (que durou 5 anos), com exceção de uma grande virada no jogo (entendeu a piada? Péssima, eu sei): a adição do Wii Motion Plus. Sim, apesar de Skyward Sword ter foco no acessório e dar a impressão de que foi arquitetado desde o início para tirar máximo proveito da precisão dos movimentos, esse foi um game pensado originalmente para ser jogado com botões.

Eiji Aonuma, produtor de Skyward Sword e responsável por grandes contribuições para games da série Zelda desde Ocarina of Time, descartou a primeira proposta do diretor Hidemaro Fujibayashi de incluir o Motion Plus no game. Para o grande Aonuma, este deveria ser um Zelda para ser jogado como botões, tal qual foi pensado quando o desenvolvimento começou: assim que Twilight Princess (GC, Wii) ficou pronto. No entanto, após a equipe ter a oportunidade de testar Wii Sports Resort e seu mini-game de espadas e arco e flecha, ficou claro que ambos não podiam ficar fora de Skyward Sword (ou seja lá como os desenvolvedores o chamavam ainda no início da criação). Aonuma pediu a Ryuji Kobayashi que arquitetasse todo o jogo para suportar o uso do Motion Plus. O resultado foi um game que explora ao máximo o acessório, não é a toa que pode ser comprado com uma versão dourada do Wiimote Plus (versão do Wiimote com a tecnologia do Motion Plus integrado).

wii_sports_resort_sword_fighting800px-SS_Stalfos_E3_2

Demorou, hein, Nintendo? Nós já sabíamos que o Wiimote combinava perfeitamente com Zelda desde a primeira vez que vimos o controle!

785px-ST_Link_BoomerangO bumerangue que foi e não voltou

O bumerangue da série Zelda é uma dos itens mais recorrentes no jogos da franquia. Para quem não sabe, quase foi uma das armas principais de Link. Naturalmente, todos pensamos que seria uma questão de tempo até vermos Link sacar sua arma australiana em um dos trailers de Skyward Sword. As semanas se passaram, os meses se foram, os anos vieram e o novo Zelda finalmente foi lançado… Mas cadê o maldito bumerangue? Pode procurar o quanto quiser, este clássico item (comumente adquirido nas primeiras dungeons) não está em Skyward Sword. E por um simples, mas fatal, motivo: a equipe não conseguiu incorporar ao bumerangue as possibilidades do Wii Motion Plus.

Skyward-BeedleUm banho de água fria para os fãs? Talvez. Mas a função da tradicional bugiganga foi perfeitamente substituída pelo Beetle, o besourinho que é um dos itens mais uteis de Skyward Sword. O projétil controlado pelo Wiimote como no mini-game de aviação de Wii Sports Resort funciona muito bem, mas é claro que nos deixa com saudades quanto ao clássico bumerangue amarelo.

256px-Gaepora_ArtworkPapai-coruja

Zelda pode não ser uma princesa em Skyward Sword, mas é muito bem mimada pelo seu pai como se fosse alguém da realeza. O sogro de Link (ops!) é ninguém menos do que Gaepora, o chefe da Academia de Cavaleiros de Skyloft, onde Zelda e o herói vivem. Notou no nome do senhor uma semelhança com algum outro personagem? Talvez com um certo pássaro que adora girar a cabeça em 180º e “sem querer” fazer o jogador pedir para que repita todas as instruções em Ocarina of Time (N64)? Sim, o velho Gaepora parece ter em seu nome uma fusão das duas palavras que formam o nome da coruja Kaepora Gaebora. É comum habitantes de Skylofts terem nomes de aves.

314px-Kaepora_Gaebora_(Majora's_Mask)275px-RauruMas a semelhança não está só no nome. É fácil notar alguns trações no pai de Zelda que lembram a coruja tagarela, como os grandes olhos arregalados e redondos e as sobrancelhas. O peito estufado se assemelha com o de um pássaro, além do fato de Gaepora constantemente emitir sons de uma coruja (Hoo-hoo!)… Estranho? Sim, muito! Para coroar, há quem note em Kaepora uns traços de Rauru, um dos Setes Sábios de Ocarina of Time. E ai, em qual dos dois você aposta?

238px-Link_(Skyward_Sword)Destro, mais velho e de… calça larga!

