Antes do lançamento do 3DS e durante o tempo em que ele chegou às lojas, muito se falou sobre os AR Games, uma espécie de minigame que acompanha o portátil e que demonstra uma de suas funções novas mais legais, a da realidade aumentada. Mas agora que muitos donos de 3DS estão ocupados matando zumbis, salvando Hyrule ou baixando conteúdo do eShop, pode ser que tenham deixado os cartõezinhos de lado, sem descobrir todo o conteúdo escondido neles. Também aqueles que nunca jogaram o portátil, podem ter ficado sem conhecer exatamente até onde os AR Games vão, além dos modos principais, que geralmente são mostrados. Por isso, é hora de fazer uma análise extensiva dos AR Games e todo seu conteúdo.
Antes de mais nada, vamos esclarecer uma coisa: não, AR Games não são jogos de piratas. Nossa, que piada péssima... vamos ignorá-la e prosseguir. AR são as iniciais de “Augmented Reality” que, por sua vez – para os que faltaram à aula de inglês -, significa “realidade aumentada”. Mas o que é uma realidade aumentada? O próprio nome diz: é a realidade em que você vive... só que com umas coisas a mais. Realidade aumentada é uma realidade onde você luta contra dragões dentro do seu próprio quarto, tira fotos de Mario e Link fazendo pose em cima do seu computador ou pratica um pouco de pescaria na mesa da sua sala. E é tudo isso e mais que os AR Games do 3DS possibilitam.
Para começar a brincadeira, você não precisa inserir nenhum cartucho nem muito menos baixar nada da internet. Tudo começa com um punhado de cartões mágicos, os chamados “AR Cards”, que acompanham o 3DS. São seis cartões no total: cinco deles tem o desenho de personagens da Nintendo (Mario, Link, Samus, Kirby e Pikmins) e o sexto tem uma interrogação. Este é o principal cartão e o que será utilizado para a maioria dos AR Games.
Ao iniciar o jogo, pede-se que o jogador aponte a câmera do 3DS para o cartão com a interrogação. Depois de uma rápida “calibração”, a realidade aumentada entra em ação e um bloco amarelo se materializa sobre o cartão. A diversão está pronta para começar. Ao invés de usar botões e menus tradicionais, toda a seleção de modos de jogo é feita através de blocos que são colocados como se estivessem no mundo real mesmo. Nas primeiras experiências com os AR Games, é comum acontecer de se empolgar com a novidade e sair apontando o 3DS para diferentes direções... mas lembre-se que o “calibrador” é o cartão AR. Portanto, é necessário que este permaneça sempre no “campo de visão” da câmera do 3DS. Quer mudar de cenário? Sem problema, só não se esqueça de levar o cartão também. Apenas tenha em mente que este não é o tipo de jogo que você conseguirá jogar no ônibus ou na fila do banco. Já pensou, pedir pra pessoa sentada do lado pra, por favor, segurar o cartão pra você poder jogar? Não daria muito certo...
Pontaria, peixes e celebridades
Mas vamos ao que realmente interessa: os diferentes modos de jogo. Ao entrar nos AR Games pela primeira vez, o jogador é automaticamente direcionado para o primeiro (e provavelmente o mais conhecido) modo que é o chamado “Arqueiro”. Depois, à medida que se vai jogando, outros cinco modos são habilitados.
