Sheik é um personagem que aparentemente só quer dar uma mão ao herói Link. Suas repentinas aparições em momentos cruciais nos dão entender que ele é quase onipresente. Sua principal qualidade é estar sempre no lugar certo na hora certa. Mas será que Sheik é alguém que só quer ajudar? Alguém com segundas intenções? Alguém envolto em mistério? Todas essas perguntas só podem ser respondidas por aquele que chega até o fim de uma das maiores sagas do mundo dos games e, principalmente, uma das grandes histórias já contadas pela Nintendo.
Descendente dos Sheikah (uma raça mágica de guerreiros devotados à Deusa Dourada e à família real de Hyrule), Sheik aparece na vida de Link para ajudar o herói em sua busca pela salvação da terra contra o maléfico Ganon. Dotado de um imenso talento musical e uma habilidade única de aparecer sempre nos momentos mais cruciais para indicar o caminho para Link, o pseudo-ninja mostra-se sábio e útil para a jornada que parece não ter fim.
A cada encontro com Link, Sheik revela novos detalhes sobre o que ocorreu com Hyrule durante os sete anos de reclusão do herói no Temple Of Time. Além disso, Sheik ensina uma nova canção para ser tocada na Ocarina mágica que abrirá novos caminhos e dará novas habilidades a Link. A boa intenção de Sheik é óbvia em seus atos, pois tudo o que ele almeja é a derrota de Ganon e a salvação da terra que tanto ama, além disso, Link é uma peça muito vital em sua vida, e mesmo que não possa revelar tudo o que gostaria, Sheik se esforça para ser o ponto de equilíbrio, um mapa para guiar o nosso herói por todo o trajeto.
No game Super Smash Bros Melee, Sheik apareceu como personagem jogável. Todas as suas habilidades adquiridas com os Sheikah é posta em prova nas alucinantes batalhas. Armas parecidas com as famosas kunais ninjas são usadas como pequenas lanças e são atiradas em direção ao oponente. Sua velocidade e golpes dinâmicos são essenciais para os combates corpo-a-corpo – seu maior destaque. Muitos jogadores o consideram difícil de se controlar, mas também afirmam que o jogador que se dedicar no treinamento se tornará implacável com os golpes certeiros de Sheik.
Em seu mais profundo âmago, Sheik guarda muitos segredos. Sua dualidade é visível para o jogador mais atento, pois suas ações mesclam a bom senso com a emoção. Quando se encontra com Link e indica o caminho, Sheik, muitas vezes, se parece mais como um melhor amigo do que como um tutor. Ele se preocupa mais com o bem estar de Link do que com a missão, isso porque ele sabe que sem o Link não há missão e, assim, não há motivo para viver.
Sempre após cada encontro, Sheik se utiliza de sementes deku para desaparecer como um Ninja, mas só após se garantir que a mensagem que quer passar para Link foi absorvida. É dessa forma que ele (ou ela) vai embora desse texto.
Simplesmente assim: puf!