A versão de Link em Skyward Sword possui algumas particularidades que não vimos em outros games da série Zelda. Não estou falando do visual deste game (para saber mais leia o Especial: A arte de uma lenda), mas de características do protagonista. Neste game para Wii, Link é destro, pela primeira vez na série - não contamos, obviamente, com a versão espelhada de Twilight Princess. Trocar a afinidade de Link da mão esquerda para a direita pode ser só um simples detalhe, mas foi uma escolha para tornar mais fácil os controles por movimento, visto que a maioria da população é destra. Mesmo assim, não há problema nenhum em canhotos jogarem Skyward Sword.

Neste novo game, é dito que Link é o mais velho dentre os vistos na série Zelda – embora o realismo de Twilight Princess faça parecer que o Link de TP é mais velho. Além disso, essa é a primeira vez que Link usa uma calça meio bufante! Em Ocarina, é mais uma laicra branca toda apertada.

VaatiVilões unidos, jamais serão vencidos

Conforme falamos na Prévia de Skyward Sword, há uma grande semelhança entre o vilão do jogo (Ghirahim) e o inimigo principal de Minish Cap (GBA): o enigmático Vaati. Os dois trazem cabelos em tons de branco e cinza, além de pentearem neles uma franja que cobre um dos olhos. O estilo da capa também é bem semelhante entre os dois, além do cinto dourado com uma joia vermelha. A pele de ambos também tem uma tonalidade parecida. Vaati possui orelhas pontudas, enquanto Ghirahim traz apenas uma orelha pontiaguda – a outra é redonda mesmo. Mas, sim, também há muitas diferenças entre os vilões.

S11A grande curiosidade por trás dos pontos de convergência entre ambos é que tanto Skyward Sword quanto Minish Cap encaixam-se nas origens da cronologia da série Zelda, o que explicaria uma suposta relação entre os vilões de ambos os jogos. Skyward Sword foi oficialmente encaixado como 100 anos antes de Ocarina of Time, enquanto Minish Cap é “supostamente” um dos primeiros na mitologia.

Quando perguntado à Nintendo sobre a semelhança entre Vaati e Ghirahim, a gigante japonesa simplesmente disse que tinha sido uma coincidência de design. Não esqueçam que muitas das pessoas que trabalharam em Minish Cap também desenvolveram Skyward Sword! (Leia o fim da matéria para outra curiosidade entre estes dois games).

25 anos de quem?

imagesJá estamos carecas de saber que 2011 é o ano que a série Zelda assopra 25 velhinhas, mas não é que Skyward Sword (como maior presente de aniversário da franquia) também exploraria uma pouco o tema? Logo no início do game, Link e seus insuportáveis colegas participarão da competição chamada Wing Cerimony, da Academia de Cavaleiros de Skyloft. O detalhe é que é exatamente nesse ano que a escola completa seus 25 anos. Logo depois de citar o “curioso” aniversário, os instrutores mencionam o nome da jovem Zelda. Aniversário de 25 anos… Zelda… Não há dúvidas de que é uma clara referência, ainda mais por que o logotipo do aniversário da franquia é uma das primeiras imagens a ser vista pelo jogador antes da aventura começar.

Os vários logotipos

Desde a E3 de 2010 – quando conferimos as primeiras imagens de Skyward Sword – o logotipo deste novo Zelda vem sofrendo grandes transformações. Também já falamos disso na prévia, mas vale a pena citar mais uma vez para quem não leu a matéria. Ano passado, o logotipo tinha o desenho de traz dourado, mas, a partir da GDC 2011, ficou prateado e cheio de visgos, dando a impressão de algo antigo, consumido pelas trepadeiras. Por fim, os últimos comerciais japoneses trouxeram essa mesma logomarca, mas a animação dela foi alterada. Ao invés da espada aparecer e dela surgir o subtítulo do game (“Skyward Sword”), as asas fazem um gracioso movimento, como uma ave de verdade. Confira ao lado o trailer da E3 (logotipo dourado),  e abaixo o da GDC 2011 (logotipo preateado) e o comercial japonês (animação diferente).
      

 

404px-HylianShield_&_MasterSwordO significado da ave vermelha

SE AINDA NÃO JOGOU O SKYWARD SWORD, TOME CUIDADO COM EVENTUAIS SPOILERS AQUI!

Em Skyward Sword, a montaria de Link pelos céus não é uma versão alada de Epona, mas um Loftwing. A diferença da ave de Link para a dos outros personagens é que ela é vermelha, um tipo bem raro. No entanto, essa não é a primeira vez que uma ave vermelha é vista junto a Link. Talvez você não se lembre, mas há o desenho de uma ave vermelha em muitos dos escudos que o herói usa para se proteger nos games da série, como no Hylian Shield.