Arqueiro – Este é o modo mais conhecido e certamente é o mais utilizado para demonstrar as capacidades de realidade aumentada do 3DS. Muita gente que teve a oportunidade de experimentar o portátil em alguma feira sem dúvida gastou um tempinho com este jogo. O modo Arqueiro consiste, basicamente, em um tiro ao alvo. Parece simples, mas logo na primeira “fase” a coisa já fica bem interessante. O primeiro alvo está simplesmente colocado à sua frente e é fácil de acertar. Já outros dois alvos estão inclinados para as laterais e, para destruí-los, é necessário rotacionar o portátil, a fim de conseguir apontar de um ângulo bom. O quarto alvo, à primeira vista, parece não estar em lugar nenhum. Depois de examinar melhor o cenário, entretanto, você percebe que, no lugar onde o cartão AR originalmente estava, agora há um buraco. Levantando o 3DS e olhando lá para dentro do buraco, o quarto alvo é encontrado (donos de 3DS, confessem: esta parte do alvo no buraco é uma das mais satisfatórias maneiras de impressionar as pessoas com os recursos do portátil!). Depois de uma outra fase, uma estátua de dragão aparece, com mais alguns alvos escondidos para serem destruídos. Depois de rodar e se mexer para acertar todos, a estátua ganha vida e se transforma no chefão do modo Arqueiro. Para matar o dragão, é necessário acertar vários disparos no seu corpo. O monstrengo não se deixará vencer facilmente e atacará com investidas e bolas de fogo, então lembre-se de desviar (sim, saindo da frente de verdade). Não dá pra “morrer”, mas ser atingido pelos ataques do dragão faz perder um pouco de tempo e resultar em um tempo final maior... se é que você se importa com isso.
Paparazzi – É hora de tirar fotos dos principais personagens da Nintendo nos seus momentos de folga! Este é o único modo que utiliza os cartões AR dos personagens. Ao espalhá-los em frente à câmera do 3DS, os personagens correspondentes aos cartões aparecerão bem ali na sua frente! O cartão da interrogação pode ser usado também, para fazer o Sr. Bloco Amarelo aparecer... mas quem é que vai dar atenção pra ele quando celebridades como Mario, Link e Samus roubam a cena? É possível usar vários cartões ao mesmo tempo para fazer os personagens aparecerem simultaneamente, mexer no tamanho deles e até mudar suas poses. Depois de criar uma cena bem criativa, basta tirar uma foto para armazená-la no seu 3DS (com o efeito 3D e tudo).
Fotos Mii – Semelhante ao modo Paparazzi, mas aqui as celebridades são você, seus parentes e amigos, já que é possível incluir na cena um ou mais Miis que estão gravados no portátil. Cada Mii adicionado aparecerá inicialmente sobre o cartão da interrogação, mas é possível movimentá-los, rotacioná-los, mudar o tamanho, a pose e a expressão. Depois é só tirar fotos à vontade. Pena que os personagens Nintendo não podem participar neste modo, já que seria legal criar um cenário com o seu Mii interagindo com o Mario ou o Link, por exemplo. Por outro lado, existem Miis muito criativos que podem ser encontrados na internet afora (e que agora podem ser facilmente registrados com o uso dos QR codes), então basta salvá-los no 3DS e incluí-los na sua sessão fotográfica.
Mini-Bilhar – Este modo é, na verdade, uma mistura de bilhar com mini-golfe. A superfície sobre qual o cartão AR está se transforma em uma pista cheia de obstáculos, com direito a rampas, morros, água e até lava. Em algum lugar da pista há um buraco e o objetivo é levar uma bola até ele, empurrando-a com um taco de bilhar. Para controlar a posição e o ângulo do taco, é necessário mover o 3DS ao redor da bola. No final, o dragão faz mais uma aparição e, para derrotá-lo desta vez, deve-se atirar bombas contra ele usando o taco. O mais legal mesmo deste modo é ver o cenário do mundo real se transformar na pista com obstáculos. Divirta-se variando o lugar onde você põe o cartão... tente em uma mesa, em cima de um livro, na cabeça de algum amigo, na barriga do cachorro...
