Top 10: Trilhas Sonoras do SNES

em 28/10/2011

Sem dúvida, um dos grandes fatores que contribuem para o Super Nintendo ser um dos consoles (se não “O” console) com melhores jogos da hi... (por Daniel Moisés em 28/10/2011, via Nintendo Blast)

Top 10: Trilhas Sonoras do SNESSem dúvida, um dos grandes fatores que contribuem para o Super Nintendo ser um dos consoles (se não “O” console) com melhores jogos da história dos vídeo games, é a música. Muitos dos principais jogos do SNES que já eram excelentes pelos ótimos gráficos e jogabilidade, se tornaram ainda melhores graças a trilhas sonoras inesquecíveis. Mesmo com a tecnologia mais limitada da época, que não permitia o uso de músicas com a qualidade que vemos nos dias de hoje, muitos jogos da era 16 bits revelaram verdadeiros clássicos na trilhas sonora de vídeo games. Aliás, é bem possível que muitos dos que viveram essa época saibam de cabeça mais músicas do SNES do que dos consoles da geração atual. Fazer uma lista de apenas dez jogos com as melhores trilhas sonoras do SNES, portanto, é extremamente difícil. Talvez o ideal fosse fazer um Top 100, mas acho que mesmo assim, alguns títulos dignos acabariam ficando de fora. Mas enfim, o nome da coluna é Top 10 e, assim sendo, apenas 10 jogos devem ser escolhidos, sem dó nem piedade.

Para montar esta lista, eu considerei o conjunto de toda a trilha sonora do jogo (embora eu não deixe de mencionar uma preferida). Por isso, em alguns casos eu decidi por agrupar mais de um jogo de uma única série, nos quais a trilha sonora se manteve constantemente boa, para evitar ocupar espaço na lista com mais de um jogo da mesma série.

Outra observação importante: antes que alguém escreva um comentário me xingando e perguntando por que Rock ‘n Roll Racing não está na lista, já aviso que eu desconsiderei a sua trilha sonora porque, apesar de ser espetacular, as músicas não foram compostas originalmente para o jogo.

10. Top Gear

Top GearCom lindos gráficos e uma ótima jogabilidade, Top Gear rapidamente se consagrou como um dos melhores jogos de corrida do SNES. A empolgante trilha sonora que tocava durante as corridas então, veio como uma irresistível cobertura em um já delicioso bolo. As suas continuações, Top Gear 2 e Top Gear 3000 também são ótimos jogos, mas não tem jeito... quando pensamos na música de Top Gear, a que vem logo à cabeça é a do primeiro jogo (e desafio você que conhece o jogo a ouvi-la e não ficar com uma baita de uma vontade de não disputar uma corrida de Top Gear):

9. Super Castlevania IV

Super Castlevania IVAs aventuras da família Belmont (e amigos) para derrotar o terrível Dracula (ô vaso ruim!) sempre foram acompanhadas por belas músicas, ajudando a ambientar o jogador nos cenários tenebrosos ou aumentando a emoção de uma batalha intensa contra as criaturas do mal. Em Super Castlevania IV isso não é diferente e ouvir apenas alguns segundos da música principal, o tema de Simon Belmont, já dá vontade de sair correndo pela rua dando chicotada em vampiro (apenas certifique-se primeiro que realmente se trata de um vampiro… senão você terá algumas explicações para dar).

8. Super Street Fighter II

Super Street Fighter IIO mais popular dos jogos de luta do SNES foi o maior responsável da série a deixar várias marcas que, hoje, poucos são os que não reconhecem. Os personagens icônicos, os Hadoukens, Shouryukens, Tespsesesepukens (sim, aquele golpe da perna giratória, não é assim que se chama?) Sonic Booms e Yoga Fires, as fases, as lutas emocionantes… e, é claro, as músicas. Como não ouvir o tema do Guile, por exemplo, e não imaginar imediatamente aquela fase com o avião e os militares torcendo no fundo? Com tantas músicas ótimas, é difícil apontar uma preferida, mas se for pra escolher, eu fico com o tema do Ken:

