Agora no mês de agosto, tanto o Wii como o DS receberão versões do jogo Phineas and Ferb: Across the 2nd Dimension, baseado em um longa-metragem da série Phineas and Ferb, exibida pelo Disney Channel. O desenho já conquistou muitas pessoas e o filme, que estréia na TV também neste mês, promete agradar todos os fãs. Mas, quando o assunto é o jogo, muitas perguntas começam a aparecer. Será que ele vai conseguir evitar a armadilha de jogos baseados em filmes, que frequentemente deixam muito a desejar? Será que o jogo vai ser para todos? Ou apenas para fãs da série? Quais serão as diferenças entre as versões do jogo para Wii, PS3 e DS? E, para nos responder essas e mais perguntas, quem melhor do que uma das produtoras da Disney Interactive Studios, diretamente envolvida no desenvolvimento de Phineas and Ferb: Across the 2nd Dimension? Veja, a seguir, a entrevista que Sandy Abe, que também já trabalhou em outros títulos muito conhecidos como God of War e Fear Effect, concedeu especialmente ao Nintendo Blast.
Dois irmãos, um ornitorrinco e um cientista louco
Phineas and Ferb, uma série animada americana da Disney que tem conquistado grande sucesso na atualidade, conta a história de Phineas Flynn e seu meio-irmão inglês Ferb Fletcher e os elaborados projetos que os dois garotos constroem a cada episódio, sempre com a irmã chata, Candance Flynn, tentando estragar os planos. Pra deixar a história ainda mais interessante, o animal de estimação de Phineas e Ferb, um ornitorrinco (sim, o animal de estimação deles é um ornitorrinco) chamado Perry, é na realidade um agente secreto que está sempre agindo contra os planos maléficos do cientista Dr. Heinz Doofenshmirtz.
No primeiro longa-metragem da série, chamado Phineas and Ferb: Across the 2nd Dimension (Phineas e Ferb: Através da 2ª Dimensão, em português) os garotos são enviados para uma dimensão paralela, “graças” a uma invenção do Dr. Doofenshmirtz. Na tentativa de voltar para casa, o ornitorrinco Perry parte para a ajuda dos garotos, quem pela primeira vez descobrem a identidade secreta do animal de estimação.
Sandy Abe
Sandy Abe é uma especialista da indústria dos jogos com mais de 16 anos de experiência em produção e desenvolvimento. Sandy trabalha na Disney Interactive Studios há seis anos e supervisionou a produção de uma série de títulos para a família e para as crianças, incluindo Club Penguin, Os Feiticeiros de Waverly Place, Fadas de Disney e os três títulos de Phineas e Ferb.
Antes de fazer parte da Disney Interactive Studios, Sandy trabalhou na Sony Computer Entertainment of America, onde foi a produtora-chefe da franquia God of War. E antes ainda, Sandy e seus sócios administraram o estúdio Kronos Digital Entertainment durante 11 anos, tendo desenvolvido jogos como Fear Effect 1 e 2.
Sandy formou-se em Economia na Universidade da Califórnia, em Los Angeles.
Entrevista
[NBlast] Quando pensamos na Disney, logo nos lembramos de produções de primeira qualidade. O que é preciso para manter esse padrão no mundo dos videogames?
[Sandy Abe] Quando as pessoas pensam na Disney, existe uma certa expectativa de qualidade, e é importante que os nossos produtos cumpram-na. Precisamos nos manter fiéis aos personagens e às histórias, por isso trabalhamos em conjunto com os criadores, para nos certificarmos de que capturamos os personagens e as histórias corretamente. Principalmente em jogos como Phineas e Ferb Através da 2ª Dimensão, o videogame, nos quais o humor é o ponto principal do projeto, precisamos tomar cuidado para fazer tudo certo. Também temos de entender o nosso público e oferecer o que eles querem, o que é difícil na maioria das vezes, pois atendemos a pessoas de todas as idades. Então, costumamos nos concentrar em uma jogabilidade divertida e interessante, em vez de complexa e desafiadora.
[NBlast] Infelizmente, os jogos baseados em filmes ou desenhos raramente são considerados bons. O que você poderia nos dizer em relação a este jogo para nos convencer de que não acontecerá o mesmo?
[Sandy Abe] Ao contrário da maioria dos jogos inspirados em filmes, conseguimos estender, e não copiar, a experiência do filme. Portanto, se você assistiu a ele e ainda quer mais, o jogo vai satisfazer essa vontade. No filme, os garotos viajam através de várias dimensões para chegar em casa. No jogo, você viajará por dimensões inéditas, nunca vistas no desenho. Os fãs também vão adorar todas as referências que fizemos à série de TV. Nos vários mundos, fiquem de olho no molde de gelatina da cabeça de Jeremy e em Balloony e Meap. E há mundos inteiros desenvolvidos em homenagem aos Gnomos de Jardim.
[NBlast] Você acha que o jogo agradará somente o público que já conhece a série de TV ou todo mundo vai gostar? Existe algo no jogo que chamaria a atenção de qualquer pessoa?
[Sandy Abe] Obviamente, queremos agradar os fãs da série, e não acho que eles ficarão desapontados. Acredito que vão gostar de todas as referências feitas ao desenho e da maneira como expandimos os mundos. Mas tenho a impressão de que todo mundo vai gostar da jogabilidade descontraída. A plataforma, o combate e o modo cooperativo para dois jogadores tornam o jogo uma experiência divertida para a família. Quem é que não vai querer atirar em um robô com refrigerante de laranja? Os mundos malucos e os inúmeros trajes e segredos no Nintendo DS serão interessantes para os fãs e para os jogadores.
[NBlast] Na série de TV, existe um grande foco nos projetos que Phineas e Ferb vivem criando. Como esse conceito foi representado no jogo?
[Sandy Abe] No filme, os garotos se concentram mais em chegar em casa do que em criar novos dispositivos, portanto, isso não foi o tema principal dos jogos, mas incluímos muitos dos dispositivos que eles já têm, como o lançador de bolas de beisebol e o cão-robô. Os jogadores poderão até lutar como a Rainha Elizabeth I.
[NBlast] A versão para Wii terá recursos diferentes em relação às outras plataformas?
[Sandy Abe] As versões para Wii e PS3 foram desenvolvidas de forma semelhante, mas a versão para DS é uma experiência totalmente diferente.
[NBlast] A versão para DS será reduzida ou apenas diferente?
[Sandy Abe] Embora a versão para DS se baseie no filme, é uma experiência totalmente diferente das versões para Wii e PS3. Os jogadores vão conhecer mundos inéditos e lutar com novos chefes. Além disso, será possível manobrar plataformas móveis, pular entre candelabros gigantes, desviar de jatos de fogo, resolver quebra-cabeças ambientais e muito mais.
[NBlast] Você já trabalhou em produções totalmente diferentes, como God of War, por exemplo. Como você as compara com Phineas e Ferb Através da 2ª Dimensão, o videogame? Que diferenças e semelhanças você pode apontar?
[Sandy Abe] Ambos os jogos precisam ser divertidos, os controles precisam ser responsivos e a jogabilidade precisa ser intuitiva. No final de tudo, é a experiência oferecida ao jogador que importa.
[NBlast] Você pode falar de algum outro projeto da Disney do qual esteja participando?
[Sandy Abe] No momento, não posso falar sobre novos projetos.
[NBlast] Como você vê o público brasileiro no mercado de jogos?
[Sandy Abe] O Brasil é um país grande, com uma comunidade imensa de jogadores.
[NBlast] Você tem algum recado para os leitores da Nintendo Blast?
[Sandy Abe] Experimentem os jogos! Eles são demais!