Finalmente! Se você acompanhou o Nintendo Blast nos últimos meses deve saber que muitos foram os rumores que rondaram o possível anúncio do novo console da Nintendo. Pois é, hoje finalmente ele apareceu: o Wii U deu as caras com uma linha inicial de títulos incrível, muitas novidades e um controle que promete ser o assunto dos próximos meses.
Bastou Reggie subir ao palco pra termos a certeza: essa seria uma apresentação bem diferente das formalidades de outras empresas. Pra começar, é hora de colocar um fim nas especulações: o Wii U tem um controle com 6,2 polegadas, touch screen, quatro gatilhos - dois maiores e dois menores - microfone, giroscópio, câmera, um botão Home, e um acelerômetro. O visual do controle lembra um tablet, apesar da presença de botões e gatilhos. Esteticamente, o controle lembra muito a identidade visual que a Nintendo já fez com o Wii – o que, convenhamos, é bem interessante.
Todas as especulações sobre o controle receber streaming de conteúdo do console se confirmaram. É possível aos jogadores realizarem uma série de atividades simultâneas – ou até mesmo jogar enquanto alguém está assistindo TV. As possibilidades foram muitas e boa parte delas foram mostradas, deixando todo mundo com dificuldade pra digerir a quantidade de informações que eram plantadas pela Nintendo.
A Big N também confirmou que todos os acessórios do Wii – incluindo Wii Balance Board e até mesmo o Wii Remote – são totalmente compatíveis com o novo console. Confira alguns detalhes técnicos:
- Tela de alta definição de até 1080P via saída HDMI no console.
- Touchscreen de 6.2" rodando em resolução padrão.
- Armazenamento interno via memória flash, com entrada para SD e USB.
- Os jogos serão armazenados em discos iDensity proprietários de capacidade não especificada.
- Os jogos também serão disponibilizados via download.
- Totalmente retrocompátivel com o Wii e seus acessórios.
- Data de lançamento entre 1º de Abril de 2012 a 31 de Dezembro do mesmo ano.
No final, o que mais a gente espera: os games. Uma demo técnica apresentou a capacidade gráfica do console. Ficamos impressionados.
Miyamoto confirmou o desenvolvimento de dois games: um Super Smash Bros. (pode comemorar) que também terá possibilidade de ser compatível com o 3DS) e uma versão de New Super Mario Bros. com Miis.
Entre as third parties, um apoio nunca antes visto para uma plataforma Nintendo. Darksiders II, Tekken, Dirt, Aliens: Colonial Marines, Ghost Recon Online, Assassin's Creed, Metro: Last Light, and Ninja Gaiden 3: Razor's Edge e praticamente todas as franquias da Eletronic Arts estão confirmados para o console, que deve contar com uma série de funcionalidades online também.
No final, muitas dúvidas: data de lançamento, preço, mídia. E uma certeza: A Nintendo entrou na briga pra sair na frente de todo mundo. De novo.
Mais novidades em breve.