800px-Links_LoftbirdSeria então o Link de Skyward Sword e seu Loftwing a inspiração para os diversos escudos da série Zelda, já que este game se passa 100 anos antes de Ocarina of Time? Bem, sim, não, talvez… Essa teoria tem como principal obstáculo o fato de já ser possível adquirir um escudo com o desenho do pássaro vermelho em Skyward Sword, logo, não daria para ser uma homenagem ao Link do game. Como a cronologia da franquia Zelda é uma grande mistério, melhor deixarmos essa discussão para outra hora.

Um clássico até em Hyrule

titanicQuem diria que os momentos românticos entre Link e Zelda em Skyward Sword abririam espaço para uma clara alusão a um dos clássicos filmes de drama e romance? Em Lanaryu Sand Sea, mais especificamente em Skippers Retreat, você assistirá a uma cutscene onde Fi fala sobre os quadros pregados na parede do local. Uma das pinturas mostra claramente uma cena do clássico Titanic (1997)!

Um segredo de todo mundo!

Secret_MoblinSe você já jogou The Legend of Zelda (NES), talvez conheça algumas frases famosas do jogo que se transformaram em verdadeiros memes da comunidade gamer. Uma das mais conhecidas é a “IT’S DANGEROUS TO GO ALONE. TAKE THIS”, proferida pelo velho que entrega a Link sua primeira espada. Mas também a outra frase famosa, dita por um certo Moblin. Este Moblin dá Rupees a Link de graça, o que parece uma traição à sua raça, uma vez que todos os outros Moblins do jogo são inimigos do herói. É exatamente por isso que ele diz “IT'S A SECRET TO EVERYBODY” (é um segredo de todo mundo). Não sabemos se o “Secret Moblin” é o mesmo em todos os lugares que aparece, mas sua simplória fala se tornou  bem famosa entre fãs de Zelda!

Em Skyward Sword, a Nintendo não perdeu a oportunidade de fazer referência a essa viral frase… 2 vezes! Yerbal, o Kikwi (nova raça introduzida em Skyward Sword) eremita, a profere quando dá informações cruciais a Link. O mesmo para um Parella (outra nova espécie) sem nome, ele/ela pede que Link guarde segredo quando fala onde é a saída. Mas não ache que Skyward Sword é o único a conter este easter egg, muitos outros games também citaram a famosa frase. its a468px-Sword_2481

485px-Link_Net_SSFobia de… uma rede de pegar insetos?

SE NÃO JOGOU SKYWARD SWORD ATÉ O FIM, TOME CUIDADO COM SPOILERS NESTA CURIOSIDADE!

O inimigo final de Link em Skyward Sword parece colossalmente perigoso, não? Só a aparência monstruosa de Demise já me fez querer enfrentar Ghirahim outra vez. Mas quem diria que o impetuoso vilão final teria medo da Bug Net? O item mais inútil em combates e totalmente opcional causa um medo terrível no grande Demise. Seu medo é tanto que ele não tirará os olhos da rede de pegar insetos, caso você a saque, o que o deixa vulnerável a ataques. Isso mesmo, Demise simplesmente fica estagnado quando o jogador empunha a Bug Net. Será o vilão, na verdade, um grande inseto?

Não vou incorporar o vídeo ao texto, pois o ícone pode revelar spoilers aos desavisados, então, para quem quer ver Demise tremendo nas bases diante da Bug Net, assista aqui! Mas de onde a equipe de produção tirou uma loucura dessas? Na verdade, essa não é a primeira vez que este tipo de “medo” é visto no vilão final de um jogo da série Zelda. Se você leu o nosso Top 10: Mitos e Teorias da série Zelda, se lembrará que há um bug em Twilight Princess que faz Ganondorf ficar vulnerável quando o jogador saca a vara de pescar… Vilões estranhos, manias mais estranhas ainda! Se a lógica for essa, imagina qual seria o medo de Ghirahim?

337px-Zelda_WhiteDressCuriosidades musicais

O primeiro Zelda a trazer canções orquestradas não podia ficar livre de segredos em sua trilha sonora. Skyward Sword nos impressionou com um easter egg antes mesmo de ser lançado! No trailer da GDC 2011, a música tema desse exemplar game foi vista pela primeira vez – se você acompanhou os trailers do game, já está cansado de escutá-la. O que muita gente não percebeu é que a música, quanto tocada ao contrário, é, na verdade, a Zelda’s Lullaby, uma canção tocada na Ocarina em Ocarina of Time, que acabou tornando-se uma música tema da princesa Zelda (clique no link para tirar a prova). Imagino que quem descobriu essa curiosidade realmente não tinha o que fazer!

