Três anos. Mais de mil dias. Esse é o saldo que o Nintendo Blast acaba de atingir neste mês de julho. Começamos de maneira tímida e despretensiosa e hoje já somos um dos blogs de games mais lidos do país. Engana-se quem pensa que essa jornada aconteceu ao acaso. Nesses três anos, dezenas de gamers apaixonados passaram pela equipe com um objetivo em comum: trazer conteúdo de qualidade sem receber nada em troca. Isso mesmo, ao longo dessa jornada, o Nintendo Blast sempre foi um trabalho voluntário da equipe feito para um público que gosta de games e exige qualidade.A ideia do Nintendo Blast surgiu lá em 2008, quando a proposta era criar um blog de games não convencional, que pudesse fazer a diferença com seu design e uma linha editorial mais séria. Na época havia um grande preconceito em relação à plataforma de blogs Blogger (também conhecido como “Blogspot”), do Google. Ainda que muita gente não perceba, 3 anos depois o Nintendo Blast continua no Blogger (dúvida? basta acessar nosso endereço inicial, http://n-blast.blogspot.com/), o que nos garante uma estabilidade incomparável em relação a outros sites e blogs do gênero, uma vez que estamos hospedados num servidor ultra-rápido do Google; raras quedas e nenhuma invasão foram registrados até hoje.
O Blast só decolou meses depois, em outubro, quando o Gustavo Assumpção se juntou à equipe “Conheci o blog completamente ao acaso, quando buscava conteúdo sobre Nintendo no Google. Fiquei impressionado com o visual e mandei um e-mail pro Sérgio pedindo pra ajudá-lo com o que fosse preciso. Ele prontamente atendeu e eu estou aí, até hoje”, diz um emocionado Gustavo.
O rápido crescimento, como bem conta o hoje Diretor Geral Sérgio Estrella, praticamente obrigou que a equipe se expandisse e começasse a crescer. “No início de 2009 abrimos pela primeira vez as vagas na Equipe Nintendo Blast, prática que repetimos hoje em dia a cada seis meses, e começamos a montar essa enorme família, que faz o Nintendo Blast acontecer todos os dias”.
Sérgio Oliveira é um dos aprovados na primeira seleção feita para o blog. “Sempre digo que cai no Blast de paraquedas, pois encontrei o site numa madrugada de insônia e curiosamente ele estava selecionando novos redatores. Nunca havia escrito para blogs antes e fiquei receoso por isso. Hesitei um pouco no começo, mas a antiga paixão pela Nintendo fez com que eu me inscrevesse. No dia 5 de março recebi a confirmação que havia sido selecionado para a equipe com mais 9 candidatos. De lá para cá foram muitas idas e vindas, e cá ainda estou”.
Em 2009, dois grandes passos vieram para aumentar ainda mais projeto original. Em setembro, ocorreu a estreia do Forum Nintendo Blast e em outubro foi a vez da Revista Nintendo Blast chegar com uma proposta diferenciada e o mesmo conteúdo de qualidade que os usuários já viam no blog.
O sucesso foi enorme, tanto que a publicação está aí até hoje e logo, logo completa dois anos de vida. Foi nessa época que realizamos novas seleções, integrando mais profissionais de qualidade e empenhados em realizar um produto de extrema qualidade. Em uma dessas seleções, o redator e revisor Rodrigo Trapp entrou para a equipe . “Fiz a inscrição sem muitas pretensões. Pra minha surpresa e felicidade, fui selecionado e agora já faz quase um ano que participo dessa família. E quanta coisa já mudou nesse um ano. Novas colunas foram criadas, o layout do blog melhorou 1000%, estratégias cada vez melhores para atingir um público cada vez maior e a cumplicidade e amizade que sustenta uma parte de tudo isso é algo que engrandece o Blast e sua equipe cada vez mais”.
Thiago e Alberto na cobertura das ações do Jogo Justo
Equipe... ou seria família?
