Pirate Panic é a primeira fase de Donkey Kong Country 2 (SNES) e também é a primeira fase do Gangplank Galleon, que como o nome sugere acontece num navio. Para os que terminaram o primeiro Donkey Kong Country, vai ser fácil notar que esse é o mesmo navio da fase final. De fato, os acontecimentos desse novo jogo ocorrem logo após Donkey Kong e Diddy Kong derrotarem o terrível Kaptain K. Rool, em Donkey Kong Country (SNES).Muitos consideram este jogo como sendo o melhor da série. Não vamos entrar nesse mérito. Mas, o que não deixa dúvidas, é que se trata de um excelente jogo. Essa primeira fase tem gráficos muito bonitos e bem feitos, incluindo detalhes do cenário, como as nuvens e o mar que têm uma marcante diferença quanto à profundidade: se mais próximos, mais nítidos e sua movimentação também aumenta; se mais distantes, a movimentação diminui e fica com menos detalhes, da mesma forma que acontece fora das telas.
Entre os protagonistas, dessa vez, não está o Donkey Kong. O motivo é simples: o gorilão foi sequestrado pelo famigerado Kaptain K. Rool. Em sua cabine, logo no início, é possível encontrar uma nota deixada pelo mesmo:
“Eu sequestrei aquele Donkey Kong tolo pesadão e você nunca o verá novamente.
Har-har-har-har!”
Kaptain K. Rool
Dessa forma, Diddy Kong e Dixie Kong deverão resgatar o herói peludo. Além deles, nessa primeira fase, poderemos contar com a ajuda do poderoso Rinoceronte Rambi. A sua caixa está sendo protegida por dois Klomps, e que não oferecem muita resistência para os jogadores.
A fase Pirate Panic também está em Donkey Kong Land 2, para Game Boy. Elas são parecidas, mas não são iguais. Na verdade, esse jogo é uma espécie de sequência de DKC2. Após Donkey Kong ser resgatado, ele é sequestrado novamente, e mais uma vez a dupla Diddy e Dixie tem que resgatá-lo.
Na versão para Game Boy Advance são introduzidas as penas douradas, que não aparecem na versão para Super Nintendo, pois existe um minigame chamado Expresso Racing, que só existe para o portátil. São 40 penas ao total. Após serem coletadas, é necessário levá-las ao Cranky Kong para aumentar os atributos do Expresso II (avestruz que aparece em DKC1): Strength, Speed, Flight e Boot. Cada atributo pode ser aumentado 10 vezes. Então, para que ele fique com potência máxima para competir na Expresso Racing, todas as penas devem ser encontradas.
Fases bônus
- Find the token!: pode ser encontrada ao cair em uma grande rachadura do barco e seguir à direita. Como o próprio nome e imagem já indicam, deve ser encontrada uma Kremkoin (moeda com cara de crocodilo). O que é bem simples, diga-se de passagem.
- Destroy them all!: o Rambi é fundamental para poder alcançar essa segunda fase bônus, que não está nada escondida, tem até uma seta feita de bananas apontando para a entrada. A porta precisa de uma corrida do Rambi para poder ser arrebentada. Lá dentro a fase começa, e também não oferece maiores dificuldades. O objetivo é detonar todos os inimigos que lá estão, para então aparecer uma Kremkoin ao final.
Inimigos
Neeks: aparecem pela primeira vez em Donkey Kong Country 2. Eles são ratos de navio e também os inimigos mais fracos do jogo, e substitutos para os Gnawty do primeiro Donkey Kong Country para Super Nintendo. Para derrotá-los basta dar um pulo básico sobre os mesmos. São 19 ao todo, sendo 3 em fase bônus.
Klomps: são crocodilos da família dos Kremlings. Eles fazem parte da tripulação do Kaptain K. Rool. E, como são piratas, eles têm perna-de-pau no lugar da perna direita. Não são difíceis de derrotar, bastando um simples salto sobre suas cabeças ou uma estrelinha para resolver a parada. São 11 ao todo, sendo 4 encontrados em fase bônus.
Klobbers: eles também são crocodilos que fazem parte da família dos Kremlings. Eles se escondem dentro de barris e, quando atacam, não saem de dentro dos mesmo. Além disso, tem um enorme brinco na orelha como diferenciais. Sua primeira aparição foi justamente em Donkey Kong Country 2. É possível atordoar esse tipo de crocodilo apenas por pular sobre sua cabeça, ou ainda arremessando algo neles. São 2 ao todo durante a fase.
No final de Pirate Panic é possível encontrar um alvo, que servirá como trampolim para subir um dos prêmios. Estes podem ser um dos seguintes: Banana bunch; Banana Coin; ou Red balloon (se tiver sorte).
Essa fase do navio deve estar nas mentes da maioria dos jogadores, até por ser uma sequência direta do final de DKC para o início de DKC2. Não tenho dúvida que os leitores também tem boas lembranças dela. Compartilhem conosco nos comentários.