O felizes proprietários do Nintendo 3DS que poderão usufruir das benesses do programa de Embaixadores não tem do que reclamar. Mesmo tendo pago um preço mais alto pelo aparelho, a Nintendo foi bem parceira e disponibilizou uma série de jogos clássicos do NES e do Game Boy Advance. E é exatamente sobre um dos títulos mais inovadores (para não dizer caótico) que falaremos agora. Wario Ware Inc.: Mega Microgame$ é um daqueles jogos em que não é possível definir qual é o gênero. Ele não é um Puzzle, mas também não é plataforma, mas guarda características de Esportes, misturados com ação. Te deixou confuso? O lema do jogo é inovação. Hirofumi Matsuoka, que também dirigiu o inovador Mario Paint, assina o jogo do anti-herói Wario. Se você tem um 3DS, pode correr pro abraço.
A história de Wario Ware Inc. é bastante peculiar. Certo dia, enquanto assistia a TV, Wario viu uma reportagem sobre as vendas sempre elevadas dos videogames. A partir de então veio o estalo: A indústria de videogames geraria muito dinheiro para o ganancioso bigodudo. Wario parte então para uma loja e compra um notebook para começar a criar seus próprios jogos. Como a tarefa é mais pesada do que imaginava Wario pede ajuda aos seus amigos para fundar a Wario Ware Inc.
O jogo consiste em uma série de minigames em sequência, com tempo limite de pouco mais de 5 segundos para realizar uma ordem simples que aparece na tela: Coma! Pule! Desvie! Enfie o dedo no Nariz! Os minigames vão se sucedendo cada vez mais rápidos, e o jogador tem apenas 4 vidas por série, limitando o número de erros cometidos nos joguinhos. Conforme as fases vão sendo passadas a velocidade torna-se maior e mais frenética, até culminar no Boss Stage, que nada mais é do que um minigame um pouco mais complexo e elaborado.
Como dito anteriormente, Wario chama seus amigos para ajudá-lo na fundação de sua empresa de jogos. E a cada novo companheiro convocado surge uma nova série de desafios temáticos:
- Wario: O presidente da companhia tem dois estágios. O primeiro é a introdução, que permite aos jogadores se habituarem com o ritmo de jogo e com os controles. Seu segundo estágio é também o último do jogo. Todos seus jogos tem o próprio Wario como tema principal.
- Jimmy T: Um baladeiro convicto. Seus minigames são baseados em esportes.
- Mona: Uma jovem moça que trabalha em uma sorveteria. Seus minigames têm como tema a estranheza
- Dribble & Spitz: Um Cachorro e um Gato que trabalham como taxistas. Seus minigames têm uma temática de ficção científica, apesar de também terem minigames com a temática ninja.
- 9-Volt: Um jovem “nintendista”. Como não poderia deixar de ser seus jogos são baseados em clássicos da Big N.
- Orbulon: Um Alien que teve a nave atingida enquanto passava perto da Terra. Seus minigames tem como tema o QI.
- Dr. Crygor: Um cientista ciborgue. Seus minigames tem como pano de fundo a realidade.
- Kat & Ana: Duas pequenas ninjas. Seus jogos têm como tema a natureza.
Apesar do modo história ser relativamente curto, um ponto positivo é a existência de “torres de remixes”. Nelas você encara diversos desafios encontrados pelo jogo de forma aleatória, em ritmo cada vez mais frenético. Além disso há também a possibilidade de destravar minigames para serem jogados fora do modo história, adicionando mais horas de gameplay para quem debulhou o jogo.
Com gráficos cartunescos típicos da série Wario, e uma trilha sonora que traduz bem o clima de ritmo frenético, o jogo não demorou para cair nas graças dos jogadores. Ele recebeu diversos prêmios como o Edge Award no Festival Internacional de Games de Edinburgh em 2004, além de ser indicado como o jogo mais inovador de 2003 pelo site Gamespot.com.
Com tamanho sucesso, a série rendeu diversos frutos ainda no Game Boy Advance e nos consoles posteriores da Nintendo. Até hoje, após a aparição no Nintendo Wii, a fórmula ainda não deu sinais de desgaste. Será que com a chegada do Nintendo 3DS o bigodudo ganancioso ainda terá algumas minigames escondidos na manga?
Sequências:
WarioWare, Inc. Mega Party Game$ (2004 – GameCube)
WarioWare Touched! (2005 – Nintendo DS)
WarioWare Twisted! (2005 – Game Boy Advance)
WarioWare: Smooth Moves! (EUA: 2007 – Japão: 2006 – Wii)
WarioWare: Snapped! (EUA: 2009 – Japão: 2008 – Nintendo DSi)
WarioWare: D.I.Y. (EUA: 2010 - Japão: 2009 - Nintendo DS)