O nome “Zelda” é dado para todas as mulheres que possuem o sangue da família real de Hyrule. Nós, gamers, já vimos e conhecemos várias que provaram que são muito mais do que uma simples princesa que entra em apuros. Todas as que levam o tão famoso nome são mulheres fortes, com atitude, que dão apoio ao herói, que servem de pilar para um reino que, muitas vezes, está prestes a entrar em colapso.
Neste perfil conheceremos um pouco mais de todas essas verdadeiras heroínas que mostram que toda a sua força é equivalente à sua beleza.
A Princesa Zelda
Como você já deve saber, os Links que conhecemos de todos os games da série The Legend Of Zelda não é a mesma pessoa (com algumas exceções). Isso ocorre da mesma maneira com a princesa de cada game. Já tivemos a Zelda em forma de espírito, em forma de uma líder de um mundo sombrio, como uma pirata entre outras personificações. O mais importante na presença de Zelda não é o de ser uma princesa em apuros, mas ser um ponto de unificação e equilíbrio entre o herói e o vilão da série. Ela é aquela que conecta os dois mundos, aquela que representa o verdadeiro elo central da história.
Zelda possui poderes como telepatia, teletransporte e premonição. É uma hábil lutadora, ágil e veloz. Possui um grande domínio do poder conhecido como “Farore’s wind” e suas várias versões possuem, normalmente, algum tipo de alter-ego.
Ela possui uma das três partes da Triforce, é ligada a Deusa da sabedoria Nayru.
Link possui a triforce da coragem, Ganon possui a triforce do poder, e Zelda possui a triforce da sabedoria. É essa parte, esse pedaço que realmente pode juntar ambos os outros. A coragem e o poder sem a sabedoria não funcionam, é por isso que o vilão está sempre atrás da princesa, pois sem a sabedoria, o poder não passa de ambição.
As Princesas Zeldas
A grande líder de Hyrule possui uma grande variedade de personificações. Em cada game da série ela assume um papel diferente. Vamos conhecê-los:
- The Legend Of Zelda
No primeiro game da série, Zelda é basicamente a famosa princesa em apuros. Ela é aprisionada por Ganon na Death Mountain, mas antes disso despedaça a triforce da sabedoria em oito pedaços e os espalha por todo o reino para que o temível vilão não as obtenha. Ela, então, manda Impa procurar um guerreiro para salvar Hyrule.
Lendas contam que muito tempo antes dos acontecimentos do primeiro game, Hyrule era comanda por um Rei que tinha dois filhos: Zelda e um príncipe de nome desconhecido. O reino prosperava muito bem, pois o Rei o cuidava com o auxílio da triforce. Quando ele faleceu, seu filho se tornou dono do artefato, mas não de forma completa. O príncipe descobre que sua irmã possui o conhecimento da localização do outro pedaço, mas ela se recusa a contar. Ele a coloca em um sono eterno antes de morrer e ordena que todas as descendentes da família real se chamem Zelda.
- The Legend Of Zelda: A Link To The Past
Neste sensacional game de Super Nintendo, Zelda é descendente dos sete homens sábios que aprisionaram o vilão Ganon no dark world. Para fugir de seu mundo/prisão, Ganon rapta todos os descendentes para sacrificá-los e libertá-lo. Zelda usa seu poder de telepatia para aclamar a ajuda de um descendente dos cavaleiros de Hyrule, Link, para salvá-la.
Zelda é muito mais do que aparenta no maior game da série. Desde o começo, ela desconfia do rei dos Gerudos, Ganondorf, mas seu pai não a apóia. Contando suas preocupações para Impa, sua guardiã, Zelda acredita que Ganondorf quer as partes da triforce. Em um dia fatídico, ela encontra com um jovem kokiri, Link, e acredita que foi o destino que os uniu. Ela pede para ele recuperar as três pedras espirituais para abir o Temple of time para impedir Ganondorf de roubar a triforce. Infelizmente, o vilão ataca seu reino e, em uma medida desesperada, ela foge com Impa e acaba entregando a Link a tão importante ocarina of time que é a única salvação de todo o reino.
- The Legend Of Zelda: Oracle of ages/seasons
Em ambos os games, Zelda é conhecida como a esperança do povo. Ela pede a Impa para encontrar Nayru e Din. Ela faz aparições pequenas, mas relevantes nos dois games.
- The Legend Of Zelda: The Wind Waker
Cuidado, pois aqui há spoilers.
Em Wind Waker, Zelda começa o game como uma comandante de um navio pirata. Ela chama-se Tetra e encontra Link em uma situação onde o herói precisa salvar sua irmã raptada. A líder pirata dá uma carona a ele em seu navio, e durante toda a aventura acabam se encontrando outras vezes. No fim, é descoberto que Tetra é, na verdade, a reencarnação da princesa Zelda.
- The Legend Of Zelda: The Minish Cap
Zelda é amiga de Link. Ambos adoram entrar escondidos no castelo para brincar. Mas quando o cruel mago Vaati aparece e transforma a princesa em pedra. A partir daí, Link deve fazer de tudo para salvar sua grande amiga, pois somente com a ajuda dela que todo o mal pode ser derrotado.
Zelda era a matriarca do reino até a invasão de Zant que a obrigou a se render para não ver seu povo derramar sangue. Ela, então, é aprisionada no topo do castelo de Hyrule e não é afetada pelo poder da escuridão de Zant, pois possui a triforce da sabedoria. Ela pede a Link para ajudá-la. No confronto final contra Ganon, ela ajuda o herói com flechas de luz.
- The Legend Of Zelda: Phantom Hourglass
Neste game, Zelda apenas aparece em forma de Tetra que acaba sendo capturada e transformada em pedra pelo grande vilão.
- The Legend Of Zelda: Spirit Tracks
Após o ataque do Chanceler Cole, Zelda é capturada com a intenção de reviver o demônio Malladus. Link tenta salvá-la, mas é inevitável. No entanto, o espírito da princesa consegue escapar de seu corpo e segue para encontrar com o nosso herói. Eles acabam enfrentando um Phantom Knight, mas Zelda consegue entrar e tomar o corpo do cavaleiro. Assim, ambos os heróis começam a sua jornada para salvar a torre dos espíritos.