Essa cumplicidade entre os membros é um dos fatores mais importantes para o site ter chegado até onde chegou. “Se eu soubesse que trabalhar pra Nintendo Blast seria algo tão interessante, provavelmente teria marcado o meu primeiro dia de trabalho ou feito alguma recordação. Mas o que realmente importa é que já faz 3 anos desde que esse blog nasceu, que logo se tornou uma revista mensal, um fórum e referência para diversos outras mídias do gênero. Não há como descrever a emoção de ver os comentários se multiplicando naquela matéria que tanto trabalho deu na confecção ou os downloads subindo desgovernadamente depois do lançamento daquela edição da revista que parecia que não ia pra lugar nenhum, mas que se tornou um sucesso. É mais do que um hobby”, diz um empolgado Rafael Neves.
Para cada um dos integrantes, o Blast tem uma importância diferente. Para Felipe Antunes, redator, o Blast é uma maneira de desestressar “Foi bom para aprender, já que não sou nenhum escritor, muito menos jornalista. Hoje, escrever para o Blast é um refúgio. Vivo muito atarefado e com a cabeça quente com a faculdade e pesquisas. Então, sento em frente ao notebook, o Rodrigo (Rodrigo Estevam, Diretor de Pautas) manda o planejamento da semana e eu começo a pensar no que escrever. É no momento que estou escrevendo que posso esfriar a cabeça”.
Já para Rodrigo Estevam, hoje um dos membros mais importantes da equipe, o Blast trouxe um reconhecimento inesperado. “Mesmo não sendo formado em jornalismo, mesmo jamais havendo tido experiência alguma com esse tipo de coisa, lá estava eu sendo reconhecido por uma coisa que amo fazer: jogar videogames (e escrever sobre eles).”
Paula Travancas e Rodrigo Estevam soltam a voz na GameWorld 2011.
Já para Jaime Ninice, revisor, trabalhar com jornalismo de games é um verdadeiro sonho. “Sempre sonhei em estar integrado numa equipe de jornalismo de games. Viver no ápice as emoções dos principais lançamentos, acompanhando e podendo se integrar é muito bom. O compartilhamento de experiências sobre nossa vida “gamer” com os leitores, assim como o feedback que recebemos também, é ótimo”.
Hoje, o Nintendo Blast é muito mais organizado que muito site de games por aí. “Contamos com uma parceria com a revista oficial Nintendo World, além de uma estrutura interna sofisticada, com diretores, assessores, e os mais diversos cargos para manter todas as frentes em pleno funcionamento”, como bem diz Sérgio Estrella.
O Nintendo Blast cresceu e o principal motivo disso é você leitor, que sempre nos deu o empurrão necessário para seguirmos adiante. Todos os nossos crescimentos e as nossas conquistas são divididas com você, que é o real motivo do Nintendo Blast continuar crescendo. Obrigado por tudo e que venha mais um ano!
Um blog, muitos visuais
Dezembro de 2008: Um dos primeiros layouts do blog, com a presença de um único destaque lateral e notícias curtas
Fevereiro de 2009: As inovações foram a presença de lista de postagens na página principal, novos destaques e um visual clean
Abril de 2009: Introdução de notas curtas na página principal e pequenas alterações estéticas
Julho de 2011: Hoje o Blast conta com um visual mais rico e detalhado, destaques que se alternam e posts no estilo tradicional dos blogs
Os parabéns da equipe
Sérgio O. - Hoje, dois anos depois, o Blast não é só um blog, ou um reduto de viciados em vídeo games ou algo do tipo, mas o meu lugar preferido, meu hobbie e lugar na interwebs que posso chamar de casa. Lugar esse que fiz amizades que durarão por muito tempo
Sérgio E. - O Nintendo Blast foi uma das decisões mais acertadas da minha vida, pois estes 3 anos foram incríveis, e sei que muita coisa ainda está por vir! Só me resta agredecer a todos os leitores, usuários e apoiadores do N-Blast por nos ajudar a torná-lo uma das maiores referências em Nintendo no Brasil!