7. Super Mario World

Super Mario WorldÉ claro que o clássico dos clássicos do SNES não podia ficar de fora. A estreia do nosso herói encanador no console 16 bits não poderia ter sido melhor e muitos ainda consideram Super Mario World como o melhor jogo do Mario. Certamente isso é debatível mas não há como negar que é um dos melhores jogos do console com uma das mais inesquecíveis trilhas sonoras. Começando pela música da tela do título, que é tão agradável que às vezes até demoramos pra iniciar o jogo, só pra ficar ouvindo aquela musiquinha. Temos também a música principal das fases, a das fases na água e a das casas mal assombradas, todas verdadeiros clássicos que com certeza muitos já começaram a cantarolar mentalmente sem nem mesmo precisar abrir os links. O destaque, entretanto, com certeza vai para a música do final… simplesmente fantástico.

6. The Legend of Zelda - A Link to the Past

The Legend of Zelda - A Link to the PastComo não incluir, nesta lista, The Legend of Zelda? As aventuras de Link são sinônimos não apenas de uns dos melhores jogos da história, mas também de trilhas sonoras incríveis. Não é à toa que Skyward Sword, para o Wii, será acompanhado por um CD adicional contendo as músicas do jogo. A Link to the Past conta com muitas destas inesquecíveis melodias, incluindo a estreia de algumas que acabaram se tornando icônicas da série, como o tema de Kakariko Village (que é, até hoje, uma das minhas preferidas), o tema da Princesa Zelda (Zelda’s Lullaby) e a música das fadas, que passou a sempre ser usada na tela de seleção do jogo. O tema principal da série, é claro, também está presente. Mas como essas são músicas que foram usadas repetidas vezes, vou escolher, para dar o destaque, uma que é exclusiva do jogo do SNES: o tema do Dark World:

5. Mega Man X, X2 e X3

Mega Man X, X2 e X3Ahhh… Mega Man X… quando eu o peguei para jogar pela primeira vez, imaginava que seria apenas uma continuação dos jogos do robozinho azul no NES, no mesmo estilo (eu até cheguei a pensar que o “X” era “10” em número romano… e pensei “nossa, eu achei que Mega Man só tinha chegado até o número 5… quer dizer que houve mais 4 jogos e eu nem fiquei sabendo?”). Mal sabia eu que estava prestes a jogar um dos melhores jogos de plataforma do SNES e, possivelmente, de todos os tempos. Tudo era empolgante… o novo estilo dos personagens, as fases cheias de inimigos, armadilhas e segredos, os chefões, os poderes, as partes de armadura que deviam ser encontrados e a música. Poucas trilhas sonoras são mais perfeitas para te colocar no clima de um jogo de ação do que a dos três Mega Man X no SNES. O Zero se tornou logo um dos meus personagens de video game favoritos e tenho certeza que isso foi, em parte, porque ele é sempre acompanhado por uma música espetacular (sim o fato de usar um sabre de luz como arma também ajudou muito). O seu tema em Mega Man X, o tema em Mega Man X2 e o tema em Mega Man X3 são todos ótimos. Quem liga para o Mega Man? Zero tem uma música muito mais legal! A música de destaque fica para a da fase do chefe Eagle Storm, no primeiro jogo da série.

4. Donkey Kong Country e Donkey Kong Country 2

Donkey Kong Country e Donkey Kong Country 2A primeira aventura própria do gorilão engravatado no SNES trouxe uma inovação tecnologia realmente marcante para a época. Seus gráficos revolucionaram a era 16 bits com o uso de imagens tridimensionais pré-renderizadas e a música também trouxe composições de uma qualidade fora do comum. O legal é que, além de músicas agitadas como a DK Island Swing, outras são lentas e imersivas, como a Aquatic Ambiance, que dão às fases aquáticas uma fantástica sensação de isolamento e mistério. O segundo jogo da série trouxe mais uma maravilhosa sinfonia para os nossos ouvidos, com destaque para Rattle Battle e Stickerbrush Symphony. DKC3 também tem boas músicas, mas são as dos dois primeiros que realmente merecem a posição na lista. Por fim, a minha escolha entre as músicas da série vai para nenhuma outra senão o tema principal… aquela versão remixada da música do jogo Donkey Kong original, do Arcade, tocada na introdução do primeiro jogo, com Cranky Kong ouvindo a vitrola.