Pescaria – Para muitos, não há nada mais relaxante do que uma pescaria. Mas fazê-lo não é sempre muito fácil... você precisa do material de pesca e um bom tempo livre para poder ir a algum local onde isso seja possível. Com os AR Games do 3DS, entretanto, você pode pescar tranquilamente a qualquer momento, em qualquer lugar. No modo Pescaria, a superfície onde o cartão AR está se transforma em um lago e o jogador recebe uma vara de pescar, que é controlada movimentando-se o portátil. Mais uma vez, divirta-se criando lagos nos mais variados lugares... só não recomendo colocar o cartão em água de verdade. A técnica de pesca é simples e conhecida: aproxime delicadamente o anzol de um peixe, balance-o um pouco para chamar sua atenção e, quando o peixe abocanhar a isca, levante o 3DS rapidamente para pescá-lo. Neste modo, há 2 minutos para pescar diferentes tipos de peixes, cada qual com sua respectiva pontuação. Depois de um tempo, uma criatura enorme aparece sob a água... é mais um dragão! Para derrotá-lo, deve-se jogar bombas na criatura, usando a vara de pescar. Lembre-se de desviar dos ataques!
Rabiscos – Neste modo, você pode trazer as suas criações artísticas para o mudo real! Faça um desenho e o garrancho a obra de arte aparecerá sobre o cartão. Depois é mexer no desenho, adicionar alguns efeitos especiais, tirar fotos e ir mostrar pra mãe, pra ela dizer como ficou bonito. Há também alguns “carimbos” prontos para aproveitar, como um Mario 8 bits ultra clássico.
Mas não é só isso!
Depois de jogar um pouco os modos iniciais, um misterioso bloco roxo aparece em um canto do menu. Ao entrar nele, o menu é substituído pelo menu “extra”. A primeira coisa que se percebe, entretanto, é que não há nenhum modo nele. Para adicionar os modos extras, é necessário entrar na loja e comprá-los usando Play Coins. Maldito mundo capitalista! Mas não se preocupe, para comprar tudo você só precisa de 14 Play Coins... ou seja que em apenas dois dias (ou um único dia, se você for um trapaceiro manipulador de tempo) você consegue moedas suficientes para desbloquear tudo. Vamos ver, então, quais são estes extras que podem ser adquiridos.
Foto Livre – Alguns modos de jogo, como o Paparazzi e o Grafitti, permitem tirar fotos à vontade... mas e os outros? E se eu quiser tirar uma foto durante a minha épica batalha contra um dos dragões ou então registrar o momento em que eu pesquei um peixe enorme? Inicialmente isso não é possível, mas depois de comprar este extra, não há momento que possa passar sem ser fotografado. Basta pressionar os botões L e R simultaneamente para tirar uma foto a qualquer momento, até mesmo nos menus. Aliás, todas as fotos desta análise foram tiradas por mim mesmo e muitas delas só foram possíveis graças a este extra.
Relógio – É um relógio... para ver as horas, sabe? Inicialmente ele começa mostrando a hora de verdade, mas você pode avançar ou retroceder o tempo, vendo a iluminação mudar de acordo. Pena que funciona apenas dentro do jogo... seria ótimo se afetasse o tempo de verdade! Um pássaro cuco também aparecerá, indicando a hora atual. Você pode também pressionar o botão A para fazê-lo aparecer... mas cuidado para não chegar muito perto dele, ou você pode acabar estragando o seu 3DS!
Globo – Você já desejou ter o mundo em suas mãos? Agora você pode! Ao entrar neste modo extra, um planeta Terra em miniatura aparecerá sobre o cartão AR. Coloque o cartão na sua mão e você sentirá uma grande sensação de poder! O globo possui também um marcador que indica o estado que você registrou no seu 3DS. É possível atirar no globo para fazê-lo rodar... mas cuidado: não abuse disto, ou você causará a destruição do mundo... literalmente (e, se quiser recuperá-lo, terá que gastar mais um Play Coin).
Efeitos 3D - Não é legal os efeitos que os AR Games usam para criar elevações e buracos em uma superfície que no mundo real é plana? Pois bem, com este extra, você pode brincar com isso à vontade, usando ferramentas para elevar ou abaixar o terreno.
