Earthworm Jim é o protagonista de uma série de jogos da Shiny Entertainment que receberam seu nome como título. A minhoca e seu traje espacial ultra-high tech viajam pelo universo enfrentando o malvado Psy-Crow e seus bizarros assistentes, como o Professor Monkey-For-A-Head. Dotado de uma inteligência acima das demais minhocas de sua espécie, Jim deixa a tranquilidade de sua vida no lixão para lutar contra o mal e salvar a bela princesa What’s-Her-Name.
As reuniões em empresas produtoras de games devem ser muito divertidas. Onde um cidadão em plena consciência pode dizer ao chefe que uma minhoca em um traje espacial supermoderno é uma boa ideia? Mas foi assim que em uma bela manhã de trabalho na Shiny Entertainment, surgiu o projeto do jogo de Earthworm Jim, personagem criado por Doug TenNapel e desenvolvido por David Perry.
A história de nosso herói começa em uma bela manhã, tão bela quanto a que ele foi criado, em um lixão qualquer onde Jim era uma minhoca comum: fazia buracos, tentava sobreviver em um mundo cheio de predadores, comia dejetos de outros animais (eca) até que subitamente uma roupa espacial ultra-hightech cai sobre Jim, aumentando consideravelmente sua inteligência e possibilitando que ele controle o traje, o que lhe dá um polegar opositor... E a capacidade de puxar o gatilho de um revolver! Consequentemente, detonando com todas as raças de corvos comedores de minhoca do universo...
Ok, apesar dos poderes cedidos pelo traje espacial, Jim não é um poço de inteligência, o que o coloca em situações que vão do hilário ao ridículo ao longo dos dois jogos da série nos quais ele é o protagonista e em remakes futuros.
Enquanto Jim começa a se acostumar com sua nova condição de super-herói, o malvado Psy-Crow pousa com sua nave em busca do super-traje que foi, na verdade, construído por seu cientista maligno e companheiro de malvadezas Professor Monkey-For-A-Head. Jim acaba ouvindo os planos malignos dos dois para a Princesa What’s-Her-Name e sai na nobre missão de resgatá-la.
A primeira aparição de Earthworm Jim nos videogames foi no saudoso Mega Drive/Genesis, em 1994. Logo depois, o game foi lançado para SNES, ganhou uma versão para Game Boy e Game Gear e depois para o Game Boy Advance. Além de uma sequência para os mesmos videogames, Earthworm Jim também estrelou uma série de televisão e uma linha de bonecos exclusivos os quais eu, sinceramente, desejo até hoje.
Groovy!
Paz. Até a próxima!