3. Final Fantasy III / VI

Final Fantasy III / VIOs três primeiros colocados na lista são jogos de RPG. Fazer o quê, o gênero é famoso por frequentemente ter excelentes trilhas sonoras e todos sabemos que o SNES teve uma biblioteca fenomenal de bons RPGs. O primeiro dos três é Final Fantasy III (ou VI, na numeração japonesa). Sendo o episódio da série que por muitos é considerado como o melhor, suas músicas também não poderiam deixar de estar entre as melhores. Dentre elas podemos citar o famoso tema de batalha, o empolgante tema de Locke e a clássica música do prelúdio, que já foi usada em vários outros jogos da série. Meu destaque, entretanto, vai para o tema da Celes que, na minha opinião, é uma das mais bonitas do jogo. Agora assista o vídeo abaixo. Nele, Celes – uma das personagens principais – se encontra em um mundo destruído e separada de todos seus amigos. Um deles acabou de morrer porque ela não conseguiu ajudá-lo a tempo. Sem saber como seguir em frente, ela sobe em um penhasco e… se joga (este é um evento opcional que só acontece quando a missão de levar comida para Cid é mal sucedida; outro detalhe interessante é que, na versão americana, o texto foi modificado, dando a entender que o salto de Celes é um “salto de fé”… já na versão japonesa, fica bem claro que a intenção da protagonista é, realmente, se suicidar). A cena por si só já é emocionante ao ponto de fazer muitos marmanjos “limparem os olhos de dentro pra fora”. Com o tema da Celes tocando no fundo então, o efeito é potencializado e fica realmente difícil conter as lágrimas. Realmente, não se fazem mais Final Fantasies como antigamente…

2. Chrono Trigger

Chrono TriggerO segundo colocado é o jogo que muitos consideram como o melhor RPG de todos os tempos, Chrono Trigger. Com uma história extremamente bem elaborada, múltiplos finais, jogabilidade única e personagens inesquecíveis, o jogo se tornou em um verdadeiro clássico do gênero. Quanto à trilha sonora, Chrono Trigger está simplesmente repleto de músicas excelentes: do tema principal, ao tema dos diferentes personagens, como Robo, Lucca e Frog, à música que toca quando se anda na máquina do tempo Epoch. A minha preferida, entretanto, é a “To Far Away Times”, que é tocada em um dos finais. Confira o vídeo e aproveite cada momento desta obra de arte musical (um aviso: o vídeo é realmente um dos finais do jogo… portanto, se você quer evitar spoilers, abra-o e minimize a janela).

1. Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars

Super Mario RPG: Legend of the Seven StarsE o primeiro lugar de melhor trilha sonora do SNES, na minha opinião, vai para nada mais nada menos do que a primeira aventura RPG de Mario: Super Mario RPG – Legend of the Seven Stars. Os demais jogos que citei na lista realmente tem músicas excelentes, mas enquanto no caso deles eu geralmente me lembro de cabeça de uma ou duas músicas principais, Mario RPG tem uma quantidade imensa de composições espetaculares que ficaram marcadas na minha memória. Começando pela música da introdução (que deixa qualquer um empolgado para dar início ao jogo), passando por arranjos de músicas clássicas da série, como a que toca na casa do Mario e durante a perseguição dos Axem Rangers, às músicas de fundo dos diferentes locais da aventura, como Mushroom Kingdom, Tadpole Pond, Forest Maze, Rose Town, Monstro Town e Seaside Town. Com tantas ótimas músicas, é difícil escolher uma preferida (embora não tão difícil quanto escolher apenas 10 trilhas sonoras entre toda a biblioteca do SNES), mas vou deixar o destaque para a música tocada nas batalhas contra os chefões principais. Vou destacar particularmente a batalha contra o chefe Bowyer (não confundir com “Bowser”), que é uma das minhas partes preferidas do jogo.

E assim termino a lista das melhores trilhas sonoras no Super Nintendo. Não tenho dúvida de que a seleção tenha sido influenciada pelos meus sentimentos nostálgicos e eu tenha acabado dando preferência para alguns dos meus jogos favoritos do console, mas você concordando ou não na escolha, não há como negar que se tratam de trilhas excelentes. Se você tem uma opinião diferente, diga aí: para você, quais são os jogos de SNES com as melhores trilhas sonoras?

Revisão: Romero Araújo


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.