Aliás, você já percebeu que a música tema do Bazzar muda a depender do vendedor que você se aproxima? A melodia permanece a mesma, mas os instrumentos usados vão sendo alterados. Você ouve sons mais graves e fortes ao chegar perto do ferreiro Gondo, enquanto as proximidades da loja de poções apresentarão tons mais suaves. Falando em sutis mudanças nas músicas, é possível ouvir diferentes versões da música tema do céu. A depender do lugar de onde você monta seu Loftwing (a ave em que Link e os habitantes de Skyloft voam), a música assumirá novas características. Alcance vôo a partir de Faron Woods e você ouvirá o som de baterias ao fundo, por exemplo. O vídeo a seguir conta com várias versões da música.

BokoblinSSMAIS UMA VEZ, TOME CUIDADO COM SPOILER, CASO NÃO TENHA TERMINADO O GAME AINDA!

 Em Sealed Grounds, pouco antes do embate final com Ghirahim, lembra-se da horda de Bokoblins que irão aparecer para impedir que você alcance Zelda? Em meio há centenas e centenas de inimigos, talvez você tenha percebido que o Bokoblin com uma espécie de corneta irá chamar por reforços, mas o som que o instrumento emite é um pouco diferente do ouvido em outros momentos do game. Na verdade, o Bokoblin está fazendo uma referência a A Link to the Past, pois o som é o mesmo ouvido pela flauta desse clássico para SNES quando o jogador deseja chamar o pato voador para transportá-lo a outra área do jogo. Interessante, não? O detalhe é que você volta ao passado e ouve uma referência a A Link to the Past. Sacou?

Rapidinhas

Aqui vão algumas curiosidades bem curtas pra quem está sem tempo de ler tanto!

  • Tingle_(Super_Smash_Bros._Brawl)No quarto de Zelda, há um boneco do Tingle! Se Skyward Sword é 100 anos antes de Ocarina of Time e Majora’s Mask (primeira aparição do Tingle) é logo após Ocarina, quanto anos o Tingle deve ter?!

 

  • Falando no quarto de Zelda, é possível entrar nele, mesmo estando trancado o jogo inteiro. Para invadir a privacidade da garota, basta entrar pela chaminé, o que requer o uso de itens avançados.
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  • Este é o segundo Zelda a exigir um acessório extra para ser aproveitado. O primeiro da lista é Majora’s Mask, que exigia um cartucho de expansão do N64. Em ambos os casos, é/era possível adquirir o game e o acessório na mesma caixa.

 

  • Skyward Sword é o primeiro Zelda para consoles pós-Ocarina a possuir apenas um slot para itens - o que não atrapalha em nada a jogatina, diga-se de passagem.
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  • Em Lanaryu Mining Facility, a sala onde você enfrenta o chefe da dungeon assemelha-se com a Tower of Spirits de Spirit Tracks (DS). O local também é repleto de trilhos, o que pode ser uma referência ao último Zelda para DS, onde trens tem papel crucial.

 

  • 450px-Shoebill_walsrodeA ave Loftwing de Skyward Sword (usada como montaria para voar) traz fortes semelhanças com a ave sudanesa Shoebill. Muitos habitantes de Skyloft possuem nomes inspirados em nomenclaturas de aves da vida real, mas não vá achando que, se você se jogar do telhado de sua casa, um Shoebill virá do Sudão te resgatar.

 

  • Em Skyward Sword, se você for até o banheiro da Academia de Cavaleiros, se sentar na privada e levantar-se, ouvirá o som da descarga, indicando que Link… bem, não preciso dizer o que ele fez! E ainda é possível sair sem lavar as mãos!

 

  • beedleSe você for até a loja flutuante de Beedle e tentar sair sem comprar nada, o vendedor irá lhe pôr para fora do jeito mais doloroso possível: abrindo um alçapão abaixo de seus pés. Quem manda colocar preços tão altos, Beedle!?

 

  • Um dos insetos que você pode capturar com a Bug Net em Lanaryu Desert (área desértica) é o Gerudo Dragonfly. A libélula é uma clara alusão ao Gerudo Desert, de Ocarina of Time.

 

  • 4swordTanto em Minish Cap quanto em Skyward Sword, o jogador tem como grande objetivo “criar” uma espada, que vai sendo aprimorada a cada nova dungeon até galgar sua forma final. Respectivamente, temos a White Sword evoluindo para a Four Sword, enquanto a Goddess Sword vira a Master Sword. Mais uma relação entre estes dois games.

Revisão: Leandro Freire

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