Kirby é uma das séries da Nintendo que mais conseguiram fornecer uma multiplicidade de experiências ao longo de sua história. Da jogabilidade simples e eficiente do excelente Canvas Curse ao visual espetacular de Epic Yarn, a franquia sempre conseguiu apresentar novidades pontuais a cada novo título –deve ser por isso que os fãs esperam cada novo jogo com grande animação. No próximo dia 19 de setembro, o Nintendo DS vai receber Mass Attack, que traz uma grande inovação, ousada até mesmo para os padrões da série: permitir o controle de dez Kirbys diferentes. Isso mesmo que você leu: dez.
-
A união faz a força
Mass Attack começa com Kirby sendo dividido em dez partes por um mago maléfico. Sem ter muito o que fazer, nossa bolota rosa começa uma longa jornada para conseguir recuperar sua forma original. É lógico que ele vai ter que andar por vários ambientes diferentes, derrotando inimigos, enfrentando obstáculos, destruindo chefes e coletando itens até conseguir concretizar seu objetivo.
O mais legal é que a jogabilidade de Mass Attack foi criada para utilizar a tela de toque como ponto central da experiência. Praticamente não se utilizam botões: todas as ações são realizadas com ligeiros toques na tela inferior do DS. Por exemplo, para controlar o personagem, o jogador desenha a rota que ele irá tomar com a stylus – combates também são realizados com toques ágeis sobre os inimigos. Há outros controles mais avançados, como riscar rapidamente para fazer um Kirby individual sair voando, ou então reunir uma série de Kirbys em um mesmo local apenas com uma sequência repetida de toques no destino.
Embora existam combates, a base da jogabilidade de Mass Attack está situada na possibilidade de reunir os vários Kirbys para superar desafios que são impostos pelas fases. Quanto mais Kirbys o jogador tiver, mais forte o grupo será e, consequentemente, mais obstáculos vai conseguir enfrentar. Como conseguir mais Kirbys?, você deve estar pensando.
Calma, a gente explica. Para conseguir liberar mais de um Kirby, o jogador precisa coletar 100 frutas diferentes. A cada cem, um novo personagem pode ser utilizado em conjunto, até o limite de dez. As frutas estão espalhadas pelos cenários ou são conseguidas ao se resolver puzzles e derrotar inimigos e chefes. Na tela superior, há a indicação de quantos Kirbys o jogador liberou e quantas frutas ele coletou (imagem ao lado). Por isso, é extremamente importante explorar cada localidade com grande dedicação, já que coletar uma grande quantidade de frutas é essencial para o sucesso.
As fases possuem em sua extensão uma série de obstáculos diferentes, que só podem ser superados com uma quantidade determinada de Kirbys. Derrubar árvores, arrancar raízes, derrotar inimigos mais fortes – todas essas ações só são possíveis se o jogador conseguiu chegar até o momento com a quantidade determinada do personagem.
-
Um típico Kirby
Apesar de tantas alterações na estrutura básica da série, Mass Attack ainda mantém vários elementos bastante típicos da série, a começar pelo visual e pela trilha sonora. Ambos são no estilo que consagrou a franquia: o visual é leve e colorido e a trilha sonora é animada e fofinha. Se você gosta da série, não vai se sentir desamparado.
Se aventura principal ficar enfadonha, os jogadores ainda vão poder liberar uma série de minigames inéditos. Para destravá-los, basta coletar medalhas escondidas durante todas as várias fases. Há uma grande quantidade de minigames diferentes, cada qual com desafios específicos – algo que é bem interessante, principalmente após terminar a aventura principal.
Essa mistura entre o tradicionalismo da série (já que o game não perdeu os elementos de aventura) com características típicas de puzzle, torna Mass Attack um dos games mais legais que você pode jogar esse ano. É isso mesmo que você leu: não se deixe enganar pelo visual coloridinho, tem muito desafio e muita profundidade escondida em meio a tanta fofura.
Kirby Mass Attack (Nintendo DS)
Nintendo
Gênero: Aventura
Lançamento: 19 de Setembro de 2011
Expectativa: 4/5