Dicas e Truques

Glitch em The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D (3DS) permite ganhar a Epona sem esforço

Um novo glitch descoberto em The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D permite que o jogador ganhe a indomável Epona sem mesmo se esforçar na... (por Eduardo Jardim em 23/10/2011, via Nintendo Blast)

Um novo glitch descoberto em The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D permite que o jogador ganhe a indomável Epona sem mesmo se esforçar nas duas corridas contra Ingo. O amigável erro de sistema acontece, obviamente, em Lon Lon Ranch, e funciona apenas na versão melhorada do jogo para Nintendo 3DS. Para executar o glitch e saber os motivos pelos quais ele acontece, confira logo a seguir:


Para realizar o glitch, serão necessários 60 Rupees — 10 para montar em qualquer um dos cavalos, e mais 50 para quando o rancheiro bigodudo desafiar você a uma corrida valendo a Epona, o cavalo mais indomável de Lon Lon. Depois de aceitar a corrida, cavalgue acompanhando o Ingo até a área da choupana (como visto no vídeo acima); em seguida, pare de cavalgar e espere aproximadamente 10 segundos. Passado o tempo, basta retomar a cavalgada e finalizar a corrida.

Enquanto a lógica deveria apontar Ingo como o vencedor da corrida, Link a ganhará e Ingo ficará muito desapontado por ter sido "humilhado" de tal modo, como se realmente tivesse perdido. Se o glitch houver funcionado, o repita na segunda corrida proposta pelo fazendeiro e voilà — a Epona será sua!

Porém, há uma consequência ruim: a Epona's Song, composta pela mãe de Malon e esposa do rancheiro Talon, não será adicionada à sua lista. Logo, será impossível fazer com que o cavalo venha até Link onde quer que ele esteja.

Uma teoria válida para a execução do glitch é a de que, para armazenar o uso de CPU, GPU e RAM, os objetos do jogo que estão muito distantes da ação principal simplesmente desaparecem. Isso torna impossível que o objeto relativo a Ingo alcance a linha de chegada.


Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.


  1. Do que adianta ter a Epona, se você não irá ganhar a melodia dela? .-.

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  2. Acho que entendi mais ou menos como funciona o bug... O objetivo é deixar Link e Ingo o mais distantes possíveis, o que fará Ingo desaparecer. Sem o adversário na corrida, basta cruzar a linha pra vencer

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  3. Isso já Ocorria no Nintendo 64.
    Acontece porque essas duas corridas devem ser feitas com a épona,sendo que para isso ser possível primeiramente deve-se aprender a canção da épona com a malon quando o link é criança, para depois quando o link crescer ele ter a canção e conseguir dominar épona,assim podendo vencer ingo e ter épona e a canção.No entanto ele jogou errado,e com o cavalo errado;e como não tinha a canção da épona,isso faz com que o cartucho tenha uma leitura errada do jogo,fazendo com que ocorra esse bug!

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  4. Ingo foi abduzido por alienígenas antes de cruzar a linha de chegada e ponto final.

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  5. Mas quem já tiver a Epona's Song?

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  6. Quem já tiver a epona song´s, o jogo fluirá normalmente.Porque tendo a épona song´s o desafio da corrida contra o ingo será com a épona e não com esse cavalo que está no video.

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  7. mas a melodia da epona vc pega quando criança....

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  8. LOL VÉIO, é um baita bug, mas eu n faria, pq imagina vc em gerudo valley e precisa ir pra kakariko ou death mountain? se fudeu!!

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  9. "Como programadores, nós gostaríamos de corrigir os bugs, mas os membros da nossa equipe que haviam jogado a versão antiga achavam que os problemas eram divertidos. Como eles não prejudicavam o jogo, resolvemos deixá-lo", disse Shun Moriya, produtor da Grezzo, numa entrevista sobre o jogo.

    Exemplo: Quando você termina o jogo e começar em outro save, Link começará a aventura com a Master Sword.

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  10. alguem pode me responder se os graficos dessa versão são bem melhores do que o do wii

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  11. animes e roms

    É óbvio que muitos irão discordar, mas acho os gráficos deste jogo mais bonitos do que o twilight princess do wii,(e possuo ambos).

