Stage Select: Water Temple (The Legend of Zelda: Ocarina of Time)

em 17/03/2011

Quando você leu Water Temple no início deste post, provavelmente deu aquele sorrisinho nervoso. Nós sabemos... Aquele frio na espinh... (por Alex Sandro de Mattos em 17/03/2011, via Nintendo Blast)

imageQuando você leu Water Temple no início deste post, provavelmente deu aquele sorrisinho nervoso. Nós sabemos... Aquele frio na espinha, as saudosas e malditas lembranças vieram à tona e os palavrões incomensuráveis estão quase escapando de sua boca. Mas por que o templo da água de Ocarina of Time tornou-se tão...tão... inesquecível? Relembre (ou não) os momentos marcantes de uma das dungeons mais incríveis de um dos Zeldas mais incríveis ainda, logo abaixo. Ah, para imergir use a Zora Tonic e as Iron Boots!

“Horror” Temple

Quem é fã de Zelda sabe que Ocarina of Time do bom e velho Nintendo 64, deixou um espaço reservado no coração, na memória e no armário, afinal é um dos melhores capítulos da série e o cartucho está guardado em algum canto. A mudança e a imersão que o console de 64-bits proporcionou para Zelda foi um dos melhores já vistos, pois você não observava mais Hyrule “por cima”, podia ver o vasto reino quase que pelos olhos de Link. O que mais se beneficiou desse detalhe foram as dungeons, algumas com coisas improváveis outras com uma dificuldade elevada. E dificuldade elevada em Ocarina, só pode lembrar uma coisa: o Water Temple (ouve-se gritos de “NNNNNÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOO!!!!!!!).

SSSIIIIIMMM!!! O templo era... exatamente isso o que você está pensando. Quer dizer, isso e muito mais. Você pode caracterizá-lo como impossível, maldito, difícil, sacana, confuso, chato, estranho ou com palavrões, mas a palavra que melhor define o templo da água é marcante. Ele é simplesmente marcante com algum dos adjetivos acima. Não há um ser humano na face da Terra que não tenha ao menos ‘enroscado’ em alguma parte da dungeon, se perdido em algum momento, voltado a um lugar onde já estivera ou até mesmo desistido por não saber o que fazer. Se você nunca passou por tudo isso ou nunca jogou Zelda, então não é um ser humano. E se passou por essa situação sem sofrer em momento algum, você é o Chuck Norris.

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O inferno aquático

Antes de se afogar no Water Temple, era preciso passar pela Ice Cavern e obter as Iron Boots. Mas pra que diabos serve uma bota de ferro? Ora, para afundar e andar no fundo de lagos. Mas como fazer isso se Link pode se afogar? Basta conversar com King Zora para receber a Zora Tunic - a famosa roupinha azul - que permite que o herói fique tranquilo sob a água ou compre-a por 200 ruppes em Zora’s Shop. Após isso, era preciso ir até Lake Hylia, bater um papo com Sheik e entrar pela passagem no local onde ainda restou um pouco de água, já que sete anos se passaram e todos os locais de Hyrule sofreram danos sem a presença do orelhudo de gorro verde.

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Ao entrar com as botas de ferro, já era preciso tirar as botas e voltar a superfície. Para onde você deve ir? Imergir de novo e seguir ao local com duas tochas para encontrar a Princesa Ruto. Ela conta que Zora’s Domain foi congelada, que esperava a sua ajuda mas você não estava lá e que Sheik resgatou-a. Ruto ainda diz que é possível aumentar e diminuir o nível da água e a partir daí o inferno começa.

Glub, Glub, Glub...


Por que o Water Temple é tão confuso ou complexo? Para responder esta questão, nós vamos listar os principais fatores que fizeram sua paciência ir por água abaixo (rá!) e querer arremessar o controle na cabeça de alguém:
  • Tira e põe, tira e põe de novo. Novamente. Outra vez!