Aquário – Com um nome não muito apropriado (problemas da tradução, já que o nome original em inglês é “Fish Gallery”, ou “Galeria de Peixes”), o extra se trata, na realidade, de uma espécie de enciclopédia onde ficam registrados todos os tipos de peixe já encontrados. Já jogou o modo Pescaria e achou que há poucos tipos existentes? Pois saiba que existem 31 tipos. Acontece que a maioria deles não é obtida pelo modo normal de Pescaria, mas sim em um modo extra sobre o qual falarei a seguir. O interessante é que alguns peixes tem condições especiais para aparecerem, como apenas de dia, apenas de noite ou em superfícies com uma cor específica predominante. Esta enciclopédia te dará a dica necessária para saber como fazer o peixe aparecer.
Pescaria Livre – Este é modo de Pescaria extra que mencionei acima. Ao contrário do outro, aqui não há limite de tempo e você pode pescar tranqüilamente sem correr contra o relógio. Lembre-se das dicas reveladas pela Galeria... ou melhor, o “Aquário”... para encontrar os peixes mais raros. E entre criaturas marinhas reais, como peixes, caranguejos e até tubarões, de vez em quando você também verá alguns outros seres curiosos...
Arqueiro 2 – Um segundo modo Arqueiro, mas com uma dificuldade mais elevada, mais fases e mais raciocínio necessário para atingir os diversos alvos. Neste modo você terá que se movimentar mais, usar botões para revelar alvos, enfrentar fantasmas e, é claro, derrotar o dragão mais uma vez.
Mini-Bilhar 2 – Assim como o modo Arqueiro, o Mini-Bilhar também tem uma segunda versão mais desafiadora. Nele, os buracos são bem mais difíceis de serem acertados e será necessário muito mais precisão e estratégia para passar das fases. Sim, o dragão aparece no final para mais uma revanche (ô bicho teimoso!).
Queremos mais!
E assim concluímos a breve análise de cada modo que os AR Games tem a oferecer. De modo geral, é um jogo pouco extenso e você poderá completar tudo em poucas horas. Entretanto, os modos de fotos e desenho são ótimos para serem utilizados com freqüência, sempre que seu lado criativo estiver disposto a trabalhar. Tudo bem que a resolução da câmera do 3DS não é lá essas coisas, mas o efeito 3D mantido nas fotos compensa esse problema. Os gráficos em si não são excepcionais, mas o legal mesmo é vê-los se integrando com o mundo real. Acima de tudo, os AR Games são um ótimo demonstrativo dos recursos de realidade aumentada do novo portátil e é perfeito para convencer qualquer um de como a coisa pode ser muito divertida. E vem grátis com o 3DS... quer pedir mais o quê?
Agora resta a esperança que futuros jogos continuem aproveitando ao máximo da Realidade Aumentada. O aplicativo Pokédex 3D é um outro ótimo exemplo de utilização do recurso, usando os AR Codes para fazer os monstrinhos “aparecerem” no mundo real. Também já sabemos, por exemplo, que Kid Icarus Uprising fará uso de cards colecionáveis que também farão uso do recurso, permitindo até mesmo colocar os personagens para lutar um com o outro. Certamente é uma das novidades mais divertidas do portátil e que queremos ver ser muito utilizado ainda. Quem sabe ainda veremos um novo AR Games, com ainda mais modos e brincadeiras no mundo da Realidade Aumentada...
Prós
- Excelente demonstrativo das funcionalidades de Realidade Aumentada do 3DS
- Modos de foto e desenho ótimos para usar a criatividade
- Permite tirar foto de qualquer momento do jogo, e estas mantém o efeito 3D
- Acompanha o 3DS
Contras
- Pouco extenso
- Requer um local apropriado para se poder jogar
AR Games – Nintendo 3DS – Nota final: 8.0
Gráficos: 7.0 | Som: 6.0 | Jogabilidade: 9.0 | Diversão: 9.0