Daniel Moisés - Esse é um espaço para poder compartilhar minhas ideias, opiniões e até criações com uma comunidade que é tão fã (e muitos, sem dúvida, até mesmo bem mais fãs) da Big N quanto eu. Um muito feliz aniversário ao Nintendo Blast e a todos os responsáveis pela sua existência e sucesso: toda a equipe envolvida e, é claro, todos os nossos queridos leitores!
Rafael Neves - São vocês, leitores, o melhor presente que o Blast podia receber. Querendo ou não, é sempre o retorno de vocês que podemos chamar de “salário”. Sempre aquela espiadinha no blog para ver se saiu uma notícia boa ou para dar uma lida nas novas matérias.E foi o retorno contínuo e positivo de vocês que manteve o Blast de pé esses 3 anos!
Alberto Canen - Não se trata de um bando de garotos “brincando“ de fazer um site. Depois, que a diversão e interação não param, até porque tem gente de todas as áreas, de todo o país. Diversidade pode atrapalhar em alguns casos, mas também pode criar uma força incrível, que é o caso do Nintendo Blast, em que pessoas, mesmo com tudo diferente – profissões, idades, gêneros, opiniões, locais, climas –, ainda assim, se unem por uma paixão comum: vídeo game
Rodrigo Trapp - Meus parabéns à equipe e meu muito obrigado a vocês, leitores, os grandes responsáveis por fazer tudo isso valer à pena e que nos dá forças pra cada vez trabalhar e melhorar mais e mais. Enfim, feliz aniversário Nintendo Blast, que venham os próximos três, trinta ou trezentos anos
Bruno Grisci - Eu já escrevia alguns textos sobre videogames internet afora, mas, embora seja redator do site há pouco tempo, sinto que foi no Nintendo Blast que a “coisa ficou séria”. Discutir videogames sempre foi uma paixão minha, quase tanto quanto jogá-los, e o Nintendo Blast oferece um espaço privilegiado, tanto pela sua reputação quanto pela sua visibilidade, para que minhas ideias e opiniões (e de todos os outros) possam chegar até outros interessados em games
Felipe Antunes - NBlast faz muito bem para mim e lá também pude fazer muitas amizades. Enfim, sou novato na equipe, mas já os tenho como parte da família! Parabéns Nintendo Blast pelos 3 aninhos de vida e parabéns ao Sérgio por este filho que nos diverte e os mantém informado todos os dias
Jaime Ninice - Graças ao Nintendo Blast, pude me sentir parte desta indústria crescente, e motivado a continuar amando este universo, que é sem dúvida um dos melhores que já conheci: o dos Videogames!
Alex Sandro - O blog representa não só um trabalho no qual me empenho, mas sim a possibilidade de receber o feedback dos leitores, o que eles pensam, com críticas e sugestões, pois o que fazemos é para e por eles. Estou somente há 9 meses na equipe, mas a cada matéria ou notícia, a vontade é a mesma do meu primeiro post.
Rodrigo Estevam - Foi através do Nintendo Blast que consegui realizar um sonho de infância: escrever para a publicação oficial da Nintendo no Brasil, a Revista Nintendo World. Foi através do NB que consegui participar de eventos de games como imprensa e, consequentemente, conhecer profissionais da área que eu jamais sonharia encontrar pessoalmente.
Douglas Fernandes - O Blast faz parte da minha rotina como se fosse um emprego de verdade, onde eu me divirto muito fazendo o que gosto. No Blast encontrei pessoas que compartilham da mesma paixão pelos games e principalmente pela Nintendo. Respeito e admiro muito meus colegas, e desejo que a equipe permaneça unida como sempre e que continuemos nos esforçando e buscando grandes conquistas.
Felipe de Castro - Tive a oportunidade de adentrar nessa equipe que passei a prezar diariamente. No Nintendo Blast fui muito bem recebido por toda a equipe e acredito que até mesmo pelos leitores. Tanto que em uma das primeiras matérias que redigi houve um questionamento sobre o tema por parte de um leitor. E esse questionamento acabou rendendo conversas além dos comentários do site. Tudo isso foi, e está sendo, uma experiência nova e única.