É simplesmente irritante. Como a Iron Boots não era um item que podia ser acessado com alguns dos botões ‘C’, era preciso pausar o jogo toda vez que fosse imergir ou subir à superfície. Com o 3DS, esse ‘problema’ não existirá, já que a tela sensível ao toque fará com que você perca menos tempo da sua vida pausando o jogo, em Ocarina of Time 3D. E seu engraçadinho, nada de fazer piadinhas com o título deste tópico, hein!?

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  • Sobe e desce, desce e sobe

Nível da água. Esse era o detalhe que deixava o Water Temple complexo. Haviam três locais onde Link podia aumentar ou diminuir o nivelamento de água e se você esquecesse de visitar um local, seu futuro e cabelos estavam condenados. Com nível baixo, passagens subterrâneas podiam ser encontradas e com nível alto plataformas flutuavam para alcançar lugares antes inacessíveis.

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  • Venha para o lado negro da força!

Um dos momentos mais marcantes do templo era o confronto com... você mesmo. Enfrentar Dark Link podia ser complicado se você insistisse na mesmice e sem contar que ele ‘renascia’ várias vezes até acabar com ele em definitivo. Havia quatro formas diferentes de vencer a luta: usando o Din’s Fire, ou com a Biggoron’s Sword, ou Megaton Hammer ou a própria Master Sword;

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  • É devagar, é devagar, devagarinho

Os confrontos sob a água eram desafiadores. Apesar de não haver muitos inimigos, os seus movimentos eram um pouco lento e só era possível utilizar o Hookshot. Link é herói até debaixo da água!

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  • Lost

O próprio templo não ajudava. Ele era confuso: três andares - cada um com quatro caminhos -, um subterrâneo e área central. Ao aumentar ou diminuir o nível de água, precisava ficar atento para visitar todos os lugares possíveis para não deixar nada para trás. Não sabe o que fez nem aonde ir? Bem vindo ao grupo dos perdidos. (Nota do redator: eu já encontrei detonados que afirmavam que o templo não tinha mapa, o que não é realidade. E nesta dungeon, usá-lo a seu favor é um benefício e tanto!)

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  • O Hookshot não alcança...

Certamente muitas pessoas sofreram com isso. Chegar em uma determinada área, ver o local para o lançar o Hookshot e ele não alcançar. É... e sabe por quê? Porque você tinha que encontrar o LongShot. E sabe por que você não encontrava o Longshot? Porque você esqueceu UMA chave, justamente a chave que levava ao confronto com Dark Link e somente após vencê-lo você recebe a nova arma. E é aí que você descobre que tem que voltar nas áreas onde o Hookshot não alcançava... MALDIÇÃOOOOOOOooooo...

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  • “Óia” o chefe!

Depois de passar horas, dias ou semanas tentando chegar ao final da dungeon, você tem que enfrentar o chefe, como de costume na série. E o chefe é o desafio menos complicado da dungeon! Como assim? Basta desviar das investidas de Morpha, se posicionar em um canto, disparar o Longshot no núcleo que se move e acertar espadadas. Tanto sofrimento para ganhar um medalhão. Merecia uns dez de uma única vez!

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Água pra que (não) te quero!

Na E3 2010, Eiji Aonuma, um dos responsáveis pela série, questionou a imprensa quanto ao Water Temple de Ocarina of Time. Ele perguntou aos presentes se eles lembravam da dungeon e todos concordaram. Eiji afirmou que ainda convive com o pesadelo e a dificuldade do templo e prometeu mudar a mecânica no 3DS. Até a própria Nintendo reconhece que a dungeon é, digamos, ‘meio’ problemática. Mas convenhamos, Ocarina sem o Water Temple não seria o mesmo jogo.

Após o trauma, muitos jogadores tremem quando entram em alguma dungeon aquática. Se você está com saudades desse templo – algo que duvidamos –, pode jogá-lo no Wii após comprar o game no Virtual Console, ou perder o ar assoprando aquele cartucho perdido ou aguardar pelo 3DS. Será que o Water Temple será divertido em 3D? Pensando bem, talvez não… não queremos ver água por um loooongo tempo…

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