Jogos de tabuleiro são ótimos. Os de vídeo game também. A franquia Mario Party, que começou no Nintendo 64, traz uma junção única e muito divertida dos dois mundos. Nessa, que é a primeira versão para GameCube, Toad, Koopa Troopa, Goomba, Boo e Shy Guy convidaram Mario, Luigi, Peach, Daisy, Yoshi, Donkey Kong, Wario e Waluigi para celebrar o aniversário de um deles – que deve ser escolhido pelo jogador. Mas, no lugar de simplesmente entregarem os presentes, os participantes deverão “ganhá-los”. Claro que Bowser aparece, com o seu próprio tabuleiro, para atrapalhar todo mundo.
A história do jogo em si não é lá muito atraente, e é mais uma desculpa para não dizer simplesmente: – Ei, vamos competir nesse jogo super divertido! No caso da série Mario Party, este certamente não será um ponto a atrapalhar, pois a ideia é justamente a de participar da brincadeira.
A união faz a força
Existe opção para até 4 jogadores de uma só vez, o que é altamente indicado, pois o nível de diversão aumenta proporcionalmente ao número de pessoas que entram no desafio. Não seria exagero, até mesmo, dar um 10, no caso de 4 participarem ao mesmo tempo. Em contrapartida, até um 5 não soaria estranho ao jogar sozinho.
Com o intuito de ser um jogo para toda a família, o nível de dificuldade não é muito elevado, nem é difícil entender o que deve ser feito logo de cara. Naturalmente, algumas regras devem ser entendidas antes, mesmo que pouco complexas. O mesmo vale para qualquer jogo de tabuleiro não virtual.
Os convidados da festa
Os anfitriões da festa
O estraga-festa
Tabuleiro: o campo do jogo
São 6 tabuleiros diferentes a serem jogados:
- Toad's Midway Madness: é o tabuleiro de parque de diversões que tem o Toad como anfitrião. Conta com montanha russas e carrosséis de xícaras.
- Koopa's Seaside Soiree: é um tabuleiro estilo ilha resort. A principal atração é o Hotel Koopa Kabana. Se o jogador passar pelo espaço correspondente, irá pagar 5 moedas. Quanto mais moedas, melhor o Hotel fica.
- Goomba's Greedy Gala: cassino é o estilo desse tabuleiro. Roletas, dados e dinheiro esperam pelos jogadores nessa fase.
- Boo's Haunted Bash: uma floresta assombrada espera pelos participantes. Os principais perigos aqui são o “Mystery Train” e os “Red Boos”.
- Shy Guy's Jungle Jam: é o tabuleiro da selva. A montanha Shy Guy e Kleptos (personagem tipo abutre) são os desafios.
- Bowser's Gnarly Party: o anfitrião é o Koopa Kid, que criou o tabuleiro em honra ao Grande Bowser. A atração principal são duas pontes de pedra e, claro, o próprio Bowser.
Beach Volley Folley
Depois de desbloquear, e jogar, todos os mini-games no “Extra Room”, basta ir para a Dark Star e jogar a fase. Nesta é possível escolher, além dos 8 jogadores normais, os anfitriões do jogo: Toad, Koopa Troopa, Goomba, Boo e Shy Guy. Bowser também é selecionável. O desafio consiste em um campeonato de vôlei de praia 2 contra 2. Para chegar ao topo, 6 outras duplas devem ser vencidas.
Curiosidades
- O Hotel Koopa Kabana, na fase Koopa's Seaside Soiree, pode ser uma referência ao Copacabana Nightclub em Nova York, pela similaridades entre ambos.
- Mario Party 4 é o único da série em que não aparece a “Piranha Plant” em nenhum tabuleiro ou mini-game. Ela está presente apenas no background do “Option Room”.