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  12. Não duvido desse OoT 3D ter gráficos mais bonitos, já q ele está mt bem e colorido tbm, e TP aparenta ser sombrio para parecer ter gráficos bons, tentando esconder algumas coisas do gráfico^^

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  13. animes e roms

    É óbvio que muitos irão discordar, mas acho os gráficos deste jogo mais bonitos do que o twilight princess do wii,(e possuo ambos)


    ai vocÊ forçou a barra o twilight princess é bem mais detalhado, nele os personagens tem dedos pelo menos existe "vento" agua descente, mais detalhes faciais e etc.

    como ja disse os graficos melhoraram bastante, mas é so um remake, logo não tem como pedir mais, sendo que ja está otimo.

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  14. Forçou mesmo. Nem na terra nem na lua é melhor que TP... xD

    Como o L1p3zinho disse, TP possui muitos efeitos a mais como sombra detalhada, iluminação, o modelo dos personagens são mais complexos, texturas são muito melhores... Esse Ocarina of Time do 3DS é só a mesma versão do N64, só mais que mais polido. Não tem comparação!

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  15. isso é verdade que o twilight princess é muitos mais bonito e voce robert_ngamer fouçou muito a barra!

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  16. Puts, peguei a Epona ontem no Master Quest não poderei testar agora,e outra coisa, a música da epona vc aprende quando é criança, entao não tem como vc ficar sem a melodia, o cara no video só está mostrando que pegou ela sem a melodia, que da pra vencer a corrida com um cavalo comum, no caso vc só venceria essa corrida com a epona.

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  17. mas o ocarina é bem melhor do que o twilight princess do wii isso é sem comparaçao

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  18. Como eu deixei bem claro, sabia que discordariam, mas é a minha opinião e respeito outras é claro. o fato de ser um "remake" e não um simples "port" já é bem relevante. eu acho o "conjunto" oot do "3ds" mais bonito que o twilight do wii, é obvio que ele tem muitas melhorias, mas pra mim, jogar oot é muito mais "prazeroso" (graficamente falando, e ainda mais em 3d) do que tp. é só compararmos ordon village, pra mim, muito vazia feia e sem graça (com uma ressalva, quando voltamos como lobo a noite pra roubar a espada e o escudo, pq fica mais divertido) já a kokiri forest do 3ds,é mágica, bem verde e com aqueles vagalumes saindo da tela, fica perfeito. a movimentação do tp é bem "travada e robótica", e o jogo é muito escuro (compreendo que fora proposital,já que o crepusculo está até no nome do jogo)e tem muitas partes com texturas de péssima resolução. já a água vcs tem razão, é linda no tp, mas só em algumas partes (como a parte da pesca por exemplo) mas no lake hylia, a qualidade cai, drásticamente, por ser enorme o lago. Já os dedos juntos no 3ds, acho que deixaram pra ter um ar clássico no jogo, não por limitação (é só compararmos ssfiv, e as animações de todos os personagens, em especial a chun-li e os movimentos das mãos dela, é fantástico). Eu peguei pesado? acho que tive um hype muito alto em relação à este jogo,(twilight princess) esperei anos por ele, ele é um ótimo jogo, mais não superou minhas expectativas, acho até o wind waker muito melhor (tanto que ele também é 40 na famitsu)
    Sei lá, vcs tem mesmo razão, é que o ocarina of time é pra mim (e para muitos, inclusive a crítica especializada) "o melhor jogo de todos os tempos" o divisor de águas, o "antes e o depois"... e por isso acabo não sendo imparcial.

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  19. Putz véio... Precisei correr 6 vezes... #fail

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  20. o bug aconte por falta de ram gpu e tudo mais como ta explicado la em cima, mas não é preciso esperar chegar na choupana é só esperar parado 10 segundos assim que começa a corrida e o cara do video deveria ter pego eponas song antes. eu fiz o bug no meu jogo ganhei epona e a musica q tinha aprendido antes funciona perfeitamente.

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