A série Super Smash Bros., que hoje conta com 3 jogos, já é uma grande conhecida dos fãs da Big N, bem como um grande sucesso de vendas. A versão para GameCube, sozinha, teve mais de 7 milhões de unidades vendidas, o maior número para o console. E não é para menos, pois o game é sensacional. O título já nos diz muito do que se pode esperar dele: briga. E não é uma qualquer, mas sim entre os melhores personagens da Nintendo, aos quais nos apegamos tanto ao longo dos anos. Desde bravos guerreiros aos mais gentis e alegres heróis, todos disputam pelo título de melhor lutador. Quem não foge de uma bola luta está desafiado a apreciar um verdadeiro clássico da pancadaria.
O jogo não tem uma história propriamente dita, o que acontece é um encontro para lutarem. Existe sim, uma abertura muito bem feita e apropriada, onde os personagens são apresentados. Vale a pena vermos:
Aqueles que ainda não tiveram o primeiro contato com os jogos da franquia Smash Bros. podem ficar um tanto quanto incrédulos pela diversidade de personagens, afinal, colocar Link, Ness, Princesa Peach e Kirby juntos parece bastante destoante. Porém, após os primeiros momentos da partida, qualquer impressão negativa, que se pudesse ter, é devidamente apagada.
Apesar dos golpes dos personagens serem típicos dos seus jogos originais respectivos, o equilíbrio entre eles é marcante. A vitória ou derrota será decidida tão somente pela habilidade de cada jogador. Então a questão é escolher o seu favorito, sem se preocupar em ficar na desvantagem.
Replay Eterno
O replay de um jogo está relacionado com a vontade de o jogarmos novamente. E nesse quesito Super Smash Bros. Melee se destaca com louvor, pois possui uma enorme quantidade de personagens e cenários para jogar, e desbloquear; muitos itens para serem utilizados; uma boa quantidade de modos diferentes; e, ainda, quase 300 troféus para adquirir. Fora isso, tem um multiplayer forte, de até 4 jogadores lutando ao mesmo tempo.
Outro aspecto que convida a uma nova partida é a facilidade em controlar os personagens. Além da resposta dos botões ser muito rápida, todos têm a mesma sequência de golpes, e não há a necessidade de se procurar uma lista em algum lugar.
Não devemos esquecer da dificuldade variada, desde um nível muito fácil até um um muito difícil, que contribui bastante para a longevidade do game.
Claro que jogar contra amigos é o mais interessante, mas o single-player não foi esquecido. Existe o Adventure Mode, que recria fases de jogos famosos da Nintendo, como Super Mario e F-Zero (à pé). Lembrando que qualquer personagem pode ser usado, então é possível usar o Pikachu para acabar com Goombas, sem problemas.
Os cenários são baseados nos jogos de cada personagem, o que só deixa tudo ainda mais divertido. Todas os estágios são únicos e interagem nas lutas, o que significa que até ficar parado "enrolando" é complicado e pode levar à derrota.
Mushoroom Kingdom aparece 4 vezes, o que é bem natural, considerando que no jogo existem mais jogadores provenientes da série Mario Bros.: a Princesa Peach, o Bowser, o Luigi e o próprio Mario. Claro que o Yoshi também faz parte da festa, mas tem 3 estágios próprios, baseados em Yoshi's Island.
Ainda merecem destaque duas fases inspiradas na Donkey Kong Island, do gorila favorito da Big N (e nosso também), o próprio Donkey Kong; interessante que o jogo EarthBound tenha recebido, também, duas fases, o que demonstra como esse RPG, do garoto Ness, ainda tem espaço em nossas mentes. Ambas são situadas em Eagleland: Onett e Fourside.
A série Zelda do herói Link, da Princesa Zelda e do vilão Ganondorf, todos jogáveis, foi lembrada duas vezes, com um estágio de Majora's Mask - The Great Bay - e The Temple, em Hyrule.
O divertido Kirby não poderia ser esquecido – e não foi mesmo. Tem dois cenários retirados da Dream Land: Fountain of Dreams e Green Greens.
Dificilmente um game com tantas referências da Nintendo deixaria Pokémon de lado, e nada melhor do que o Pokémon Stadium para uma boa disputa, ainda mais que ele alterna entre os terrenos, seja água, fogo, pedra e grama; o Poké Floats é a outra opção, e leva a briga para os céus de Kanto, para lutar nas costas de enormes balões-pokémon.
As séries F-Zero e Star Fox também têm dois cenários cada. A primeira com Mute City e Big Blue; a segunda tem lugar nos céus de Corneria e Venom.
Lutadores Padrões
Lutadores Desbloqueáveis
Cenários Padrões
Cenários Desbloqueáveis
Trilha Sonora
Os diversos cenários remetem aos vários jogos dos quais os personagens foram retirados. E a música segue o mesmo caminho, também usando a trilha sonora dos respectivos games. Alguns têm, entretanto, uma música alternativa, que não faz, necessariamente, referência ao jogo do cenário a que pertence.
Um álbum chamado “Smashing…Live! Live Orchestra Music” que contém varias músicas do jogo, tocadas por uma orquestra, foi lançado em janeiro de 2003. Foi um brinde para quem assinasse as revistas Nintendo Power, na América do Norte, e a British Official Nintendo Magazine, no Reino Unido. Eis a Play List:
01. 2:05 - Planet Corneria
02. 2:57 - Jungle Garden
03. 4:15 - Great Bay Shrine
04. 4:05 - Dr. Mario
05. 5:00 - Original Medley
06. 3:35 - Fountain of Dreams
07. 5:42 - Pokémon Medley
08. 2:40 - Opening
09. 2:19 - Planet Venom
10. 2:43 - Yoshi's Story
11. 3:41 - Brinstar Depths
12. 14:18 - Smash Bros. Great Medley
13. 3:52 - Fire Emblem
14. 1:53 - Green Greens
15. 2:49 - Rainbow Cruise
O bom de briga
É verdade que existe um equilíbrio entre os diversos personagens. Porém temos um com o qual nos identificamos mais, seja o Mario, que é mais equilibrado nos seus atributos, seja os Ice Climbers, que são dois ao mesmo tempo, ou ainda o Bowser, que, apesar de ser lento, é forte e difícil de ser jogado para fora da arena. Pode ser que o atrativo seja o seu poder especial, diferente para cada um, ou somente o fato de nos identificarmos com o seu jogo de origem. Mas, certamente, existe um para cada gosto e jogador diferentes.
Caro leitor, nessa briga, qual o seu personagem predileto?