Um verdadeiro retorno do clássico RPG de ação estilo 16 bits. Uma boa mistura de Zelda (A Link to the Past e Minish Cap), com toques de Diablo e outros RPGs modernos, mais horas de jogo, com diversas missões secundárias, além da principal, e estilo anime dos personagens são algumas das características que fazem de Zenonia uma experiência única e muita divertida.
Uma história original!?
Há uma luta já antiga entre o bem (Cavaleiros Sagrados) e o mal (Clã dos Dragões). O herói, Regret, à época, era um bebê que o lorde do mal tem grande interesse. Dupre, o comandante dos Cavaleiros Sagrados, o derrota e desiste do seu cargo para criar a criança misteriosa. Contudo, 15 anos depois, ele é morto por um demônio. A partir daí começa nossa aventura em busca da verdade por trás dessa morte e dos demais mistérios que vão sendo revelados conforme se progride no jogo.
Pelo bem e pelo mal
Ainda no começo do jogo temos que fazer uma escolha muito importante para o resto da história. Sério, é bom prestar atenção. Quem não entende absolutamente nada de inglês ou tem mania de ir clicando sem ler para ir direto para a ação pode acabar jogando pelo lado do mal sem querer. É isso mesmo. Você vai flagrar um luta entre o comandante dos Cavaleiros Sagrados (Holy Knights) e a do Clã dos Dragões (Dragon Clan). A pergunta é se quer ajudá-la ou não. Se escolher a opção que vem selecionada – Yes – no lugar da segunda – No – vai trilhar o caminho do mal. Caso contrário, irá seguir pelo lado do bem. Pode parecer meio estranho, um herói deixando de ajudar uma mulher em perigo, mas é essa a situação.
Pode até parecer maniqueísmo – bem e mal bem definidos – mas não é bem assim. Eles se confundem. Nem tudo é o que parece ser. De forma alguma o herói vai se tornar um vilão, nem deixará seu altruísmo, típico dos mocinhos, de canto. É um conto dividido em duas metades. Algumas informações serão descobertas jogando pelo bem, outras pelo mal. Também mudam as missões da história principal. Para saber todos os fatos e fazer todas as quests vai ter que zerar por cada lado.
Uma jornada longa e diversificada
Os personagens são bem desenhados, em estilo anime, muito bonitos e antes mesmo de entrar na história é necessário escolher dentre uma das três classes disponíveis, mas independente da sua escolha, não muda a história, ainda será o Regret a ser controlado. Vejamos as opções:
- Warrior (Guerreiro) – usa mais a força.
- Paladin (Paladino) – usa magia.
- Assassin (Assassino) – veloz e silencioso.
A jogabilidade muda conforme a classe, lembrando que não se tratam de lutas por turnos, mas sim de combate em tempo real. Cada um tem habilidades diferentes, as skills, bem estilo Diablo, uma que funciona ativamente e outra de forma passiva. Elas podem ser desenvolvidas conforme a estratégia estabelecida pelo jogador, distribuindo os pontos que vão sendo conquistados conforme se passa de nível. Por sinal, os efeitos desses especiais ficaram bem estilosos, vantagem sobre o 16 bits, que não poderiam realizá-los com facilidade.
Existem centenas de tipos diferentes de armas, armaduras e itens de 5 diferentes classes: normal, magic, rare, unique e epic, que podem ser refinados ou combinados para realizar upgrades nos mesmos.
A produtora, Gamevil, promete 40 horas de tempo de jogo. Considerando a grande quantidade de missões secundárias, ótimas para aumentar seu level, não fica nada difícil manter a palavra. E o sistema de vida real é muito legal para criar um clima bacana no game, com um sistema cíclico de dia/noite e fome/peso, onde é preciso comer para não ficar cansado e regular o que se leva na mochila ou poderá ficar bem lento.
A trilha sonora é bem simpática, apesar de repetitiva. Ainda assim são oportunas, seja qual for a situação, do drama à comédia, passando pela ação. Os sons dos golpes, especiais ou não, e movimentos também são bons e contribuem bastante para a diversão.
iPhone vs DS
Zenonia foi lançado em agosto de 2008 na Coreia do Sul para celulares, mas só ganhou repercussão mesmo após sua portabilidade para o iPhone em maio de 2009. Finalmente, em setembro de 2010, chegou à DSiWare pela ¨bagatela¨ de 800 DSi points (8 dólares). Atualmente o jogo custa 0.99 dólares para iPhone, mas os preços sempre baixam na App Store depois de um tempo, melhor comparar com o recém lançado Zenonia 3 (28 de abril de 2011) ao custo de 4.99. Realmente a questão dos baixos preços de jogos para celulares tem dado o que falar e, no caso, não tem diferenças entre as duas versões, a não ser os controles, com ampla vantagem para o DS, pois jogar com controles virtuais não passa de um mero quebra-galho, os gráficos, pela própria capacidade de cada aparelho, com leve vantagem para o iPhone, assim como o som, que o DS tem algumas virações, diferente do celular.
Zenonia em português do Brasil!?
O jogo também foi lançado para Android em março de 2010, para PSP em outubro de 2010 e, vejam só, para Zeebo em outubro de 2009, em português brasileiro. Bem que o DS poderia ter seguido o exemplo, um RPG depende muito dos diálogos, e Zenonia tem ótimas falas, que valem a pena serem lidas e aproveitadas. Vale uma amostra no vídeo abaixo:
Reconhecimento merecido
- Best Adventure/RPG Game from The Pocket Gamer Awards 2010: iPhone.
- Best Game of 2009 by Apple's Rewind 2009.
- Best RPG Game of 2009 by IGN.
- Best Role Playing iPod Touch and iPhone Game of 2009 by Touch Arcade.
- Top 10 iPhone Games of 2009 by AppGamer.
- Best RPG 2009 by TouchGen.
- Editor's Choice Award by IGN.
Zenonia – DSiWare – Nota Final: 8.0
Diversao: 8.5 | Jogabilidade: 8.0 | som: 7.5 | Gráficos: 8.0