Impa é uma das personagens da franquia Zelda mais enigmática e misteriosa de todas. Sua personalidade e aparência variam conforme o jogo, mas ela sempre tem o papel de zelar por Zelda e pela própria Família Real de Hyrule, além de dar alguns conselhos a Link e ter como origem Kakariko Village. Sua relação com a realeza está ligada à sua raça, Sheikah, repleta de rumores e teorias. Enquanto em Zelda (NES), Impa tem como única função revelar informações cruciais a Link, em Ocarina of Time (N64), é uma fria guerreira de papel importantíssimo na luta contra os nefastos planos de Ganondorf. Que outros mistérios rondam Impa? Continue lendo e descubra!
Embora em Ocarina of Time Impa seja uma Sheikah, com suas orelhas pontudas e olhos avermelhados, em Zelda (NES) e Zelda II (NES), ela é definida como uma Hylian. Como a raça Sheikah só foi introduzida em Ocarina of Time, provavelmente podemos admitir que ela deixe de ser uma Hylian nos dois primeiros jogos e passe a pertencer a raça Sheikah. Não é algo incomum este tipo de “correção” ocorrer em obras com muitas sequências, como Zelda. Prova da modificação da natureza de Impa também pode ser vista em Oracle of Ages/Seasons (lançado após Ocarina of Time), game em que a guerreira é uma legítima Sheikah.
Há quem pense que os Sheikah sejam albinos, visto que têm cabelos e peles claros e olhos vermelhos, além de não aparecerem muito à luz do sol. O problema desta teoria é que existem poucos personagens desta raça nos games da série. Fora Impa e Sheik (que não é exatamente uma Sheikah), temos apenas Impaz, que também não é com certeza uma Sheikah, mas tem todas as características e pistas para ser. Apenas Impa é uma legítima Sheikah, mas nem mesmo ela tem uma aparência e personalidade fixas. Cada game traz uma Impa diferente.
Nos dois primeiros games para o NES, Impa é uma idosa e não parece ter muita habilidade de luta. Ela, no primeiro Zelda, tem aparição apenas no manual do jogo. Zelda ordena que Impa procure por um herói no momento em que Ganon começa a devastar Hyrule. O maligno vilão logo manda que seus capangas impeçam Impa, que acaba sendo capturada. É ai que Link aparece, resgatando Impa, o que faz com que ela designe ao jovem guerreiro a tarefa de salvar a princesa Zelda. Por sua vez, Zelda II traz uma Impa muito sábia e repleta de histórias para contar. Ela fala sobre segredos antigos da Família Real e de sua família de origem.
Em Oracle of Ages/Seasons (GBC), Impa é um pouco mais “larga” do que o normal e, apesar da aparência, é mais velha do que a vista nos dois primeiros games da série. Em Ages, ela é possuída por Veran, a feiticeira das trevas, mas logo sai do corpo dela para encarnar no de Nayru, o Oráculo das Eras. Impa então passa a missão a Link, deixando com ele uma espada para salvar o mundo de Labrynna. Já em Seasons, Impa faz parte da Din’s Troupe, uma equipe de protetores de Dins, o Oráculo das Estações. A tropa é derrotada pelo General Onox, que captura Din. Ferida, Impa ordena que Link visite a Maku Tree, e dai em diante começa a aventura. Mas há um detalhe interessante: no mangá deste jogo, Impa possui uma força sobre-humana. Até mesmo uma pesada vaca ela é capaz de carregar.
Mas é em Ocarina of Time que Impa assume uma papel muito mais determinante, tome cuidado com os spoilers! Agora mais jovem, com uma aparência masculina e um porte de guerreira, ela não só é a “babá” de Zelda, como também zela pela segurança da princesa. É aqui que Impa releva sua cidade natal, Kakariko Village, uma vila originalmente dos Sheikah, mas que acabou servindo de lar para humanos e Hylians. Além de ensinar a Link a canção Zelda’s Lullaby - imprescindível em muitos momentos do game – Impa é a Sage of Shadow, responsável por ter selado o monstro Bong Bong no poço de Kakariko Village, posteriormente solto por Ganondorf. Provavelmente foi Impa quem ensinou a Zelda as artes de uma Sheikah, visto que foi ela quem fugiu com a princesa pouco antes de Ganondorf tomar o poder de Hyrule. O resultado do treinamento foi Sheik, a segunda personalidade de Zelda, que segurou as pontas em Hyrule durante os sete anos em que Link viajava no tempo. A imagem de Impa como Sage of Shadow pode ser vista em Wind Waker junto à dos outros Sages. Como se não bastasse, Impa também figura entre as animações (muito toscas) da série.
Em Skyward Sword, Impa também terá papel importantíssimo… Ou terá se essa personagem ao lado realmente for Impa. As evidências apontam que é uma Sheikah, visto pelos olhos vermelhos, por carregar o símbolo da raça em sua testa e pelas suas ações: está a serviço de Zelda e dos deuses Hylia. Mas espera ai, se Zelda não é uma princesa em Skyward Sword, por que merece a proteção de Impa? Saberemos dia 20 de Novembro!
Jogos em que aparece: The Legend of Zelda (NES), Zelda II: The Adventure of Link (NES), Zelda: Ocarina of Time (N64), Zelda: Oracle of Ages/Season (GBC), Zelda: Wind Waker (GC) e possivelmente em Zelda: Skyward Sword (Wii)
Revisão: Jaime Ninice